quarta-feira, 30 de junho de 2010

Mudança no Manual da Igreja protege crianças de abusos

Atlanta, EUA … [ASN] Ao todo, conforme informou a ANN (agência de notícias internacional da Igreja Adventista), as revisões no Manual da Igreja Adventista somaram mais de 95 pontos até agora. Grande parte são alterações apenas de forma, mas uma das tônicas também presente nas modificações foi o cuidado em relação a abusos praticados contra crianças.

Os delegados aprovaram algumas deliberações que, de maneira prática, ajudam a evitar esta prática. Entre as aprovações está a de realizar um maior controle em relação a transferências de membros que estiveram envolvidos com algum tipo de abuso. Atualmente, de acordo com o Manual da Igreja Adventista, quando um membro é transferido para uma congregação não se pode fazer qualquer observação ou comentário sobre o membro por escrito, mas a comissão apenas pode ou não autorizar esta transferência.

Agora, há apenas uma exceção a ser informada à nova igreja: se há no histórico do indivíduo notícia de abuso de menores. Ou seja, mesmo que o indivíduo tenha tido problemas no passado e os tenha superado, voltando a ser regular na Igreja, esta informação deve ser, confidencialmente, passada ao pastor ou ao primeiro ancião da congregação para onde o membro está sendo transferido. Na avaliação do diretor jurídico da Divisão Sul-Americana, o advogado Luigi Braga, “a alteração foi aprovada pela maioria diante da grande necessidade de proteção absoluta às crianças que frequentam a Igreja em todo o mundo”.
[Equipe ASN, Felipe Lemos]

Williams Costa Jr. novo diretor de comunicação mundial adventista

Atlanta, EUA … [ASN] Confirmado agora à noite,dia 29, (20 horas de Atlanta), que a Comissão de Nomeações da Associação Geral da Igreja Adventista anunciou a nomeação e o plenário aprovou o nome do novo diretor de comunicação da Igreja Adventista do Sétimo Dia no mundo. Trata-se do maestro brasileiro e pastor Williams Soares Costa Jr, que assume o departamento de Comunicação em substituição ao polonês, o pastor Rajmund Dabrowsky.

Costa Jr. é natural de Recife, Pernambuco, tem 58 anos de idade e possui formação musical. É autor de vários hinos e canções utilizadas no hinário adventista e já atua como diretor associado do departamento. Os demais nomes indicados ainda não foram aprovados, pois houve observação de um dos delegados durante a leitura dos nomes pela comissão de nomeações.
[Equipe ASN, Felipe Lemos

Secretário e tesoureiro da Divisão Sul-Americana nomeados

Atlanta, EUA … [ASN] A Comissão de Nomeações da Associação Geral acabou de definir os nomes dos secretários e tesoureiros das 13 divisões mundiais. Inclusive da Divisão Sul-Americana. Na América do Sul, o secretário nomeado é o pastor Magdiel Perez(foto à esquerda), chileno que já atuava como acting secretary desde o ano passado na Divisão Sul-Americana e o novo tesoureiro é o pastor Marlon Lopes, que era o administrador do Sistema Adventista de Comunicação (TV, Rádio e Web Novo Tempo, com sede em Jacareí.
O pastor Magdiel Perez, de 45 anos, é casado, tem três filhos e está há 21 anos no ministério tendo já atuado durante vários anos na área educacional. Foi assistente da presidência da Divisão Sul-Americana.
O pastor Marlon Lopes(foto à direita), formado também em administração, tem 50 anos, é casado, tem três filhos e possui 30 anos de serviço no ministério adventista.
[Equipe ASN, Felipe Lemos]

terça-feira, 29 de junho de 2010

Erton Köhler é reeleito presidente da Divisão Sul-Americana

Atlanta, EUA … [ASN] A Comissão de Nomeações da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia acabou de divulgar, quase ao meio-dia desta segunda-feira, dia 28, o resultado das nomeações realizadas para escolha dos presidentes das 13 divisões, em Atlanta, nos Estados Unidos. Na Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o pastor Erton Carlos Köhler, de 42 anos, que já está há quatro anos à frente da instituição, foi nomeado para permanecer no cargo por mais cinco anos.

Oremos pelo nosso presidente para que Deus o continue abençoando ricamente na condução da Igreja Adventista na América do Sul.

Ted Wilson é o novo presidente mundial da Igreja Adventista

Atlanta, EUA … [ASN] O grupo de mais de dois mil delegados adventistas, presentes à Assembleia Mundial em Atlanta, aprovou e confirmou a eleição de Ted Wilson, de 60 anos, como novo presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para os próximos cinco anos.

Ted Wilson é norte-americano e filho de Neal Wilson, que presidiu os adventistas do sétimo dia no mundo de 1979 até 1990. Foi eleito como vice-presidente mundial adventista do sétimo dia em julho de 2000 durante a Assembleia Mundial realizada em Toronto, no Canadá. Seu trabalho de 35 anos na obra adventista incluiu atuação na secretaria, foi diretor da Divisão Africana Centro Ocidental (sede em Costa do Marfim), secretário associado da Associação Geral, presidente da Divisão Euro-Asiática (com sede na Rússia) e presidente da Review and Herald Publishing Association (Revista Adventista em inglês), entre outras atividades.

Segundo o pastor Erton Köhler, presidente da Divisão Sul-Americana, “ele é uma pessoa de perfil muito pastoral, focado na missão da igreja, um grande apoiador do ministério de publicações e um divulgador dos escritos de Ellen White. Ele foi o criador e promotor do projeto Conectando com Jesus”. Köhler acrescenta, ainda, que Ted Wilson é um grande amigo e admirador da igreja na America do Sul e vibra com os movimentos missionários adventistas realizados na América do Sul. “A Igreja vai estar muito bem atendida com sua liderança e a Divisão bem conectada com a igreja mundial".

O crescimento da IASD nos últimos dez anos

Participar da Assembleia da Conferência Geral é sempre um privilégio. E, mais uma vez, Deus me deu o privilégio de, além de participar do programa, ser um delegado da Igreja Adventista. Abaixo algumas informações sobre o crescimento da igreja nos últimos 10 anos. São dados para louvar a Deus, orar e nos comprometer cada vez mais com a missão:

1. O slogan da assembleia deste anos é "Proclamando a graça de Deus".
2. Cidades do mundo com mais de 10 milhões de habitantes: 19.
3. Países e áreas sem presença adventista: 29; no ano 2000 eram 31.
4. Grupos com mais de 100 mil habitantes sem presença adventista: 118.
5. Membros em 2010: 17 milhões. No ano 2000, eram 11.687.229.
6. Congregações no mundo: 64 mil. No ano 2000: 48.933.
7. Habitantes do mundo por membro da igreja: 405. Em 2000: 519.
8. Habitantes por membro fora da janela 10/40: 181. Na janela 10/40: 1.736.
9. Habitantes por membro nas grandes cidades: 953.
10. Habitantes por membro fora das grandes cidades: 423.
11. Há 40 países no mundo com menos de 50 pessoas por adventistas.
12. A igreja tem mais de 5.000 missionários no mundo. 1.300 são obreiros da igreja
servindo em Divisões diferentes da sua origem, 3.766 são voluntários. Esses missionários procedem de 98 países e estão presentes em 123 países.
13. A cada quatro horas uma igreja é aberta no mundo.
14. Uma pessoa é batizada a cada 30 segundos.
15. Três mil pessoas são batizadas a cada dia.
16. Somente na China nascem 51 mil crianças por dia e no mundo 311 mil nascem a cada dia.
17. A cada ano mais de 20 milhões de dólares são orçados para que tenhamos os missionários atuando.
18. Pela primeira vez na história. mais de 50% dos habitantes do mundo vivem nas cidades.
19. Tokio tem um adventista para cada 12.517 habitantes. Kolkaka tem um adventista para cada 23.321 habitantes.
20. Em 2000, o mundo tinha 5,8 bilhões de habitantes. Hoje são 6,8 bilhões.
21. Desde 1913, 27.057.602 pessoas foram batizadas na IASD.
22. Nos últimos 50 anos, a igreja entrou em mais de 50 países.
23. Nos últimos cinco anos, tivemos 2.889 batismos por dia, em media.
24. A primeira Sessão da Associação Geral, em 1863, tinha 20 delegados; a que menos teve foi em 1871, com 14 delegados. Hoje temos 2.411 delegados.
25. 2006 foi o ano de maior numero de batismos em um ano. Mais de 3.000 por dia, totalizando 1.107.426; na Divisão Sul-Americana foram 222.585.
26. Em cada dia, no último quinquênio, a igreja recebeu 6.981.614 dólares em dízimos e ofertas.[Todo o investimento feito com esses recursos auditados é claramente apresentado aos membros, que recebem recibos e relatórios com frequência.]
27. Dos 2.411 delegados, 300 são membros leigos, 304 membros do staff da Associação Geral, 260 do staff das 13 Divisões mundiais e 50 de instituições ligadas à Associação Geral.
28. Até 1901, as assembleias eram bienais. Até 1970, foram quadrienais e daí em diante quinquenais.
29. A última assembleia de que Ellen White participou foi em 1909. A sessão começou em 13 de maio. Ela saiu de sua casa em Santa Helena, em 5 de abril, e no caminho pregou em 14 lugares diferentes. Chegou para o inicio da reunião e, durante a assembleia, que durou até o começo de junho, pregou mais 14 sermões. A ênfase dela foi a consagração e a evangelização. Estas palavras dela foram marcantes: “Neste momento, precisamos da obra e batismo do Espírito Santo; é nossa urgência. Talvez não mais poderei me reunir em outro congresso mundial”; nesse momento, ela saiu do púlpito e foi se sentar, mas em seguida se levantou, voltou à plataforma e, levantando a Bíblia, disse: "Irmãos, recomendo-vos este livro."
(Antonio Moreira, presidente da Igreja Adventista na região central do Paraná; blog A Missão)

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Missão Calebe motiva 800 jovens para as férias missionárias no Pará

Belém, PA ... [ASN] “Férias para Cristo”. Foi assim que os jovens missionários classificaram suas próximas férias de julho. Um movimento realizado em todo o país, o projeto Missão Calebe foi criado para jovens e adultos que decidiram doar suas férias para trabalhar em prol da pregação do evangelho. No último domingo, 20 de junho, Belém já pôde perceber quão grande é o interesse de jovens compromissados com a missão. Foram 160 “calebes” inscritos de 16 a 40 anos de idade, que participaram do último treinamento realizado na igreja Adventista do Marco, antes da saída definitiva às cidades por onde distribuirão a mensagem de esperança.

Na maior parte do território da Associação Baixo Amazonas da Igreja Adventista do Sétimo Dia, será possível encontrar jovens realizando evangelismos, visitando, fazendo projetos comunitários e outras coisas mais para beneficio da comunidade por onde estiverem. Em todo o território da Associação, foram contados 800 “Calebes”
“Missão Calebe para mim é vida”, foram as palavras convictas da jovem Jesuilde Maia. Para ela, fazer parte pela primeira vez do Missão Calebe é uma satisfação que há muito tempo desejava sentir. O primeiro contato com o projeto foi através de um DVD dos “calebes” da Faculdade Adventista da Bahia e isso foi o suficiente para lhe motivar a também se tornar um evangelista.
A primeira missão deste jovens fica há 22 quilômetros de Abaetetuba, interior do Pará. “Para mim, não importa o local, a distância ou as dificuldades que teremos, mas o mais importante é saber que pessoas terão contato direto com a esperança que é Cristo, nosso Senhor através de uma visita que faremos ou simplesmente uma distribuição de um folheto”, afirma Jesuilde, convicta.
A saída para o Missão Calebe da Associação Baixo Amazonas está marcada para o dia 5 de julho, quando os 800 jovens voluntários serão distribuídos em grupos de 20 e sairão para atividades.
[Equipe ASN, Marcos Daniel e Jackson França]

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Jabulani: A Boa da Vez

Muito se tem comentado atualmente sobre a Copa do Mundo na África do Sul, todo o seu encanto e a possibilidade de suas seleções favoritas (dos seus respectivos países) serem campeões sobre todos os demais times, numa festividade que envolve emoção, paixão e alegria durante muitos anos. Infelizmente, foi embora o tempo em que a ingenunidade era o real motivo do diverssão e o intento principal de uma realização, fosse de qualquer natureza. Não amigos, hoje em dia,
tem muita gente que - misericórdia, meus Deus,- só pensa apenas em como prejudicar os outros e declinar o mundo para pior. Verdade seja dita.

O NOME DA BOLA:
A versão da Adidas, criadora da bola:
"A bola possui 11 cores diferentes, cada uma representando os dialetos e etnias diferentes da África do Sul. O nome da bola signifca "Celebrar", em isiZulu. Jabulani é uma palavra da língua Bantu isiZulu, um dos 11 idiomas oficiais da África do Sul. A bola da Copa 2010 tem apenas oito gomos em formato 3D".

Bom, antes fosse isto mesmo, porém, infelizmente, uma pesquisa mais detalhada, nos revela um pouco mais, sobre o este nome inusitado para um bola, um símbolo que vem representar a união e a possiblidade, ainda que recreativa e esportiva de todos os povos.

Jabulani, do original Jabulon:
Esse nome da bola não é por acaso. Ele se refere a designação de um deus pagão, arquitetado pela maçonaria. Obviamente, as organizações responsáveis realização da Copa do Mundo, começando pela Adidas, criadora do artefato, não deixaria de maneira tão evidente que real representação e significado do nome da bola.
Assim explica a Maçonaria, o que significa o nome Jabuloni:

"A Maçonaria reconhece que há diferenças na descrição do deus de cada religião, por isto há grande confusão de conceitos para se definir quem é o deus da Maçonaria, alegando que o problema está mais na falta de espiritualidade do homem que no nome de Deus em si. No grau do Real Arco do Rito de York, o maçom passa a afirmar que o verdadeiro nome de Deus é Jabulon. Cada sílaba da palavra Jabulon representa um deus, ... é uma associação de Javeh, Baal ou Bel e Om (Osíris, o deus-sol do Egito).

[...]

"11 cores e 11 idiomas". Não pense que também é à toa que a bola do mundo tem estas peculiaridades. Isto simplesmente remete à uma grande simbologia ocultista: 11 é o número iluminista (Illluminati)
"Os Illuminati sempre deixam alguma assinatura ocultista quando realizam um evento que tenha o objetivo de levar o mundo ao reinado do Anticristo, a Nova Ordem Mundial. Já que esse reinado é declarado astrologicamente como a Era de Aquário, o número 11 é sagrado para ele", explica o site Espada do Espírito.

Consegues compreender melhor agora?

Eles criaram uma bola com um nome e significados aparentemente ingênuos e universais, mas, que no entanto, a universalidade desta, resume-se no maldito nome e números que englobam ocultismo e as iniciais de nomes de deuses pagãos, ou por que não dizer demônios?

Alguns poderão se perguntar: Qual o verdadeiro intento. O que querem com tudo isto?

Bem, organizações governamentais e outras em âmbito internacional, estão unidas sigilosamente e tem trabalhado a fim de promover uma denominada Nova Ordem Mundial, isto, acreditem ou não, preparando a todos os povos para o novo governo Mundial e a ascensão do Anticristo. [Quem viver verá...]

Fonte: Blog Amando de Deus

Concurso Servo Fiel • 1ª Etapa

No sábado dia 03 de julho de 2010, acontecerá a 1ª fase do Concurso Servo Fiel da Associação Baixo Amazonas. Lembrando que esta fase será na igreja local.
Em nosso amado distrito as provas serão realizadas em 3 pontos diferentes, reunindo-se então as igrejas próximas, assim sendo atente para o local que você deverá fazer a prova:

IASD Águas Negras

* Fé em Deus
* Pq. Guajará

IASD Central
* Pq. dos Pinheiros
* Jd. Gabrieli

IASD Jd. Maguari
* Tocantins
* Jd. Girassol

Não se esqueça que você precisa estar no local da prova as 16:00 hs. E leve caneta, lápis e borracha. A prova terá início às 16:30 e término às 17:00, pontualmente.
Uma boa prova a todos...
Nota: Não esqueçam que por mais que estejam 3 congregações fazendo a prova juntas, isso não significa que os candidatos estarão disputando uma vaga apenas, não não, serão 3 vencedores, 1 de cada igreja.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Pelé recebe o livro Tempo de Esperança

Hoje o mundo esportivo esta com todas as atenções voltadas para a África do Sul. Um dos grandes nomes do futebol, Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé e eleito o “rei do futebol” esteve em Belém no último dia 31 de maio para um evento privado no Centro de Convenções da Amazônia. O líder da Igreja Adventista Central de Belém, Ronaldo Vulcão, aproveitou a presença de Pelé na cidade e entregou o livro Tempo de Esperança para ele [o livro, escrito pelo pastor Mark Finley, trata da doutrina bíblica do sábado]. Ao receber o livro, Pelé manifestou sua alegria em estar recebendo literatura da Igreja Adventista do Sétimo Dia. “Conheço essa igreja e a respeito muito, pela seriedade com que desenvolve suas atividades religiosas, educacionais e assistenciais”, comentou Edson. Ao receber o livro, Pelé disse que vai começar a leitura na viagem para Johanesburgo, África do Sul, e terminar no período da Copa do Mundo, em momentos de lazer e descanso.

(Marcos Daniel)

F. Criacionismo

“Não sabia que era crime”, diz filha abusada por lavrador

A filha do lavrador José Agostinho Bispo Pereira, que sofreu abusos do pai por 17 anos e teve sete filhos com ele, afirmou que viveu desde os 12 anos sem saber que a violência sexual, o cárcere privado e os maus-tratos comedidos por ele eram crimes. “Ele me batia muito, me empurrava. Ele me procurava de três em três dias, de oito em oito dias, mas eu não pensava que isso fosse crime”, disse Sandra Maria Monteiro, hoje com 29 anos. Pereira foi preso na terça-feira em Pinheiro (MA). Em entrevista, Sandra afirmou que foi abandonada pela mãe quando tinha cinco anos e, aos 12, foi vítima do primeiro estupro, antes de menstruar. O primeiro filho-neto do lavrador nasceu quando Sandra tinha 15 anos. As crianças têm certidão de nascimento com pai desconhecido. Apenas um dos filhos-netos, um menino de 13 anos, frequenta a escola, o que garante R$ 60 do programa Bolsa Família, única renda da casa. A mulher ainda afirmou que durante o período em que sofreu abusos do pai, “sempre disse para ele procurar mulher fora”.

(Terra)

Nota: Depois de ler este texto (clique aqui), responda: Do ponto de vista naturalista, o que o lavrador fez foi errado? A que código superior se pode recorrer, nesse caso? Às mutáveis leis dos homens? Quando Deus e Sua lei são esquecidos, o que sobra? No mundo animal, reprodução entre pais e filhos não é normal? O lavrador e a filha não são simples animais racionais? O lavrador não estava simplesmente obedecendo a um imperativo genético (do “gene egoísta” que só pensa em sua propagação)? E agora, José? Os evolucionistas deveriam fazer uma campanha para soltar José.[MB]
F. Criacionismo

Prostituição em horário nobre (de novo)

Clara, a personagem de Mariana Ximenes em Passione, vai aumentar o número de homens em seu currículo nos próximos capítulos da novela de Silvio de Abreu. Depois de ser expulsa da mansão dos Gouveia por Bete (Fernanda Montenegro) - após ter enviado mensagens do celular de Diana (Carolina Dieckmann) para Mauro (Rodrigo Lombardi), provocando uma briga entre o filho de Diógenes (Elias Gleiser) e Gerson (Marcello Antony) -, a vilã vai se prostituir e se envolver com o ciclista Danilo (Cauã Reymond). Ao saber que a comparsa aprontou com os Gouveia, Fred (Reynaldo Gianecchini) também vai querer se livrar da moça e a proibirá de entrar em seu apartamento. Desesperada e sem dinheiro, Clara vai começar a fazer programas. “Ela quer voltar para a Itália e, como precisará de dinheiro para comprar a passagem, recorrerá a uma velha conhecida para arrumar alguns trabalhos”, revela o autor da trama, Silvio de Abreu. [...]

(Terra)

Nota: Num país como o nosso, com milhões de meninas noveleiras que passam por dificuldades financeiras, quem sabe Abreu não esteja dando boas ideias de "superação" para essas telespectadoras? Que grande contribuição![MB]


F. Criacionismo

Fifa proíbe expressão religiosa na Copa

A Associação de Pastores Evangélicos do Paraguai (Apep) expressou hoje sua desaprovação quanto às normas vigentes na Fifa sobre as proibições de manifestações religiosas e que também serão válidas na Copa do Mundo da África do Sul. A Apep, que reúne quase 1.800 pastores evangélicos cristãos, informou em comunicado sobre sua postura "após receber correspondências e ligações telefônicas de diferentes países nas quais expressam a preocupação pela suposta proibição de orar durante o Mundial da África do Sul". O documento menciona que "tal proibição é atribuída ao presidente da Fifa, Joseph Blatter", que, segundo o texto, "teria manifestado que a oração incentiva a violência".

A Apep sustenta "que a oração nunca foi motivo para incentivar a violência" e que a mesma "incentiva a amizade, a fraternidade, a unidade, a tolerância e a paz".

"Também recebemos a denúncia de que a Fifa proibiria, por exemplo, que um jogador mostre uma camisa com alguma inscrição relacionada a sua fé", diz outro parágrafo do comunicado. "Isso também é inadmissível, porque atenta contra a liberdade religiosa e a liberdade de consciência, direitos consagrados em todas as Constituições Nacionais dos cinco continentes", afirma a Apep.

Finalmente, os pastores evangélicos paraguaios, cujo país participará pela quarta vez consecutiva de um Mundial, solicitaram "encarecidamente às autoridades da Fifa, no caso que as denúncias que fazemos sejam verídicas, que deixem sem efeito as supostas proibições da oração e expressão de fé durante" a competição.

(Yahoo)

Nota: A Fifa deveria também proibir seleções de fazer propaganda de bebida alcoólica.[MB]
F. Criacionismo

Circuncisão pode reduzir ocorrência de lesões no pênis

Um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, indica que homens circuncidados são menos propensos a sofrer pequenas lesões no pênis durante a relação sexual - o que ajudaria a explicar por que a circuncisão reduz os riscos de infecção pelo HIV. Avaliando cerca de 2,8 mil homens africanos com idades entre 18 e 24 anos - alguns, selecionados para serem submetidos à cirurgia de remoção da pele que recobre a glande do pênis -, os pesquisadores notaram que os circuncidados eram 39% menos propensos a ter lesões penianas durante o sexo, comparados aos não circuncidados. De acordo com os autores, os resultados remetem a um estudo anterior realizado em Uganda, que indicou que a circuncisão pode reduzir em até 60% os riscos infecção dos homens pelo HIV através de relação heterossexual. E essa nova descoberta pode representar uma possível explicação para a associação entre o procedimento cirúrgico e um menor risco de transmissão da aids, visto que as pequenas lesões podem ser porta de entrada do vírus.
Os pesquisadores destacam que, além dos não circuncidados, os participantes com múltiplas parceiras, aqueles que não usavam preservativos e os que não tinham o hábito de lavar o pênis dentro de uma hora após a relação sexual apresentavam maior ocorrência de lesões penianas. Por isso, os pesquisadores recomendam a adoção de “boas práticas” como forma de evitar lesões penianas e doenças sexualmente transmissíveis.

Nota: Imagine as vantagens da prática da circuncisão numa sociedade nômade, sem muitos recursos de higiene e que, por isso mesmo, estaria exposta a muitas infecções. Isso é que é medicina preventiva! Aliás, "boas práticas" em termos de sexualidade são colocadas em prática mais eficazmente quando se tem vida sexual saudável, no contexto matrimonial.[MB]

F. Criacionismo

terça-feira, 8 de junho de 2010

A comida também influencia a enxaqueca

Ninguém descobriu ainda tudo o que faz desencadear a enxaqueca. Mas sabe-se que uma alimentação dirigida pode ajudar a melhorá-la. Tem gente que come frutas cítricas e tem enxaqueca. Outras, se ingerirem embutidos, morrem de dor. Há, também, as que têm crises quando comem queijo e chocolate, ou bebem vinho. É tudo muito particular e, por isso, os médicos procuram fugir de algumas regras. Na visão médica, parece bobagem fazer uma lista de alimentos que devem ser evitados para conter a doença. Mas há especialistas que preferem sugerir alimentos que combatam sintomas generalizados da enxaqueca. "Ela é causada por um desequilíbrio de neurotransmissores que resultam numa má gestão das informações pelo cérebro. O cérebro detecta dores onde não há dor fisiológica, que possa ser detectada por exames", afirma Alexandre Feldman, médico autor de cinco livros sobre a doença. Para ele, a alimentação pode influenciar nos níveis desses neurotransmissores no organismo, inclusive da serotonina, considerada um dos mais importantes no processo da enxaqueca.

[...] Tentar equilibrar a serotonina, em vez de combater cada um dos sintomas, para ele, é o mais sensato a fazer. Para isso, sugere a mudança de alguns hábitos, como diminuir a ingestão de alimentos dos quais o açúcar é rapidamente absorvido pelo organismo, como doces, massas, biscoitos e refrigerantes. "Uma pessoa que sofre de enxaqueca, na hora da dor, passa por um processo de inflamação neurogênica", afirma. Ele também defende que qualquer alimento que contribua para aumentar ou diminuir o quadro inflamatório do organismo deve ser levado em consideração na dieta de alguém que sofra da doença. Confira, abaixo, suas principais dicas.

Açúcar - Quando o açúcar dos alimentos, em forma de amido, é ingerido em sua forma natural (não-refinada) em uma refeição com gorduras e proteínas saudáveis, sua digestão ocorre lentamente, permitindo que ele entre na corrente sanguínea de forma gradual, ao longo de várias horas. Doces e guloseimas, massas e pães brancos, purê de tubérculos, suco de frutas e refrigerante normal são fontes de açúcar que é rapidamente absorvido pelo corpo, e isso desequilibra o nível de serotonina. Se essa fonte de açúcar for ingerida com algum tipo de gordura saudável, ela demora mais para ser absorvida. [...]

Ômega 3 e 6 - A desproporção entre as gorduras Ômega 3 e 6 favorece a enxaqueca porque resulta em estados inflamatórios. [...] Hoje, com o consumo de carnes de animais criados em cativeiro e à base de ração, [a proporção] pulou para 1:20-40. A principal fonte do Ômega 3 é animal, enquanto que o Ômega 6 é mais encontrado em fontes vegetais. No entanto, as carnes de hoje são oriundas de animais que se alimentam de ração – de origem vegetal. Portanto, sua carne será rica de Ômega 6, e não 3. [...] Também há fontes vegetais de Ômega 3, como a linhaça e as nozes. Elas são ricas de ácido alfa linolênico (ALA), que é transformado em Ômega 3 por nosso organismo.

Gorduras - As gorduras poliinsaturadas, usadas na cozinha (óleo de soja, milho, canola, girassol, algodão e margarina) são pró-inflamatórias porque estão oxidadas e geram radicais livres que provocam inflamação no organismo. Seriam mais saudáveis se ingeridas em pequenas quantidades, terem sido prensadas a frio, como o azeite de oliva, e conservadas em ambiente refrigerado. Neste caso, usar gorduras saturadas – de animais – em poucas quantidades acaba sendo uma solução mais saudável. O azeite, monoinsaturado, só deve ser ingerido cru, sem passar pelo processo de cozimento para não perder suas propriedades benéficas. "Não sou contra a gordura, desde que ela seja a mais apropriada", diz Feldman.

Cafeína - Presente no café, nos chás escuros, no chocolate e na Coca-Cola, ela estimula o Sistema Nervoso Central. A enxaqueca é definida como um estado de hiperatividade e, ingerindo cafeína, esse estado só tende a aumentar e piorar os sintomas em momentos de crise. O problema é que ela vicia e, a longo prazo, sua falta pode contribuir para a piora dos sintomas, um círculo vicioso que pode não ter fim. Se você tem enxaqueca, melhor ficar longe.

Fonte: Saúde e Família

"Nós já decidimos!" O testemunho de duas iranianas

Maryam, 27, e Marzieh, 30, foram presas pela primeira vez no dia 5 de março de 2009, por abandonarem o islamismo. As autoridades iranianas as mantiveram na solitária da prisão de Evin, desprovidas de tratamento médico, vendadas e passando por longos períodos de interrogatório. Recentemente, foram transferidas para uma cela lotada. No momento da audiência, o promotor público, Haddad, perguntou para Maryam e Marzieh sobre a religião delas e disseram para elas desistirem de sua crença em Cristo. Quando ele questionou se eram cristãs, elas responderam: “Nós amamos Jesus.” Então, ele repetiu a pergunta, e elas disseram: “Sim, nós somos cristãs.”

Quando o promotor afirmou: “Vocês eram muçulmanas e se tornaram cristãs”, elas responderam: “Nós nascemos em famílias muçulmanas, mas não somos muçulmanas.”

Durante o interrogatório, quando elas fizeram referência a como Deus as confrontou pelo Espírito Santo, o promotor disse: “É impossível Deus falar com os seres humanos.”

Então, Marzieh perguntou: “Você está questionando o poder soberano de Deus?”

Ele respondeu: “Você não é digna de que Deus fale com você.”

Marzieh disse: “Não é você, e sim Deus, que deve dizer se sou digna ou não.”

Antes que a audiência acabasse, o promotor disse para que elas pensassem na opção de retornar ao islamismo, mas Maryam e Marzieh responderam: “Nós já nos decidimos.”

Depois disso, elas foram enviadas de volta para a prisão até decidirem desistir de sua religião. Apesar de a acusação pedir a mesma sentença dada em casos de apostasia, o juiz não pronunciou nenhum veredito.

Cinco meses de abuso e maus tratos causaram danos à saúde de nossas irmãs. Elas perderam peso e não receberam atendimento médico. Marzieh sofreu de dores na coluna, infecção dentária e fortes dores de cabeça.

"Não negaremos nossa fé. Se vamos sair da prisão, queremos fazê-lo com honra", elas disseram ao juiz.

Em 18 de novembro de 2009, Maryam e Marzieh foram libertadas da prisão. No entanto, a provação ainda não tinha terminado para as duas. Apesar de soltas, as acusações que sofriam ainda não haviam sido descartadas e, em abril, Maryam e Marzieh foram convocadas para outra audiência.

Após um mês de espera ansiosa por um veredito, finalmente a notícia de que em 23 de maio de 2010 todas as acusações contra Maryam e Marzieh foram retiradas.

Mesmo assim, elas fugiram para um país desconhecido, onde teriam a liberdade de praticar sua fé, depois de terem sido avisadas pelas autoridades judiciárias muçulmanas do Irã de que qualquer futura atividade cristã no Irã seria severamente punida.

"Somos muito gratas a todos que oraram por nós. Eu não tenho nenhuma dúvida de que Deus ouviu as orações de Seu povo. Eu acredito que nossa prisão e subsequente liberdade estavam no tempo e plano de Deus, e que tudo foi para a Sua glória. Mas as orações do povo encorajaram e nos sustentaram nesse momento tão difícil."

E pensar que tem crente desistindo da fé e do chamado porque ninguém lhe deu "bom dia"...

Homem garante ver seu próprio fantasma em foto antiga

Portal G1, 02.06.2010, às 9h30min.

Harry Ross, de 64 anos, encontrou a imagem de um fantasma bastante familiar numa foto antiga. Ao rever um retrato de família onde aparece ao lado de um dos filhos e dos netos, o inglês reconheceu em uma imagem esfumaçada o que seria ele mesmo há 42 anos, no dia de seu casamento.

"Sou eu, vestindo o terno que usei na dia em que me casei", disse Ross ao tabloide "The Sun".
Na foto, uma pessoa aparece na janela da casa dos Ross e Harry garante que é ele com 22 anos de idade. Detalhe: ele aparece na foto, sentado no quintal.
Harry se casou com Theresa em 1967 e o casal hoje mora em Northamptonshire, no Reino Unido. "Minha família também acha que sou eu mais novo na foto", afirma o aposentado.
Intrigado, Harry Ross procurou a ajuda de um médium. "Ele me disse que sou eu no retrato e que eu tenho que deixar o passado ir embora. Não entendi. Minha esposa e eu somos muito felizes. A menos que ela tenha um outro marido".

Nota: É impressionante como este tipo de notícia chama a atenção da mídia. O fascínio pelo sobrenatural deveria envolver, sob o ponto de vista jornalístico, entrevistas que mostrassem outras opiniões e visões a respeito deste tipo de fenômeno. Há explicações psicológicas e até teólogicas que poderiam ampliar a discussão sobre o assunto. O que predomina, no entanto, é a nota superficial, sem qualquer aprofundamento, voltada a manter um certo mistério em torno de tudo. Leitura barata, empobrecida, que contribui muito pouco. Sugiro a leitura de textos bíblicos como Eclesiastes 9:5,6, João 11 e outros que dão uma ideia mais ampla sobre a questão da morte.
Fonte: Realidade em Foco

Questão de paixão

Por Felipe Lemos

A cada quatro anos, em todo o planeta, há um fenômeno que é capaz de tomar conta das conversações diárias, da atenção de homens e mulheres por momentos específicos e gera até discussões acaloradas dos mais afoitos. Não se tratam das eleições para governantes federais, estaduais ou municipais e nem dos lançamentos de novas telenovelas. Estou falando da Copa do Mundo de Futebol. É diferente do futebol em geral que certamente é motivo de intermináveis debates familiares, principalmente por conta dos maridos que trocam a família pelos campeonatos regionais.
Mas por que é diferente? Porque Copa do Mundo é a reunião de seleções dos países e esta ideia antiga de campeonato é um enorme sucesso de audiência no planeta inteiro por conta de alguns fatores. Exponho ao menos dois. O primeiro é o de que Copa do Mundo reacende o nacionalismo, o orgulho das pessoas por seus países que, de alguma forma, estão ali representados em um campo com 11 jogadores titulares e outros reservas. Os milhares que não sabem nem as primeiras estrofes do hino do seu país miraculosamente estão ali, na frente de um televisor, balbuciando palavras inaudíveis enquanto os atletas colocam a mão no peito antes de um grande jogo de Copa. Mesmo quem não sabe a diferença entre um escanteio e um impedimento acaba com os olhos grudados em alguma partida. É um ímã sazonal que pega gente de todas as idades.
O segundo motivo é que futebol desperta nos seres humanos algo chamado paixão. É isso mesmo. Os torcedores e apreciadores do futebol são apaixonados pelo esporte e isso se torna mais fortalecido quando se aproxima o certame mundial. Coitado daquele que diz para o torcedor: “mas é só um joguinho, se perder não tem problema!”.
Para o apaixonado torcedor não é apenas mais um joguinho. É a COPA DO MUNDO. Sim, com letras garrafais mesmo, que podem ser lidas a qualquer distância. E se for da seleção brasileira, no nosso caso, então o jogo adquire um caráter quase sagrado. Qualquer outro evento, se não foi adiado, o será no horário do jogo. Até instituições públicas tratam de criar horários especiais para os jogos do Brasil. Escolas e outras repartições dão um jeito de “liberar” o pessoal na hora em que a bola rola. Futebol interfere na economia nacional, no cerne da família e até na religião. E aí está o motivo de uma reflexão da nossa parte. Até que ponto as pessoas têm paixão por suas crenças espirituais como demonstram pelo futebol? Na Bíblia, eu não encontro a palavra paixão com este sentido que quero enfatizar, mas localizei a palavra intrepidez. No capítulo 4 do livro de Atos dos Apóstolos, é dito que os discípulos atuavam com intrepidez ao pregarem sobre Jesus Cristo e Seus ensinos. Intrepidez tem relação com ousadia, com disposição firme, ou seja, não deixa de ser paixão. Os discípulos eram apaixonados pelo evangelho que pregavam e viviam na prática. Algo que eu vejo nos torcedores de futebol em véspera de Copa do Mundo. Gente com bandeiras, toucas, faixas, apitos, camisetas, enfim, toda uma preparação para os jogos que duram 90 minutos ou um pouco mais e entram para registros em almanaques esportivos. Uma só seleção vai erguer a taça e as comemorações serão feitas pelo país campeão durante alguns dias.
Belo exemplo para quem tem uma mensagem bíblica de salvação através da graça de Cristo e que pode, também, com bandeiras, faixas, camisetas e, principalmente, com toda a paixão (intrepidez) fazer algo que pode mudar a vida significativamente das pessoas ao redor. Não se limitará a uma menção em almanaque, mas vai ficar na memória de quem foi beneficiado com esta mensagem. Sabe qual é o paralelo que eu vejo entre futebol e pregação bíblica? Paixão. A diferença fundamental é que, na Copa do Mundo, só um grupo sai vitorioso. No caso da mensagem bíblica, todos saem ganhando. E um ganho de valor muito maior.
Fonte: Realidade em Foco

terça-feira, 1 de junho de 2010

Palhaço BOZO agora é Pr. Evangélico

SÃO PAULO - Mesmo depois de 19 anos do fim da presença do famoso palhaço Bozo no Brasil, o público ainda se lembra das brincadeiras que o personagem norte-americano – que teve sua versão brasileira – fazia.
Pois é, se lembrando disso, o Famosidades quis saber por onde andava o último intérprete do palhaço no Brasil, Arlindo Barreto, que teve um programa infantil no SBT.O Bozo fez muito sucesso naquela época, porém muitas crianças - que nem conheceram o programa do humorista - de hoje faz brincadeiras em referência ao personagem dos anos 1980. Quem não escutou a frase “E eu sou o Bozo!” quando alguém fala algo que é difícil de acreditar?
Ao contrário do que se pensava, Arlindo Barreto gosta deste tipo de lembrança. “É a marca do nostalgismo que assola os meios de comunicação, e eu me divirto com isto”, declarou ao Famosidades.
Arlindo Barreto tem hoje 57 anos e depois de sair da TV se tornou pastor evangélico. Mas para quem pensa que Barreto já iniciou sua carreira artística como o Bozo, está enganado. “Comecei como ator de novelas, como ‘Gina’, ‘Maria, Maria’, ‘Sítio do Pica-Pau Amarelo’, ‘Os Imigrantes’, ‘Cara a Cara’, ‘Dulcinéia Vai à Guerra’. Fui para o cinema, fiz 25 longas metragens, mas aceitei o desafio de fazer as pessoas sorrirem. Achei que fazer chorar era muito fácil. O circo é um desafio para o artista”, contou ele, que foi escolhido por unanimidade pela empresa dona dos direitos autorais do Bozo e por Silvio Santos a ficar com o papel de Bozo no Brasil.
O programa do Bozo fez muito sucesso e foi sensação da TV brasileira por muito tempo, porém Barreto admitiu que foi muito cansativo. “Muito incômodo, pois o programa durava das 8 horas às 18 horas. Batemos o recorde de permanência no ar, recebemos cinco Troféus Imprensa, três discos de ouro, medalhas da paz, título de Embaixador da Boa Vontade pela UNESCO. Consegui uma galeria de prêmios invejável e isto sim, foi muito gratificante”, relembrou.
Arlindo Barreto fez sucesso na pele de Bozo, porém também garantiu problemas tanto para a sua vida pessoal quanto profissional. Foi por seu envolvimento com as drogas e álcool que o ator perdeu os direitos de dar vida ao palhaço, e foi aí que os rumos de sua vida mudaram completamente.
O ex-palhaço destacou o principal momento da vida que o fez mudar de Bozo para um pastor de igreja evangélica: a morte de sua mãe, a famosa atriz Maria de Windsor. “Eu já havia alcançado tudo aquilo que acreditamos ser a verdadeira fonte de alegria: cultura, fama, prestígio, dinheiro e uma família bonita. Nada disso conseguiu preencher o vazio que eu sentia. Márcia de Windsor, minha querida mãe, morreu. Eu sofri um choque”, contou.
Arlindo Barreto confessou o jeito que arrumou para fugir da dor de ter perdido sua mãe. “Tentei afogar a saudade do meu peito com bebida e o resultado foi pior. Usei a cocaína para fugir da depressão e fiquei dependente. Afastei as pessoas que eu mais amava. Sofri um terrível acidente em 1986, e fui levado para o hospital praticamente sem sangue”, lembrou ele, que teve a visita de um pastor evangélico que o fez entrar para a religião.
Porém, Arlindo Barreto conseguiu inovar até a igreja evangélica. Pastor, o ator criou um personagem para pregar a religião onde quer que fosse. Mr. Clown nasceu e vestido com seu novo personagem, Barreto organiza atualmente espetáculos junto com seus filhos, David, Stacy e Diego e vai onde é chamado para ministrar. Questionado quanto custa por cada apresentação, Arlindo foi enfático: “Ao contrário do que muitos pensam, nunca cobrei nenhum centavo de qualquer igreja ou instituição evangélica para realizar cruzadas, congressos. Viajo de ônibus, hospedo-me em casa de irmãos, e se por ventura recebo alguma oferta, deixo naquela instituição como dízimo”.
Como Arlindo Barreto perdeu os direitos de se vestir como o Bozo, o ator criou o Mr. Clown com cabelos brancos e curtos. A roupa de seu novo personagem é parecidíssima com a do Bozo, e quem não presta muita atenção nos detalhes jura que Mr. Clown é um Bozo de cabelos curtos e envelhecido. Porém, Barreto explica o processo de criação que fez para cada pedacinho do novo personagem.
“Detalhes pretos mostram a nossa separação deste reino por causa do pecado. Os detalhes verdes anunciam a esperança de podermos alcançar este reino através da vitória conquistada por Jesus Cristo na cruz do calvário. O azul do seu fraque estilizado anuncia o céu de onde virá seu Senhor e o amarelo, a riqueza da vida há neste santo lugar e finalmente o branco encontrado em sua cabeleira a paz”, relatou.
Além do novo palhaço que interpreta, Arlindo Barreto está cheio de projetos. Um deles é um filme que irá dirigir. “Fui convidado pelo roteirista e escritor do livro ‘O Mensageiro de Deus’, Luis Carlos Schroder. O filme conta a história de um pastor evangélico”, contou.
O filme promete fazer sucesso, já que terá um custo alto de produção. “A produção total do filme foi orçada em R$ 8 milhões. Na verdade, esta produção está orçada para uma trilogia, cujas cenas serão gravadas em São Paulo, Recife, África e Argentina”, declarou.
Por TAYNARA MAGAROTTO (Famosidades)