quinta-feira, 13 de maio de 2010

H1N1: vacinar ou não vacinar?

Quando a ONU mudou seu conceito de epidemia, a gripe H1N1, embora, ao que tudo indica, não tenha levado tantos à morte quanto outras epidemias, passou a ser a “doença do momento” e ganhou as manchetes. Neste ano, a cobertura do assunto parece meio “adormecida”, o que pode ter influenciado a menor adesão popular à campanha e mostra, em parte, a força das “teorias conspiratórias” que se alastram pela internet. Há muita mistura de informação real com especulação, e o povo não sabe bem o que fazer. A verdade é que a população deveria sempre ser orientada quanto ao estilo de vida saudável que fortalece o sistema imunológico: repouso adequado, alimentação natural, sábio uso da água, exercício físico, etc. Não estou dizendo que essa gripe não seja perigosa e que a vacina não deva ser tomada. Independentemente da origem dessa gripe, o fato é que o vírus está aí e poucos estão realmente preocupados com o correto estilo de vida. Por isso, a vacina se faz ainda mais necessária.
No livro Mensagens Escolhidas, de Ellen G. White, volume 2, página 303, há uma nota de rodapé redigida por D. E. Robinson, um dos secretários da Sra. White, com data de 12 de junho de 1931. Ele escreveu o seguinte acerca da atitude da Sra. White para com a vacinação: “Pedis informação definida concisa acerca do que a irmã White escreveu sobre vacinação e soro. Esta pergunta pode ser respondida muito concisamente, pois quanto a todos os relatórios que temos, ela não se referiu a isso em nenhum de seus escritos. Haveis de ingressar-vos em saber, porém, que numa ocasião em que ouve uma epidemia de varíola na vizinhança, ela mesma foi vacinada e insistiu com seus auxiliares, que tinham ligação com ela, e vacinarem-se. Dando este passo a irmã White reconheceu que fora demonstrado que a vacinação, ou imuniza contra a varíola, ou atenua grandemente os seus efeitos, se a pessoa a contrai. Também reconheceu o perigo de exporem ao contágio, caso deixassem de tomar essa precaução.”

Michelson Borges

2 comentários:

  1. Michelson Borges,
    O Ministério da Saúde adverte que os e-mails que estão circulando na Internet contrários à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 trazem informações falsas que não condizem com a realidade. Além de serem prejudiciais à saúde pública do país, eles tratam de especulações. Não é verdade. O fato é que mais de 300 milhões de pessoas já foram vacinadas com esta vacina no Hemisfério Norte, sem qualquer efeito colateral grave. A vacina é eficaz, segura e protege a população.

    E-mails e boatos irresponsáveis como esses ocorrem em todas as campanhas realizadas pelo mundo. Fato semelhante ocorreu no Brasil, durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola. Naquela época, circularam na internet boatos de que, ao invés de imunizar a população, o Governo brasileiro pretendia esterilizar as pessoas em idade reprodutiva para fazer controle de natalidade. Mas, felizmente, a campanha foi um sucesso e o Brasil está prestes a receber o certificado de País Livre da Rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita. Graças às campanhas de imunização, o Brasil também está livre da Poliomielite e da Varíola.

    Teorias de conspirações como essas servem apenas para provocar pânico na sociedade. O Ministério da Saúde orienta que, ao receber um e-mail com igual teor, encaminhe a todos os destinatários esta resposta oficial, para que informações falsas não possam tomar maiores proporções, prejudicando o funcionamento de campanhas importantes à saúde dos cidadãos.

    Para obter informações verídicas sobre a campanha, acesse canais oficiais como o Portal da campanha do Ministério da Saúde www.vacinacaoinfluenza.com.br ou o site da Organização Mundial de Saúde (OMS) www.who.int.

    Em caso de dúvidas: fernanda.scavacini@saude.gov.br

    ResponderExcluir
  2. Eu discordo sou adventista e jamais tomaria,prefiro nao explicar o porque,ate porque seria uma explicaçao mt grande mais a palavra que me faz ter duvidas sobre essa vacina eh ILLUMINATIS... pesquisem e se informem contra isso,assim voces saberem o que acontece debaixo do seus olhos ^^

    ResponderExcluir