sexta-feira, 5 de junho de 2009

Ecologia e Meio Ambiente

Hoje comemora-se o "Dia da Ecologia" e o "Dia Mundial do Meio Ambiente". Dia este especial, não pela data em si, mas pelo que o assunto representa a cada um de nós.
Vivemos em um mundo onde muitos não estão nem aí para esta séria questão chamada meio ambiente. Quantos de nós não já presenciamos cenas de pessoas jogando lixo nas ruas e praças públicas ou jogando pelas janelas de ônibus e automóveis em geral. Nem parece que somos seres racionais, pois as vezes a irracionalidade nos toma de conta.Fico entristecido com várias cenas do dia a dia onde a grande massa da população age de maneira insana com relação a este assunto. Parecem não dar importância alguma ao amanhã, onde nossos filhos estarão presentes.
A palavra "conscientização" talvez seja uma boa palavra para tal assunto, mas do que adianta ser conscientizado, se continuarmos agindo de maneira inconsequente. Precisamos ser sensatos e conscientes, para que na hora de se jogar uma embalagem qualquer fora, possamos ver e utilizar os lixeiros por perto, ao invés de fazer do chão o número um a receber o lixo.
Recentemente conversei com uma senhora dentro de um ônibus, e muito me alegrei com sua atitude. Dizia-me ela que sempre anda com sacos plásticos em sua bolsa para por neles a sujeira dela ou até mesmo dos outros, ela até abriu a bolsa e mostrou-me os mesmos, muito nobre de sua parte tal ato. Eu particularmente sempre ponho na mochila ou nos bolsos da calça, até que chegue em casa ou no lixeiro mais perto para nele depositar o lixo. Sei que ainda é pouco, mas se todos fizéssemos isso, faria diferença. Eu estou tentando fazer um pouquinho minha parte, assim como aquela senhora.
É bem verdade que nosso problema é bem mais amplo, tem muita coisa envolvida neste tópico, mas se juntos agirmos mais com a razão nestes por menores, já estaremos dando um bom salto neste assunto.
Sei que alguns não se encaixam nesse perfil acima citado. Assim como sei também que todos nós precisamos nos unir para salvar um planeta que clama, grita, por socorro.
Se cada um fizer a sua parte, já teremos feito muito, já que atualmente nada ou pouco se tem feito. Pense nisso!
E tenha um ótimo fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário