sexta-feira, 28 de maio de 2010

quinta-feira, 27 de maio de 2010

ADVENTISTAS DISTRIBUIRÃO REVISTAS NA COPA DO MUNDO

Um casal adventista do sétimo dia se levantará para alcançar os fãs do futebol durante a Copa do Mundo de 2010 da FIFA, na África do Sul, com início no dia 11 de junho e término cerca de um mês mais tarde.
A edição sul-africana da Signs of the Times (Sinais dos Tempos), revista evangelística há anos publicada mundialmente pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, dedicará pelo menos 280 mil cópias, a maior parte em inglês, para fornecer informações sobre os jogos e também como ganhar o maior desafio da vida, que é a fé em Jesus Cristo.
“Pensamos que os leitores vão guardar a revista por causa de sua aparência e abordagem seculares. Não será a aparência típica de uma revista evangélica”, disse Eric Webster, pastor adventista do sétimo dia de 82 anos de idade, que, junto com sua esposa, Ruth, mantém a Signs como um ministério auto-suficiente no sul da África há 20 anos.
“Os interessados em futebol terão uma mina de ouro de informações sobre os 32 países participantes. Há, inclusive, três páginas com fotografias em alta definição de dezessete jogadores internacionais. Os fãs vão querer guardar essas páginas. No centro da revista, há duas páginas com a programação de todos os jogos, datas, locais e espaço para marcar os resultados. Mais uma vez, será difícil para quem é fã de futebol jogar fora essa revista”, disse Webster.
A edição especial da Signs, entretanto, não é um empreendimento estritamente secular. Junto com o conteúdo relacionado ao esporte, há artigos destinados a apresentar aos leitores a Igreja Adventista do Sétimo Dia e sua mensagem, observou Webster.
“Estamos orando para que o Espírito Santo trabalhe no coração dos leitores de diferentes formas”, ele acrescenta. “Eles poderão descobrir que a revista é patrocinada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Isso está na página três. Há também informação sobre o preço e endereço para alguém se tornar assinante da revista. Há ainda nove artigos espirituais, de uma página, espalhados pela revista. Acreditamos que alguns leitores serão levados a ler esses artigos e que Deus lhes falará ao coração.”
Um elemento espiritual importante será anexado aos artigos de meia página detalhando a importância do futebol para cada um dos 32 países participantes na Copa de 2010: “No fim de cada um dos 32 artigos sobre os países, há endereços onde os leitores poderão entrar em contato para receber ajuda espiritual, em seu próprio país. Isso significa que os visitantes provenientes desses países poderão receber acompanhamento. Há também o endereço da Internet, na página 2, onde os leitores poderão acompanhar a revista e obter outras informações”, disse Webster.
Fonte: Revista Adventist World

Só assim eles chegam perto do céu

Esse é o título da nota sobre Valdemiro Santiago publicada na seção “Radar” da revista Veja desta semana. Eis o texto: “Valdemiro Santiago, chefe da Igreja Mundial do Poder de Deus, está negociando a compra de um jato bimotor Global Express, de 48 milhões de dólares – igualzinho ao que o seu atual concorrente e antigo chefe Edir Macedo possui. Santiago já é dono de um jatinho e um helicóptero, comprados há menos de um ano.”

Veja esqueceu de mencionar outros dois “pastores alados”: Silas Malafaia, da Assembleia de Deus (comprou jato de 12 milhões de dólares), e R.R. Soares, da Igreja Internacional da Graça (jato de 5 milhões de dólares). Pelo visto, esses homens não estão preocupados com os suados recursos que seus seguidores lhes confiam, nem com a opinião pública e com o descrédito que trazem sobre o cristianismo. Nos tempos de Jesus, os nobres e altos funcionários é que andavam de carruagem. O Mestre e Seus discípulos percorriam a pé as distâncias da Palestina, e assim podiam encontrar as pessoas. Não faria mal algum Santiago, Malafaia, Macedo e Soares viajarem em voos comerciais ou mesmo de ônibus. Assim poderiam falar às “ovelhas perdidas” e não apenas aos seus respectivos e cativos rebanhos.

Seria bom que esses “pastores” dessem ouvidos a declarações como esta, de Mahatma Ghandi: “Eu seria cristão, se não fossem os cristãos.” Ou a esta, do famoso escritor Arthur Clarke: “Basta olhar tudo o que foi feito em seu [do Cristianismo] nome nos últimos milênios para perceber que o Cristianismo poderia ter sido a melhor das religiões, mas nunca foi praticado direito” (Folha de S. Paulo, 22 de agosto de 1997).[MB]

terça-feira, 25 de maio de 2010

Lares de Esperança

Sábado passado foi realizado o tão idealizado e esperado projeto "Lares de Esperança" que neste ano está em sua segunda edição. E que projeto bonito este! Nada melhor que abrir as portas de nossa casa proporcionando um momento agradável e único aos amigos convidados. Vale lembrar que a cada ano a organização da igreja(DSA), tem feito um trabalho cada vez melhor, percebe-se a qualidade em cada detalhe, som, letra da música, clip, o enredo da história, o ambiente, enfim tudo. E que mensagem linda foi apresentada pelo Pr. Fernando Iglesias, O DVD ficou show.

Em nossa congregação alguns irmãos fizeram de sua casa um Lar de Esperança, e receberam seus convidados para este projeto. Particularmente, minha esposa e eu fizemos de nosso lar, um lugar de esperança. Recebemos uma grande amiga de minha esposa e também minha cunhada, conforme foto ao lado. Ambas receberam seus livros de presente e estarão iniciando um estudo bíblico logo logo. Louvado seja Deus!

É claro que este é o ponta pé inicial do projeto, precisamos agora orar e trabalhar(dar os estudos), para que no término do mesmo possamos ter a alegria de ver pessoas descendo as águas batismais, selando assim suas vidas com Cristo.

Impacto Esperança II

Assim como em matéria passada registramos aqui a participação da IASDAN no Impacto esperança pela parte da tarde no Estádio do Baenão, queremos hoje falar sobre o trabalho realizado na manhã daquele mesmo dia(sábado).

Realizamos a Escola Sabatina em seu horário normal e em seguida nos organizamos para sairmos as ruas do bairro, levando a comunidade a revista "Um Dia de Esperança", não tivemos Culto Divino neste dia. Nossa meta era alcançar a cada casa da comunidade, e quase que conseguimos, só não foi possível devido as 1000 revistas a nós entregues não serem suficientes, mas faltou bem pouco.

Como falamos anteriormente ficamos deveras alegres com a participação dos membros nesta missão, foi gratificante ver os amados envolvidos no trabalho do Senhor. Esta foto aí foi tirada na nave da igreja, e este aí é o abençoado povo do Senhor vestido com a camisa do projeto, nosso novo uniforme(para alguns vai virar pele), que saiu a peleja munido de revistas para entregar aos corações carentes de esperança.

Valeu amados vosso esforço e envolvimento nesta obra, além das orações é claro. Agora é orar para que o Santo Espírito de Deus trabalhe nos corações através do material impresso entregue.

Adventistas e Muçulmanos: Cinco Convicções

Há três anos, o pastor Jan Paulsen, presidente da Associação Geral, pediu que eu trabalhasse no desenvolvimento das relações inter-religiosas com líderes das grandes religiões do mundo. Uma vez que os adventistas são dezessete milhões em mais de duzentos países, isso faz sentido – e, realmente, é isso que nossa missão requer − que nos esforcemos para compreender a fé de outros povos, para que possamos compartilhar com eles os nossos valores e a esperança no retorno de Jesus.
Durante esses três anos, tenho me concentrado em fazer contatos com líderes muçulmanos. Lenta, mas regularmente, várias convicções criaram raízes profundas em minha mente.
Construindo Blocos
Primeiro, o Senhor está preparando o mundo muçulmano para Sua segunda vinda. Há alguns meses, recebi uma mensagem totalmente fora do meu quadro de referência: um xeique, líder espiritual de muitos milhares de muçulmanos em vários países, afirmou que Deus havia lhe dado uma visão sobre os adventistas. Ele fez contatos com alguns adventistas leigos e agora estava pedindo para se encontrar com líderes da Associação Geral. O que o levou a fazer tal pedido?
Após me consultar com o pastor Paulsen e outras pessoas, foi decidido que alguns de nós, da sede mundial, deveríamos atendê-lo, esperando entrar em sérias discussões, se eles permitissem. Para me preparar para tal encontro, fiz uma viagem para conhecer o xeique. As nove horas gastas com ele, ao longo de dois dias, foram, para dizer o mínimo, memoráveis.
Logo no início do período que passamos juntos, o xeique me convidou para ir à sua casa. Desde o primeiro momento, estabelecemos um relacionamento bom e amigável. Estando nós dois, apenas, sentados em sua sala, quase que imediatamente ele fez uma pergunta a queima-roupa: �Muslims quickly size up a person. If they find that he or she is honest and genuine, the respond in kind.
“− Você acredita na segunda vinda de Jesus?
− Sim − respondi.
– Quando Ele virá? – Em breve. “– Mas quão breve? “– Em breve. Nós, adventistas, não marcamos data para a Segunda Vinda, mas cremos que será em breve. − Você acha que Jesus voltará neste século? − Eu não sei. Pode ser que Jesus volte muito antes do que muita gente, inclusive os adventistas, espera. − Eu creio que Jesus voltará neste século − disse ele. − Nos escritos sagrados, encontro uma série de sinais que indicam quando Ele voltará, e quase todos os sinais já se cumpriram. Conversamos, por duas horas, sobre o retorno de Jesus. Ali estava alguém que, não apenas cria na Segunda Vinda, mas cria apaixonadamente. Na visão do xeique, o mundo de hoje é uma terrível confusão que se agrava a cada dia; somente o retorno de Jesus pode consertar as coisas. . No dia seguinte, o xeique e eu nos encontramos para considerar que assuntos deveriam ser a base da discussão com o grupo maior. Quase imediatamente concordamos na Segunda Vinda. Decidimos solicitar aos dois lados que preparassem pequenas dissertações sobre o tema geral da volta de Jesus, sobre os sinais da Segunda Vinda e sobre o anticristo. Então, chegou o momento pelo qual eu estava esperando. − Senhor − perguntei −, é verdade que o senhor recebeu uma visão sobre os Adventistas do
Sétimo Dia?
− Não apenas uma, mas três – foi sua resposta. – As três continham a mesma mensagem: os Adventistas do Sétimo Dia são o verdadeiro Povo do Livro (um termo do Corão, designando os seguidores de Alá, que não são muçulmanos). Os Adventistas já são o povo de Deus, por isso, não tente convertê-los. Ao contrário, trabalhe com eles.
Algumas semanas mais tarde, foi convocada a reunião com o grupo maior. Mais uma vez o xeique abriu as portas de sua casa para o início do período em que estaríamos juntos. A hospitalidade e a simpatia foram insuperáveis enquanto participávamos de um generoso banquete. Quando começamos a apresentação dos trabalhos que havíamos preparado, o nível de interesse foi intenso; os muçulmanos absorviam cada palavra de seus convidados adventistas. A avidez e a expectativa foram palpáveis naquela noite e no dia seguinte.
Vários meses se passaram desde que nos reunimos com os muçulmanos. Ainda estou processando aquele evento, tentando descobrir o seu significado e o que o Senhor tem em mente para a Sua igreja. Foi um acontecimento extraordinário. A avidez para aprender mais e a fervorosa crença de que Jesus voltará em breve despertaram em mim o desejo de encontrar tal espírito entre meus irmãos e irmãs adventistas.
Sim, há importantes diferenças de compreensão a respeito do retorno de Jesus. O básico, porém, o fato essencial, permanece: um grande número de muçulmanos aguarda a volta de Jesus, e para breve.
O Que Temos em Comum
Passo agora para uma segunda convicção: os adventistas do sétimo dia estão excepcionalmente bem posicionados para levar o evangelho aos muçulmanos. Os adventistas têm as seguintes vantagens sobre outros cristãos para levar as boas novas aos muçulmanos: O lugar das Escrituras. Baseamos nossas práticas e crenças na Bíblia e na Bíblia somente. Essa devoção e lealdade à Palavra revelada impressionam os muçulmanos, que crêem que o Corão é a revelação de Deus. Estilo de Vida. Nossa abstinência de carne de porco e álcool é uma boa surpresa para os muçulmanos que não estão acostumados a associar os cristãos a essas práticas. Isso significa que cristãos e muçulmanos podem participar de uma refeição juntos, sem apreensões – fator importante para se estabelecer as bases de um relacionamento. Além dessas práticas, a ênfase adventista na simplicidade e modéstia soa sincera aos muçulmanos, cuja religião é praticada nas 24 horas dos 7 dias da semana.
Preocupação com os últimos dias. O assunto do juízo final, a segunda vinda de Jesus e a ressurreição desempenham um papel importante no pensamento islâmico. Para muçulmanos sérios, toda 
a vida é vivida em função do julgamento final. Seus ensinos diferem 
dos nossos em importantes aspectos, mas o pensamento Central é comum e apresenta-se como oportunidade para que os adventistas ofereçam uma instrução esclarecedora de sua compreensão.
O
sábado. O Corão menciona o sábado e sob um aspecto positivo; ele não menciona o primeiro dia da semana como o dia de culto. Nossa observância do sábado, estampada em nosso próprio nome, nos distingue como obedientes à revelação divina. Conflito cósmico. Os muçulmanos compreendem que os acontecimentos na Terra têm como pano de fundo uma luta cósmica entre o bem e o mal, em que Lúcifer, Satanás e os seres caídos desempenham papel importante. Esse quadro geral tem paralelos óbvios, associado a diferenças importantes, como a compreensão adventista do grande conflito entre Cristo e Satanás. A Criação. Tanto muçulmanos como adventistas crêem na doutrina da criação e rejeitam a teoria da evolução.
Saúde. Os muçulmanos têm muito interesse na saúde e no estilo de vida saudável. Os adventistas e muçulmanos facilmente fazem parceria para melhorar a qualidade de vida. No Oriente Médio, os adventistas administram uma série de hospitais e clínicas em países muçulmanos, e o Centro Médico da Universidade de Loma Linda tem parceria contínua com o Reino da Arábia Saudita e com o Afeganistão.
Relação com Israel. O fato de que, como igreja, os adventistas se recusam a se identificar com qualquer lobby geopolítico é uma enorme vantagem para o mundo muçulmano. Não fazemos parte do lobby pró-Israel: cremos na justiça para todos os povos, inclusive para israelitas e palestinos.
Um movimento de reforma. Compreendemos que nossa mensagem não é nova, mas um retorno aos ensinos da Bíblia. Estamos completando a reforma parcial iniciada por Lutero, Calvino e muitos fiéis do passado. Os muçulmanos também se consideram parte de uma obra de reforma.
Essas novas características adventistas nos colocam em uma posição única para estabelecer contato com os muçulmanos em todos os níveis e para avançar a divina missão a nós confiada. Não somos, porém, muito conhecidos no mundo muçulmano; na verdade, não somos nada conhecidos. Quando muçulmanos ouvem sobre os cristãos, pensam imediatamente em homens e mulheres consumidores de carne de porco, de álcool, de vida sem princípios e que são a favor de Israel.
Talvez nosso maior desafio em relação aos muçulmanos é ensiná-los sobre quem somos e o que defendemos. Quando isso for feito, a atitude mudará de descrença para admiração, apreciação e aceitação calorosa.
Quando me encontro com líderes muçulmanos, enfatizo o fato de que prefiro ser identificado como adventista em vez de cristão. Para os muçulmanos, o nome “cristão” leva em si associações negativas, associações que não caracterizam um adventista do sétimo dia. Por isso, prefiro evitá-las. E “adventista” sintetiza bem a identidade de quem somos, de nossa esperança no retorno de Jesus e a consciência do divino chamado para levar essa mensagem ao mundo.
Papel da Profecia
A terceira convicção resulta diretamente da segunda convicção: a profecia pode ser uma abordagem útil para despertar o interesse dos muçulmanos. Esse tem sido o caso com o xeique e seus colegas. Embora o primeiro contato com os muçulmanos tenha vindo por intermédio de um ato espontâneo de bondade de um membro leigo adventista, o interesse subsequente veio por um indivíduo com o qual foram compartilhadas as profecias bíblicas, primeiro no lar de um muçulmano ajudado por ele e, posteriormente, a convite do xeique, na mesquita.
Na primeira noite na mesquita, um adventista abordou uma importante profecia para o mundo todo, incluindo o islâmico. Ele explicou por que nós, adventistas do sétimo dia, temos uma compreensão que o resto do mundo não tem. Enquanto falava das profecias da Bíblia, naquela primeira noite, os muçulmanos responderam sem reservas. Nas apresentações seguintes, ele seguiu o caminho convencional, começando com Daniel 2, e mais tarde, abordando o livro do Apocalipse.
As profecias são importantes na conversa com os muçulmanos, pois dão credibilidade à Bíblia. Embora o Corão aponte para a Bíblia, o muçulmano tradicional defende que ele está corrompido e grande parte o ignora.
Cuidado com o Preconceito
Uma quarta convicção diz respeito a mudanças que precisam ocorrer entre os adventistas: embora o Senhor tenha confiado a nós uma mensagem e um estilo de vida que é bem atrativo aos muçulmanos, devemos nos submeter a uma renovação significativa em nossas atitudes e em nossa vida espiritual, se quisermos que o Senhor nos use como é Seu propósito.
Os muçulmanos sofrem preconceito generalizado no Ocidente. Inevitavelmente, os adventistas também são afetados pelos sentimentos expressos pela mídia de massa. Como resultado, pastores e membros, principalmente, não se preocupam em trabalhar com muçulmanos; além disso, as congregações adventistas não estão prontas para recebê-los em seu meio. De fato, alguns adventistas têm preparado livros e DVDs que pintam o Islã com traços fortemente negativos. Entre os estereótipos negativos e mitos sobre os muçulmanos a que nosso povo está sujeito, estão os seguintes: O islamismo é uma religião violenta e a maioria dos muçulmanos é, portanto, propensa à violência. O islamismo tem um componente de violência que também pode ser encontrado em outras religiões. Esse componente, entretanto, representa apenas uma pequena percentagem dos muçulmanos. O Instituto Gallup realizou uma pesquisa maciça entre os muçulmanos de todo o mundo e entrevistou cerca de trinta mil pessoas. Os resultados mostraram que noventa e três por cento dos muçulmanos rejeitam a violência. “Alá” é o nome de uma divindade pagã. Esse mito é rapidamente desmentido pelo simples estudo da etimologia. “Alá” é simplesmente o termo árabe para Deus, e era tanto usado 
por cristãos árabes, antes de Maomé, como o é hoje. Porque 
o Islamismo nasceu entre os árabes e o Corão foi escrito 
em árabe, inevitavelmente o nome “Alá” foi adotado para designar Deus. Por causa de suas altas taxas de natalidade, os muçulmanos, em breve, superarão os cristãos em número, se tornarão a religião majoritária em vários países da Europa. Um DVD, que tem circulado amplamente, assustou alguns adventistas que aceitaram suas idéias sem subsídio. De fato, o DVD mostra a invasão sem violência do Ocidente pelos muçulmanos, por meio de grandes famílias, dominando a cultura, em pouco tempo. Apesar da apresentação gráfica, o argumento é falho. São dados coletados ao acaso, com suposições não comprovadas e que ignoram as evidências contrárias à sua tese.

Prontos para a Renovação
A convicção final é, talvez, a mais surpreendente de todas: o fato de levarmos a sério nossa missão entre os muçulmanos tem o potencial de renovar e reformar a Igreja Adventista. IAinda estou impressionado com a paixão do xeique pela Segunda Vinda e pelo seu senso de iminência. Eu me pergunto: Será que Deus está enviando um chamado ao despertamento do Seu povo adventista?
O evangelismo adventista entre os muçulmanos só acontecerá quando nos humilharmos, permitindo que o Senhor amoleça nosso coração e derrube nosso preconceito. O Senhor precisa colocar dentro de nós um profundo amor pelos muçulmanos e um desejo ardente de vê-los conosco na caminhada para o Céu. Ele precisa fazer com que nossas igrejas os aceitem calorosamente e de braços abertos. Só Ele pode fazer isso. Tais mudanças significam uma Igreja Adventista renovada e reformada.
Minha experiência com os muçulmanos é pequena, mas já testemunhei o poder do amor. O encontro com o xeique, que progrediu num ritmo tão surpreendente, estava enraizado num gesto generoso de um adventista que refletia abertamente o amor e a boa vontade. Tenho observado que os muçulmanos analisam rapidamente uma pessoa, e se julgam que ele ou ela é genuinamente honesto, respondem com bondade. Recentemente conheci uma empresária adventista que sente a responsabilidade de trabalhar com muçulmanos. Isso nem sempre foi assim; de fato, ela cresceu não gostando desse povo, mas o Senhor mudou seu coração. Ela confidenciou que antes usava muitas joias, mas quando começou a se relacionar com os muçulmanos, por causa da ênfase que dão à modéstia, sentiu que deveria tirar suas jóias e, mais tarde, abrir mão delas. Essa, talvez, seja uma parábola do que pode acontecer em grande escala com os adventistas, ao se relacionar com os muçulmanos.
William G. Johnsson é assistente do presidente da Associação Geral para as relações interdenominacioais

sexta-feira, 21 de maio de 2010


Buraco em Órion intriga cientistas

Um telescópio europeu em órbita encontrou algo inusitado enquanto procurava por estrelas jovens: um verdadeiro buraco espacial. Ele fica na nebulosa NGC 1999, uma nuvem brilhante de gás e poeira na constelação de Órion. A nebulosa brilha com a luz de uma estrela próxima. O telescópio Hubble a fotografou pela primeira vez em dezembro de 1999. Na época, presumiu-se que um ponto escuro da nuvem era uma bolha mais fria de gás e poeira, que de tão densa bloquearia a passagem da luz. Mas novas imagens do observatório Herschel, da Agência Espacial Europeia, mostram que a “bolha” na verdade é um espaço vazio. Isso porque o observatório capta imagens infravermelhas, o que permite que o telescópio veja além da poeira mais densa e enxergue os objetos dentro da nebulosa. Mas até mesmo ao Herschel, o ponto estava preto.
Os astrônomos acreditam que o buraco, medindo 0,2 anos-luz, foi feito pelo processo tumultuoso de nascimento de uma estrela embrionária vizinha, chamada V380 Ori. Esta proto-estrela já é 3,5 vezes o tamanho do Sol. O time que fez a descoberta acredita que a V380 Ori está sinalizando sua quase maturidade ao projetar rapidamente colunas de gás de seus pólos, que estão destruindo qualquer material remanescente da formação da estrela.

“Achamos que a estrela está lançando um jato na velocidade de centenas de quilômetros por segundo, e é ele que está causando o ‘buraco’ na nuvem vizinha”, disse Tom Megeath, que coordenou a pesquisa pela University of Toledo, em Ohio, nos Estados Unidos. “Essencialmente, esses jatos de gás estão sendo projetados e eles acabam com todo o gás e poeira.”

Megeath comentou que o telescópio que descobriu o buraco é batizado em homenagem ao astrônomo William Herschel, que viveu no século XIX. Em suas catalogações do céu noturno, Herschel registrou diversos trechos escurecidos que ele imaginou que fossem buracos, mas na verdade eram apenas nuvens escuras.

“Daí em diante, sempre que se via o que parecia um buraco espacial, se presume que são nuvens”, explicou. “Chega a ser irônico que agora, quase 150 anos depois, um telescópio chamado Herschel viu algo que todos achavam que era uma nuvem, e na verdade era um buraco de verdade”.


Nota: "Nuvens negras e densas subiam e chocavam-se entre si. A atmosfera abriu-se e recuou; pudemos então olhar através do espaço aberto em Órion, donde vinha a voz de Deus. A santa cidade descerá por aquele espaço aberto" (Primeiros Escritos, p. 41). Ellen White escreveu esse texto há mais de um século.[MB]Leia também: "Gigantesca 'pluma de gás' em estrela de Órion"
F. Criacionismo

Desclassificado por se recusar a jogar no sábado

Stefan Mangroo, de 17 anos, foi desclassificado do torneio seccional da Divisão II, no sábado passado, por se recusar a atuar no dia em que sua religião, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, destina ao descanso. “É o dia do Senhor. A gente tem de seguir aquilo em que acredita”, justificou Mangroo, que frequenta o templo de Centerville. Mangroo e seu parceiro veterano Cody Buffenbarger deveriam jogar duplas pela Franklin High School, pelas semifinais. Quando não apareceram na quadra, foram desclassificados. De acordo com uma dirigente, se a dupla tivesse alegado uma falsa contusão para desistir da partida, teria perdido o jogo, mas avançado à fase seguinte.

Nota: Conforme lembra o leitor Fellipe Petermann, a última frase do hino nacional norte-americano diz: “Sobre a terra dos livres e o lar dos valentes!” Que liberdade é essa que pune aqueles que querem viver de acordo com os ditames de sua consciência religiosa? Que valentia seria essa de inventar uma mentira para prosseguir no campeonato e fugir do testemunho e da responsabilidade para com Deus? Parabéns, Stefan![MB]
F. Criacionismo

Impacto Esperança

No sábado dia 15/05 como se havia previsto foi realizada a distribuição das revistas "Um Dia de Esperança" nas ruas do nosso querido bairro das Águas Negras, distrito de Icoaraci, Belém. Foi um momento mui bonito aquele em que os membros da nossa eleita saíram pelas ruas vestidos com a camisa do projeto, e batendo de casa em casa cumprimentando as pessoas e oferecendo-lhes de presente esta abençoada revista, da qual foram entregues 1000, ou seja, mil casas foram alcançadas em nosso bairro.

Pela parte da tarde nos dirigimos ao estádio do Baenão em um micro onibus fretado para participarmos da programação da ABA conforme você pode observar nas fotos. Foi outro momento muito bom aquele, uma vez que estavamos reunidos com outros irmãos das igrejas do nosso distrito no mesmo lugar. Foi um momento de rever velhos amigos e irmãos de outras igrejas que há tempos não se viam. Apesar da pequena chuva que ameaçou, mas não caiu, o programa aconteceu normalmente.

Queremos aqui externar nosso agradecimentos a todos quantos cooperaram e participaram mesmo conosco deste evento. Nossa Associação tem feito sua parte, louvado seja Deus, e a igreja tem dado um bom retorno, pelo menos aqui em nossa igreja tem sido assim. O mais importante é que fizemos parte deste abençoado projeto, não porque temos a obrigação de fazer, mas como fruto do grande amor a Deus por tudo o que Ele faz em nós e por nós.

Sábado que vem temos outro desafio, participar ativamente do "Lares de Esperança", e pode ter certeza que mais uma vez esta igreja cumprirá sua missão...

Nota: Vale lembrar que nossa igreja também participou de forma ativa durante toda a semana desta primeira etapa do projeto "Impacto Belém", que começou no domingo pela manhã e estendeu-se nos demais dias através de atividades variadas. Os Desbravadores do nosso clube saíram para entregar cartões especiais para as mães no domingo; alguns líderes do clube e da igreja participaram da doação de sangue; da entrega das sementes; estivemos no JA na Orla do Cruzeiro, na nossa querida Icoaraci. Louvamos a Deus por nos proporcionar viver tudo isso...

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Sexo, por que não?

Como quase toda jovem cristã, ela era muito romântica e sonhava conhecer a pessoa ideal com quem se casar. Encontrou o “príncipe” e o namoro começou. Só que, com o tempo e a intimidade, os limites que haviam estabelecido começaram a ser desafiados. “A cada dia a gente falava mais sobre amor, e até sobre casamento. Era tão bom ficar com ele!”, relata a moça que prefere não ter o nome divulgado. “Mas percebemos que alguma coisa errada acontecia entre nós quando o sexo dominava nosso relacionamento. Quanto mais nos envolvíamos,mais íntimos nos tornávamos; e, mesmo assim, brigávamos muito. De qualquer maneira, estava segura de que ele era a pessoa certa para mim.” O problema é que a “pessoa certa” acabou se transformando com o tempo. “Pouco a pouco, perdemos o respeito um pelo outro... Logo, tudo se inverteu. O amor começou a se desgastar. Havíamos compartilhado tudo e, como éramos muito jovens para nos casar, nosso relacionamento perdeu a graça. Haviam me prevenido sobre isso. Falaram-me repetidas vezes sobre a mágoa de se dar algo que nunca mais poderá ser recuperado. Agora entendo. Fui tola o bastante para descobrir por mim mesma.”
A garota da história acima tinha apenas 15 anos quando terminou o namoro e ficou com as mágoas. Ela ficou com medo de se apaixonar de novo e confiar novamente em alguém. Tremia só de pensar em falar de seu passado com um novo namorado. Tinha medo de não poder ter uma vida verdadeiramente íntima com ele, caso não contasse. “É terrível sentir-se privada do mistério do futuro, de sua dignidade, valor e respeito próprio. Eu amava o Guto*. A ferida vai demorar muito tempo para sarar”, é o desabafo de uma alma muito jovem para suportar tanto peso. [Leia mais]

F. Criaciosnismo

Áustria usa druidas para reduzir número de acidentes

Inicialmente, a medida foi mantida em sigilo. Por razões óbvias. Mas os bons resultados fizeram com que autoridades da Áustria revelassem a inusitada estratégia para reduzir o número de acidentes em estradas no país. Para atingir esse objetivo, o governo contratou druidas – sacerdotes celtas – para que eles construíssem uma série de monumentos Stonehenge a fim de drenar a energia negativa nos pontos mais problemáticos das rodovias. “No começo estávamos meio céticos, e não queríamos que as pessoas ficassem sabendo. Então mantivemos a medida em sigilo”, disse Harald Dirnbacher, engenheiro-chefe do órgão que cuida das estradas austríacas, ao Croatian Times. Mas, segundo o governo, a melhora foi tão impressionante que as autoridades do país europeu resolveram ampliar o programa com os druidas. Os sacerdotes celtas só temem perder a luta para as torres de telefonia celular, que, de acordo com os místicos, espalhariam radiação negativa de uma forma difícil de combater. Ah tá!

Nota: O paganismo ocultista vai ganhando espaço tímida, mas progressivamente nas questões de Estado. No Brasil, é o Cobra Coral.

F. Criacionismo

Overdose de lixo

Na novela “Passione”, da Globo, Estela vai trair o marido, Saulo (Werner Schunemann), com “uns nove [homens] diferentes” até o 23º capítulo da novela, segundo a intérprete da personagem, Maitê Proença. A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Andréa Michael e publicada na Folha desta quinta-feira (20). A íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL. “É tudo muito objetivo: sexo. Ela olha, mostra que quer, os homens veem. Não tem frufru, charminho nem trejeito. Mas isso sem ser vulgar”, explica a atriz. [Sem ser vulgar?!?] Maitê diz ainda que todos os homens com quem sua personagem vai se envolver são bonitos. “É tudo [homem] lindo, lindo. Não tem meio lindo, não.” No decorrer da trama, porém, Estela se apaixona. Além disso, um de seus filhos vai vê-la saindo de um hotel.

Nota: A Globo dá cada vez mais o que o povo quer ou o povo se acostumou a querer o que a emissora dá? Acho que as duas coisas. Como fica a consciência de profissionais que, em horário nobre, poderiam ajudar a formar o caráter de uma nação, mas, em lugar disso, só lhe oferecem lixo em embalagem colorida? Conforme o leitor João Batista Ruela Júnior, “assim como nós [adventistas] acreditamos nas três mensagens angélicas, a Globo também está solidificada sobre uma tríplice mensagem: espiritismo, adultério e homossexualismo. Nunca uma telenovela fica sem um ou mais desses fundamentos.”[MB]

F. Criacionismo

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Google admite ter coletado dados pessoais de acesso à internet

O Google admitiu na sexta-feira, 5, que, desde o início do Google Street View, serviço de mapas com fotos de ruas, vem coletando "inadvertidamente" informações pessoais sobre usuários que utilizam redes sem fio desprotegidas ao redor do mundo. Em post no blog oficial da empresa, o vice-presidente sênior de engenharia e pesquisa, Alan Eustace, assumiu que a companhia armazenou dados como os nomes das redes sem fio e os números dos roteadores dos internautas, mas não teve acesso às informações transmitidas na rede pelas pessoas.
De acordo com o executivo, a coleta de informações ocorreu por conta de um erro técnico causado por um código de programação mal escrito no software desenvolvido para que os carros de mapeamento do Street View acessem a web. Eustace conta que o programa vinha, desde 2007, copiando os endereços de acesso das redes pessoais que detectava e os armazenava num pequeno banco de dados, problema que passou despercebido pelos técnicos do Google.
Ainda no post, a empresa se compromete a apagar as informações assim que possível e informa que já entrou em contato com os principais órgãos reguladores mundiais para iniciar o processo. O esforço, contudo, não deve ser suficiente para acalmar os ânimos dos defensores da privacidade on-line ao redor do mundo.
Segundo informações do New York Times, o comissário federal para proteção de dados e liberdade de informação da Alemanha, Peter Schaar, ironizou os motivos apontados pelo Google para a coleta dos dados e concluiu que "o software defeituoso foi instalado e usado sem ter passado por testes, por isso bilhões de bits foram coletados sem que ninguém tenha reparado, nem mesmo as equipes técnicas do Google".
Já Simon Davies, diretor da Privacy International, entidade mundial para proteção de dados pessoais transmitidos na web, acredita que os danos, tanto à privacidade dos internautas quanto à imagem pública do Google serão irreparáveis. Ele analisa que, em três anos, o site de buscas saiu de uma posição de quase adoração em todas as partes para se tornar uma espécie de "Big Brother" do comportamento dos internautas.
Fonte: Ti Inside
NOTA blog Resta Uma Esperança: Estamos sendo vigiados e já faz algum tempo, por enquanto é só para garantir que o trabalho pode ser feito, mas tarde, como afirma a profecia, tudo estará sob controle mundial. Tomemos cuidado!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Trabalhar 10 horas por dia aumenta 60% os problemas cardíacos

Trabalhar três horas a mais que a jornada de 7 a 8 horas diárias expõe a pessoa a um risco 60% maior de desenvolver problemas cardíacos, segundo estudo publicado pelo European Heart Journal.

Um total de 6.014 trabalhadores londrinos com idades entre 39 e 61 anos (4.262 homens e 1.752 mulheres) e sem patologia cardíaca foram acompanhados durante 11 anos em média, até 2002-2004, como parte de um amplo estudo batizado Whitehall II.

Durante os 11 anos de acompanhamento, 369 dos voluntários morreram de problemas cardíacos ou tiveram um acidente cardíaco não fatal ou uma angina de peito.

Trabalho adicional afetaria o metabolismoou encobriria os estados depressivos, de ansiedade ou de falta de sono: "As relações entre as longas horas de trabalho e as enfermidades cardiovasculares é independente de um conjunto de fatores de risco medidos no início do estudo, como o tabaco, o excesso de peso ou uma taxa elevada de colesterol", precisou Marianna Virtanen, que dirigiu o estudo do Finnish Institute of Occupational Health (Helsinque) e da University College of London, em um comunicado.

Quem trabalha mais do que a jornada-padrão na maioria das legislações trabalhistas geralmente são homens, mais jovens que a média do grupo e que ocupam postos de maior responsabilidade.

A relação entre as horas adicionais de trabalho e as enfermidades cardiovasculares parece clara, mas a causa nem tanto, segundo os autores. Uma pista pode ser que o trabalho adicional afetaria o metabolismo ou encobriria os estados depressivos, de ansiedade ou de falta de sono.

O "presentismo doentio" através do qual, ao contrário do ausentismo, os empregados vão trabalhar inclusive doentes, ignorando os sintomas e sem consultar um médico, pode igualmente estar entre as causas do problema.

No entanto, as pessoas que gostam de seu trabalho e têm tendência a trabalhar mais simplesmente pelo prazer, poderão sofrer um risco menor de enfermidade cardíaca.

Marianna Virtanen avalia várias pistas, como costumes de vida pouco saudáveis e fatores de risco mais extensos entre as pessoas que trabalham em excesso.

"Outra possibilidade é que o estresse crônico (geralmente associado às longas horas de trabalho) afete o organismo", acrescenta, explicando que ainda são necessárias pesquisas adicionais.

Fonte: G1

Feridos no Campo de Batalha...

Por: Gilson Medeiros

Certa vez ouvi um pastor presidente de Campo dizer que "os cristãos são o único exército que abandona seus feridos no campo de batalha".

Portanto...

Não abandone seus "irmãos" que estão "feridos", aqueles que caíram e estão tentando se erguer novamente. Talvez você seja o instrumento do Senhor para levantar a alma caída, e restaurar o coração quebrantado.

Pense nisso.

Igrejas para todos os gostos

Por: Gilson Medeiros

Basta dar uma volta por algum grande bairro de qualquer cidade de médio ou grande porte, para encontrarmos inúmeras igrejas evangélicas.
Hoje em dia, é muito fácil abrir uma igreja. Na prática, basta alugar um salão, colocar algumas cadeiras, contar com a presença de um líder carismático... e pronto! Nasceu mais uma "igreja".
Há algum tempo, uma revista voltada para o público evangélico fez uma reportagem sobre os nomes "curiosos" de algumas igrejas. É interessante como alguns chegam a ser até cômicos.
Dê uma olhada na lista, e veja se há alguma destas perto de onde você mora.
Igreja da Água Abençoada
Igreja Adventista da Sétima Reforma Divina
Igreja da Bênção Mundial Fogo de Poder
Congregação Anti-Blasfêmias
Igreja Chave do Éden
Igreja Evangélica de Abominação à Vida Torta
Igreja Batista Incêndio de Bênçãos
Igreja Batista Ô Glória!
Congregação Passo para o Futuro
Igreja Explosão da Fé
Igreja Pedra Viva
Comunidade do Coração Reciclado
Igreja Evangélica Missão Celestial Pentecostal
Cruzada de Emoções
Igreja C.R.B. (Cortina Repleta de Bênçãos)
Congregação Plena Paz Amando a Todos
Igreja A Fé de Gideão
Igreja Aceita a Jesus
Igreja Pentecostal Jesus Nasceu em Belém
Igreja Evangélica Pentecostal Labareda de Fogo
Congregação J. A. T. (Jesus Ama a Todos)
Igreja Barco da Salvação
Igreja Evangélica Pentecostal a Última Embarcação Para Cristo
Igreja Pentecostal Uma Porta para a Salvação
Comunidade Arqueiros de Cristo
Igreja Automotiva do Fogo Sagrado
Igreja Batista A Paz do Senhor e Anti-Globo
Assembléia de Deus do Pai, do Filho e do Espírito Santo
Igreja Palma da Mão de Cristo
Igreja Menina dos Olhos de Deus
Igreja Pentecostal Vale de Bênçãos
Associação Evangélica Fiel Até Debaixo D’Água
Igreja Batista Ponte para o Céu
Igreja Pentecostal do Fogo Azul
Comunidade Evangélica Shalom Adonai, Cristo!
Igreja da Cruz Erguida para o Bem das Almas
Cruzada Evangélica do Pastor Waldevino Coelho, a Sumidade
Igreja Filho do Varão
Igreja da Oração Eficiente
Igreja da Pomba Branca
Igreja Socorrista Evangélica
Igreja ‘A’ de Amor
Cruzada do Poder Pleno e Misterioso
Igreja do Amor Maior que Outra Força
Igreja Dekanthalabassi
Igreja dos Bons Artifícios
Igreja Cristo é Show
Igreja dos Habitantes de Dabir
Igreja ‘Eu Sou a Porta’
Cruzada Evangélica do Ministério de Jeová, Deus do Fogo
Igreja da Bênção Mundial
Igreja das Sete Trombetas do Apocalipse
Igreja Pentecostal do Pastor Sassá
Igreja Sinais e Prodígios
Igreja de Deus da Profecia no Brasil e América do Sul
Igreja do Manto Branco
Igreja Caverna de Adulão
Igreja Este Brasil é Adventista
Igreja E.T.Q.B (Eu Também Quero a Bênção)
Igreja Evangélica Florzinha de Jesus
Igreja Cenáculo de Oração Jesus Está Voltando
Ministério Eis-me Aqui
Igreja Evangélica Pentecostal Creio Eu na Bíblia
Igreja Evangélica A Última Trombeta Soará
Igreja de Deus Assembléia dos Anciãos
Igreja Evangélica Facho de Luz
Igreja Batista Renovada Lugar Forte
Igreja Atual dos Últimos Dias
Igreja Jesus Está Voltando, Prepara-te
Ministério Apascenta as Minhas Ovelhas
Igreja Evangélica Bola de Neve
Igreja Evangélica Adão é o Homem
Igreja Evangélica Batista Barranco Sagrado
Ministério Maravilhas de Deus
Igreja Evangélica Fonte de Milagres
Comunidade Porta das Ovelhas
Igreja Pentecostal Jesus Vem, Você Fica
Igreja Evangélica Pentecostal Cuspe de Cristo
Igreja Evangélica Luz no Escuro
Igreja Evangélica O Senhor Vem no Fim
Igreja Pentecostal Planeta Cristo
Igreja Evangélica dos Hinos Maravilhosos
Igreja Evangélica Pentecostal da Bênção Ininterrupta


Fonte:
Revista Eclesia

Graças a Deus que a Bíblia não nos deixa em dúvida em meio a tanta "oferta"...

"Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus" - Apoc. 14:12

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Impacto Belém • O grande Dia chegou

É neste sábado agora, dia 15/05, que acontece o projeto denominado Impacto Belém. Estaremos com os membros e amigos das 9 igrejas do distrito de Tenoné, envolvidos neste mega projeto.. Serão mais de 7.000 revista "Um Dia de Esperança" sendo entregues ao redor de cada igreja. Devido isto o programa de cada igreja local se encerrará as 9h:30m, pra que assim todos possam sair as ruas para levar a mensagem da esperança.

Lembrando que a tarde às 15h:30m todos devem estar no Estádio Baenão, para o programa do Impacto Belém.

O programa terá a participação especial da cantora Regina Mota.

Um feliz Sábado a todos e nos encontramos lá.....

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Revista "Um Dia de Esperança" em áudio

A Associação Central Paranaense da Igreja Adventista do Sétimo Dia deve distribuir, no sábado, dia 15, aproximadamente 350 mil revistas Um Dia de Esperança e mais 150 mil estão previstas para serem entregues posteriormente. Além do material impresso, uma versão em áudio, com todo o conteúdo da revista, foi disponibilizado no site da instituição. A ideia de produzir a revista em áudio partiu do diretor de programação da Rádio Novo Tempo de Curitiba, pastor Jonas Wendrechovski, que emprestou a voz para a gravação dos arquivos. Com a produção de áudio do técnico da emissora, Levi Pereira, o material está à disposição na internet.

Jonas Wendrechovski diz que o material em áudio deve facilitar o acesso das pessoas à revista. "Muita gente, pelo corre-corre do dia, não tem tempo de parar para fazer uma leitura, ainda que seja na internet. Com o material em áudio, é possível ouvir no celular, no MP4 ou no carro, por exemplo", justifica ele. Para Wendrechovski, a produção da Rádio novo Tempo pode ajudar para que mais pessoas tenham contato com as mensagens da revista. "Também pensamos nas pessoas com deficiência visual. Com esta opção em áudio, todas as pessoas podem ter acesso, de maneira fácil, ao material que a Igreja produziu para esse projeto", encerra.

H1N1: vacinar ou não vacinar?

Quando a ONU mudou seu conceito de epidemia, a gripe H1N1, embora, ao que tudo indica, não tenha levado tantos à morte quanto outras epidemias, passou a ser a “doença do momento” e ganhou as manchetes. Neste ano, a cobertura do assunto parece meio “adormecida”, o que pode ter influenciado a menor adesão popular à campanha e mostra, em parte, a força das “teorias conspiratórias” que se alastram pela internet. Há muita mistura de informação real com especulação, e o povo não sabe bem o que fazer. A verdade é que a população deveria sempre ser orientada quanto ao estilo de vida saudável que fortalece o sistema imunológico: repouso adequado, alimentação natural, sábio uso da água, exercício físico, etc. Não estou dizendo que essa gripe não seja perigosa e que a vacina não deva ser tomada. Independentemente da origem dessa gripe, o fato é que o vírus está aí e poucos estão realmente preocupados com o correto estilo de vida. Por isso, a vacina se faz ainda mais necessária.
No livro Mensagens Escolhidas, de Ellen G. White, volume 2, página 303, há uma nota de rodapé redigida por D. E. Robinson, um dos secretários da Sra. White, com data de 12 de junho de 1931. Ele escreveu o seguinte acerca da atitude da Sra. White para com a vacinação: “Pedis informação definida concisa acerca do que a irmã White escreveu sobre vacinação e soro. Esta pergunta pode ser respondida muito concisamente, pois quanto a todos os relatórios que temos, ela não se referiu a isso em nenhum de seus escritos. Haveis de ingressar-vos em saber, porém, que numa ocasião em que ouve uma epidemia de varíola na vizinhança, ela mesma foi vacinada e insistiu com seus auxiliares, que tinham ligação com ela, e vacinarem-se. Dando este passo a irmã White reconheceu que fora demonstrado que a vacinação, ou imuniza contra a varíola, ou atenua grandemente os seus efeitos, se a pessoa a contrai. Também reconheceu o perigo de exporem ao contágio, caso deixassem de tomar essa precaução.”

Michelson Borges

TJDFT confirma direito de escusa de consciência a candidato de concurso público • TJ-DFT - 30/4/2010

Uma decisão da 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF e Territórios confirmou o direito de um candidato em concurso público a manifestar escusa de consciência devido a crença religiosa. O candidato, que é adventista do sétimo dia, não foi à aula de sábado do curso de formação e pôde realizar a prova final sem a frequência exigida. A decisão da 2ª Turma confirmou a sentença em 1ª Instância.
O candidato, que pertence à Igreja Adventista do Sétimo Dia de Sobradinho, entrou com mandado de segurança, com pedido liminar, contra ato do Subsecretário de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do DF. O impetrante fez o concurso público para o cargo de auxiliar de trânsito da Secretaria e foi aprovado na primeira etapa, na posição 249. Ele esclareceu que o edital previu um curso de formação com 20 horas presenciais, do qual seria eliminado o candidato que não frequentasse 85% das horas de atividades (17 horas). Além disso, a nota mínima deveria ser superior a 60%.
O impetrante foi intimado a se matricular no curso de formação, marcado para os dias 23, 24 e 25 de abril (quinta a sábado) e a prova seria no dia 26 de abril de 2009. O curso foi dividido em 10 turmas, com diferentes cargas horárias, sendo que algumas turmas teriam apenas duas horas de aula no sábado. O candidato requereu administrativamente a justificativa de sua falta e foi informado que a resposta sairia em 15 dias, o que seria depois da realização da prova final. Diante disso, pediu a concessão de liminar, para que fosse autorizado a fazer a prova final do curso de formação, mesmo com a falta na aula de sábado. No mérito, requereu a confirmação da liminar e a determinação de que a falta na aula de sábado fosse justificada.
Na 1ª Instância, a juíza da 6ª Vara da Fazenda Pública do DF deferiu a liminar e assegurou ao impetrante o direito de fazer a prova final do curso de formação, sem que tenha estado presente na aula de sábado. A magistrada determinou ainda que, caso o candidato fosse aprovado, lhe fosse garantido o direito de nomeação e posse no cargo. Para a juíza, além de o impetrante ter o direito constitucional de liberdade religiosa, a ausência dele na aula de sábado não ensejou risco ao interesse público nem ofensa ao princípio da isonomia, pois se submeteu à mesma prova aplicada aos outros candidatos.
A sentença foi confirmada na 2ª Instância, em julgamento feito após remessa de ofício do mandado de segurança à 2ª Turma Cível. O relator do processo entendeu que a eliminação do concorrente em razão de sua ausência na aula de sábado afronta direito fundamental. O julgador esclareceu que a Constituição Federal admite expressamente a escusa de consciência, que é a possibilidade de o indivíduo evocar a liberdade de crença religiosa para se isentar de prestar alguma obrigação legal que contrarie suas crenças ou convicções e seja imposta a todos.
Nº do processo: 2009.01.1.052921-3Autor: MC
Nota: Vale a pena ou não ser fiel mantendo-se em firme obediência aos princípios do Senhor? "Ser fiel até a morte e darte-ei a coroa da vida". Meditem amados!

Diálogo complicado entre pai e filho

- Que você vai ser quando crescer, filho?
- Presidente da República, pai.
- Puxa, filho, que legal. Mas por quê?
- Pra não precisar estudar.
- Não, filho, não é bem assim. Precisa estudar muito.
- Então quero ser vice-presidente.
- Vice, filho? Por quê?
- Pra não precisar estudar. O José de Alencar também só foi até a quinta série primária. Já posso parar.
- Não é assim, filho. Ele trabalhou muito e aprendeu.
- Pai, todo mundo que se dá bem não estudou: o presidente, o vice, a Xuxa, o Kaká, o Zeca Pagodinho...
- É que eles têm um talento...
- Ah, entendi, estudar é para quem não tem talento?
- Não, filho, pelo amor de Deus. Artista é diferente.
- O presidente e o vice não são artistas.
- Não, quer dizer, o presidente, de certo modo, até é.
- Se eu estudar, vou ganhar mais do que o Kaká?
- Menos.
- Ah, é? Então quero ir já para a escolinha.
- Você já está numa boa escola, filho.
- Quero ir pra escolinha de futebol.
- Não, filho, você precisa estudar muito. A escola abre caminhos para as pessoas. Pode-se viver dignamente.
- Acho que vou querer ser corrupto.
- Meu Deus, filho, não diga isso nem de brincadeira!
- Na TV disseram que ninguém se dá mal por causa da corrupção e que tudo sempre termina em pizza. Adoro pizza. Quando for corrupto, pedirei só de quatro queijos.
- Ser corrupto é muito feio, meu filho.
- Ué, pai, se é feio assim, por que Brasília está cheia deles e quase todos conseguem ser reeleitos?
- É complicado de explicar, Wilk. Mas isso vai mudar.
- Quero ser corrupto e praticar nepotismo.
- Cale a boca, filho, de onde tira essas barbaridades?
- É só olhar televisão, pai. O Sarney pratica nepotismo e é presidente do Senado. Ninguém pode mexer com ele.
- Mas você sabe o que é nepotismo, filho?
- Sei. É empregar os parentes da gente.
- E você quer fazer isso?
- Claro. Assim ia acabar com os vagabundos da família.
- Filho, você precisa ter bons valores. Pense numa profissão, numa coisa honesta e que seja respeitada. Não quer ser médico, dentista ou, sei lá, engenheiro?
- Não. De jeito nenhum. Tô fora, pai!
- Mas por que, filho?
- Eles nunca vão no Faustão.
- Isso não tem importância, filho. Que tal bombeiro?
- Vou querer ser astronauta ou jornalista.
- Hummm... Jornalista? Por que mesmo, filho?
- Não precisa mais ter diploma pra ser jornalista.

(Recebi esse texto por e-mail e reforcei, mais uma vez, a decisão de não ter TV aberta em casa. Em lugar de "informação", quero transmitir valores para meus filhos.)

Nota: Por mas que pareça ser meio comica esta matéria, ela tem sem sombra de dúvidas uma tremenda e importantíssima mensagem de reflexão para que todos nós...

Fonte: Criacionismo

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dia das Mães


Um Dia é Pouco

“A mãe que educa seus filhos para Cristo está trabalhando para Deus, tão verdadeiramente como o ministro no púlpito.” Ellen W hite.
Há muitas datas sugestivas da origem para o dia das mães em todo o mundo. Todavia, a mais interessante me parece ser a de Anna Jarvis, uma americana que era filha de pastores, nascida no estado da Virginia Ocidental, que em 1905 perdeu a sua mãe e teve uma profunda depressão; as suas amigas preocupadas com o seu estado de saúde, resolveram homenagear a mãe de Anna. Anna por sua vez quis que todas as mães da sua cidade também recebessem a justa homenagem nesse dia.
Só em 1914 o presidente americano Woodrow Wilson, estabeleceu oficialmente o dia nacional das mães; celebrado no segundo domingo de maio. Seja como for, o fato é que todos nós temos uma linda e extraordinária mãe, alguém que marcou a nossa vida para sempre. Quando pensamos na nossa mãe, logo nos vem à mente, uma figura amorosa de extrema dedicação pelos seus filhos.
Mãe é aquela que acorda mais cedo e quase sempre dorme mais tarde, mãe é aquela que divide o último pedaço de pão para que nenhum filho fique sem comer, mãe é aquela que começa e termina o dia orando pelos seus filhos, mãe é aquela figura incansável que quer ver todos os seus filhos bem encaminhados nessa vida. Aproveite esse dia, e fale para a sua mãe que você e Jesus a amam! Claro que um dia é pouco...

Uma homenagem de seus filhos da IASDAN

Amor de Mãe

Foi em dezembro de 1944 que tudo começou.
Caminhões chegaram no campo de concentração de Bergen-Belsen e despejaram 54 crianças. A mais velha tinha 14 anos e havia muitos bebês. No alojamento das mulheres, Luba Gercak dormia. Acordou sua vizinha de beliche e lhe perguntou: "está escutando?" É choro de criança." A outra lhe disse que voltasse a dormir. Ela devia estar sonhando.
Todos conheciam a história de Luba. Ainda adolescente se casara com um marceneiro e tiveram um filho, Isaac. Quando veio a guerra, os nazistas lhe arrancaram dos braços o filho de três anos e o jogaram em um caminhão, junto com outras crianças e velhos. Todos inúteis para o trabalho e, portanto, com destino certo: a câmara de gás. Logo mais, ela pôde ver um outro caminhão arrastando o corpo, sem vida, do marido. No primeiro momento, desistira de viver. Depois a fé lhe visitou a alma e ela percebeu que Deus esperava muito mais dela. Então, passou a ser voluntária nas enfermarias.
Agora, Luba ouvia choro de crianças. Quem seriam? Abriu a porta do alojamento e viu meninos, meninas, bebês apinhados, em choro, no meio do campo. Separados de seus pais, se encontravam desnorteados e tinham fome e frio. Luba as trouxe para dentro. E porque protestassem as demais ocupantes do infecto alojamento, ela as repreendeu, dizendo: "vocês não são mães? Se fossem seus filhos, diriam para que eu os deixasse morrer de frio? Eles são filhos de alguém." Em verdade, o que suas companheiras temiam era a fúria dos soldados da SS. Luba agradeceu a Deus por ter lhe enviado aquelas crianças. O seu filho morrera, mas faria tudo para que aquelas crianças vivessem.
Foi até o oficial da SS no acampamento e lhe contou o que fizera. Pôs sua mão no braço dele e suplicou. Ele se deu conta que ela o tocara, o que era proibido, e lhe aplicou um soco em pleno rosto, fazendo-a cair. Ela se levantou, o lábio sangrando e falou: "sou mãe. Perdi meu filho em Auschwitz. Você tem idade para ser avô. Por que há de querer maltratar crianças e bebês?" "Fique com elas", foi a resposta seca do oficial. Mas ficar com elas não era suficiente. Era necessário alimentá-las.
Nos dias que se seguiram, todas as manhãs, ela ía ao depósito, à cozinha, à padaria, implorando, barganhando e roubando alimentos. Os meninos ficavam à janela e quando a viam chegar diziam uns aos outros: "lá vem irmã Luba. Ela traz comida pra nós!" À noite, ela cantava canções de ninar e as abraçava. Era a mãe que lhes faltava. As crianças, que falavam holandês, não entendiam as palavras de Luba, que era polonesa, mas compreendiam seu amor.
Em 15 de abril de 1945, os tanques britânicos entraram no campo, vitoriosos e em seis idiomas passaram a rugir os alto-falantes: "estão livres! Livres!" Luba conseguira salvar 52 das 54 crianças que adotara como filhos do coração.
• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •
Em abril de 1995, 50 anos após a libertação, cerca de 30 homens e mulheres se reuniram na prefeitura de Amsterdã para homenagear aquela mulher. Recebeu, em nome da rainha beatriz, a medalha de prata por serviços humanitários. No entanto, declarou que sua maior recompensa era estar com aqueles seus filhos que, com o apoio de Deus, conseguira salvar da sombra dos campos da morte.
• • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • •
Nota: O que seria dos filhos sem estas jóias preciosas em suas vidas?
Louvado seja Deus por ter criado um ser todo especial chamado de "Mamãe".

Semana Impacto Esperança • Imperdível

Acompanhe abaixo as várias atividades que irão acontecer na Mega Semana de Projetos Comunitários de 08 a 15 de maio em Belém.

Sábado - 08/05 • Jejum e Oração - Em toda a América do Sul estaremos buscando poder para cumprir esta missão.

Domingo - 09/05 • Mega Domingo - Aventureiros, Desbravadores e Jovens Adventistas nas ruas e avenidas, praças, semáforos, praias, shopping's center's. Fazendo uma linda homenagem às Mães e levando esperança

Segunda(10/05) e Terça(11/05) • Doação de Sangue e Medula Óssea - Dois dias reservados exclusivamente para funcionários e servidores da UNB. ABA, HAB, EA e FAAMA.

Quarta - 12/05 • Esperança para Idosos - O Ministério da Mulher estará visitando asilos levando rosas, folhetos, revistas e é claro, um sorriso e uma oração cheia de amor esperança.

Quinta - 13/05 • Sementes de Esperança - Os alunos da Rede de Educação Adventista distribuirão 30.000 mudas de árvores que serão como "sementes" de esperança.

Sexta - 14/05 • Pôr-do-sol da Esperança - Às 17h:30min estaremos na orla de Icoaraci recebendo o dia de esperança.

Sábado - 15/05 • Pedágio da Esperança - Em todas as igrejas adventistas, Escola Sabatina e Culto divino reduzidos. A partir das 9h:30min sairemos como um grande exército distribuindo e revista Impacto Esperança de casa em casa.

Simultâneamente, 20.000 sacolas de lixo para automóveis serão distribuídas por nossos Jovens e Desbravadores em pedágios montados nos principais sinais da cidade.

Carreta de Impacto - 10.000 jovens levando esperança pelas ruas de Belém através do Impacto Esperança e incentivando a doação de sangue e medula óssea.
A concentração para este evento será na Parça da República a partir das 14h, de onde sairemos em carreata em direção ao Baenão na Almirante Barroso.

Venha com carros, motos, ônibus. Traga faixas, banners, bandeiras, carros adesivados, etc... Venhas com as camisetas do Impacto Belém ou Vida por Vidas.

Fonte: Folheto O Exército da Esperança • ABA

Dia das Mães e consumismo

Mais um Dia das Mães está chegando e com ele todo um aparato de estímulo ao consumo. São promoções, novos produtos e ofertas tentadoras para presentear aquela que trouxe ao mundo o redator e o leitor desta matéria. Como aproveitar a data sem se esquecer de seu significado mais importante: a homenagem às mães? Como não cair na tentação do consumismo desenfreado? Para a psicóloga Denise Ramos, de modo geral, o consumo está profundamente associado às carências e frustrações da vida contemporânea. “Muitas vezes ele supre uma fantasia: ‘Se eu comprar tal roupa, serei mais bonita, poderosa, feliz.’”
José Rafael Nascimento, em texto publicado no Diário de Notícias, sustenta que “o mal do consumismo não está no consumo, mas no vazio que ele procura preencher. Um vazio de humanidade, de boa cultura e de melhores referências”. E “é no espaço da busca de sentido, de significado, de carência do homem que a propaganda atua”, segundo L. G. Pietrocolla, no livro O Que Todo Cidadão Precisa Saber Sobre a Sociedade de Consumo (Global, 1987), página 39.

De acordo com Stanley J. Grenz, esse vácuo é típico do pós-modernismo em que a sociedade está imersa. “Ao evitar o mito iluminista do progresso inevitável, o pós-modernismo substituiu o otimismo do último século por um pessimismo corrosivo”, afirma Grenz, em seu livro Pós-Modernismo (Vida Nova), à pagina 20. [Leia mais]
F. Criacionismo

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Nosso “bem” mais precioso

Semana passada, minha esposa, nossas duas filhas e eu fomos ao ultrassonografista ver como está o bebê que cresce no ventre da minha amada. A grande expectativa era saber o sexo da criança. Depois de acompanhar atentamente por um monitor as imagens em preto e branco do ultrassom, veio a confirmação do médico: é menino! Um misto de surpresa e alegria tomou conta de nós. Será uma experiência diferente. Um garotinho vai chegar ao nosso lar! Mais uma criança para levar para o Céu. Mais um tesouro precioso que Deus coloca em nossas mãos.
Pouco depois, pensando nesse privilégio e nessa responsabilidade, lembrei-me de um texto anônimo que recebi por e-mail tempos atrás:

Um homem chegou em casa tarde do trabalho. Cansado e irritado, encontrou o filho de cinco anos esperando por ele na porta.

– Pai, posso lhe fazer uma pergunta?

– O que é? – respondeu o homem.

– Quanto você ganha em uma hora?

– Isso não é da sua conta! Por que você esta perguntando uma coisa dessas? – disse o homem, agressivo.

– Eu só quero saber . Por favor, me diga: Quanto você ganha em uma hora?

– Se você quer saber, eu ganho 50 reais por hora.

– Ahh... – o menino respondeu, com a cabeça abaixada.

– Pai, pode me emprestar 25 reais?

O pai estava furioso:

– Essa é a única razão pela qual você me perguntou isso? Pensa que é assim que você pode conseguir algum dinheiro para comprar um brinquedo ou algum outro disparate? Vá para o seu quarto! Pense sobre o quanto você está sendo egoísta. Eu não trabalho duramente todos os dias para essas infantilidades.

O menino foi calado para o quarto e fechou a porta. O homem se sentou e ficou ainda mais nervoso ao pensar em tudo aquilo. “Como ele ousa fazer essas perguntas só para ganhar algum dinheiro?” Depois de uma hora, o pai tinha se acalmado. Talvez houvesse algo que o filho realmente precisasse comprar com os 25 reais, porque ele realmente não pedia dinheiro com muita frequência. O homem foi para a porta do quarto do menino e a abriu.

– Você está dormindo, meu filho?

– Não, pai, estou acordado.

– Estive pensando... Talvez eu tenha sido muito duro com você – disse o homem. – Tive um longo dia e acabei descarregando em você. Aqui estão os 25 que você me pediu.

O menino se levantou sorrindo. “Oh, obrigado, pai!”, gritou. Então, pegou o travesseiro ele tirou dele alguns trocados amassados.

O pai viu que o menino já tinha algum dinheiro e começou a se enfurecer novamente. O menino lentamente contou o dinheiro e em seguida olhou para o pai.

– Por que você quer mais dinheiro, se você já tem? – grunhiu o homem.

– Porque eu não tinha o suficiente, mas agora tenho – respondeu o menino, e prosseguiu: – Papai, eu tenho 50 reais agora. Posso comprar uma hora do seu tempo! Por favor, chegue mais cedo amanhã em casa. Eu gostaria de jantar com você.

O pai foi destroçado. Ele colocou os braços em torno do filho e pediu perdão.

Os filhos, a família são nosso “bem” mais precioso neste mundo. Não podemos nos esquecer disso.[MB]

F. Criacionismo

Assistir TV emburrece

Uma polêmica que está sempre indo e vindo, virou hit com os Titãs ("a televisão me deixou burro muito burro demais") e é alvo de inúmeros estudos científicos volta à tona a partir de uma nova e enorme pesquisa da Universidade de Montreal, no Canadá: assistir à televisão emburrece as crianças, como mostra reportagem do The Independent. Os cientistas acompanharam 1.314 crianças nascidas em Quebec entre 1997 e 1998, com idades entre 29 meses (2 anos e meio) e 53 meses (4 anos e meio) até chegarem aos 10 anos. Seus pais precisavam relatar quantas horas os filhos assistiam à TV e os professores avaliavam a evolução acadêmica delas, suas relações psicossociais e seus hábitos de saúde. Em média, as crianças de 2 anos assistiam a 8,8 horas por semana à TV e as de 4 anos, uma média de 15 horas por semana. A pesquisa foi publicada nesta segunda-feira no Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.
Os pesquisadores descobriram que os pequenos que passavam mais tempo em frente à telinha eram piores em matemática, comiam mais junk food e sofriam mais bullying do que outras crianças.
As descobertas mostram que há evidências científicas de que a TV prejudica o desenvolvimento cognitivo e que o governo canadense deveria limitar o número de horas das crianças em frente à TV. Os pediatras americanos já recomemdam que aquelas com menos de 2 anos não deveriam assistir à TV alguma e as mais velhas deveriam ter um limite diário de 2 horas por dia no máximo. A França já proíbe programas para crianças com menos de 3 anos e a Austrália recomenda que as entre 3 e 5 anos não assistiam a mais de uma hora por dia.
Os cientistas que conduziram o estudo afirmaram que a fase pré-escolar é importantíssima para o desenvolvimento do cérebro e que o tempo em frente à TV é um desperdício e pode levar à aquisição de hábitos ruins. A autora do estudo, Linda Pagani, da Universidade de Montreal, disse que o impacto negativo de se assistir à TV nesta idade permanece por toda a vida.
"Nossa descoberta mostra que esse é um problema de saúde pública e que deveria existir um guia com diretrizes da Academia America de Pediatria sobre o número de horas recomendado em frente à TV."
O psicólogo Aric Sigman, que fez a revisão de 30 estudos científicos sobre TV e computadores, disse que os programas mostrados nos aparelhos modernos têm uma velocidade de edição mais rápida, sons mais altos e cores mais intensas do que nos anos 60 e 70, e que isso afetaria "dramaticamente as nossas mentes".