sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O fim do mundo será em "2012"

No dia 11 de novembro de 2009, recebi o telefonema de um amigo que estava preocupado com o fim do mundo por causa do filme de Roland Emmerich, que coloca o tempo do fim em 21 de dezembro de “2012” (nome do filme). A data é sugerida por um Calendário da civilização Maia (cultura mesoamericana pré-colombiana).
A mídia tem aumentado a curiosidade pela ficção ao afirmar que um planeta de nome fictício (Nibiru) “entrará em choque com a Terra”. Basta você acessar o Google, digitar “2012” e encontrará uma enxurrada de “informações” sobre a “nova moda apocalíptica”. Para não cairmos nessa onda de euforia, é importante termos em mente que:
1) O Calendário Maia não é o Calendário de Deus;
2) Um filme que se propõe a ter sucesso de bilheteria por uns bons anos JAMAIS passará DE VERDADE a ideia que o mundo acabará em menos de três anos;
3) O “tempo do fim” na Bíblia é o fim do pecado e das consequências trágicas trazidas à humanidade (a principal, a morte. Ver Romanos 6:23). O “fim” ocorrerá por ocasião da volta gloriosa de Jesus (Apocalipse 1:17; Mateus 24:30, 31; 2 Pedro 3:10-13);
4) O Apocalipse não é sinônimo de catástrofes. O nome grego do último livro da Bíblia significa “Revelação” e, por isso, está relacionado com esperança e não com calamidades, como é passado pelos veículos de comunicação sensacionalistas. É nesses pontos que irei me deter, de maneira breve.

O CALENDÁRIO DE DEUS NÃO É O MESMO UTILIZADO PELOS MAIAS
Não devemos negar a dedicação dos Maias no estudo, especialmente da astronomia. Todavia, o tempo de Deus não é o tempo do ser humano. O “Calendário Divino” que aponta os sinais da volta de Cristo são: o capítulo 24 de Mateus, o capítulo 21 de Lucas e o capítulo 6 do livro do Apocalipse, entre outros. O Calendário de Deus não é numérico, mas, profético.
Portanto, o que os Maias dizem a respeito do fim do mundo deve ser desconsiderado por todo aquele que acredita na Bíblia e que ao menos tem bom senso.

DEUS TEM A HISTÓRIA NAS MÃOS DELE
Daniel 2 e Gálatas 4:4 mostram que os acontecimentos históricos estão nas mãos do Criador. De que maneira? Daniel 2 apresenta com milênios de antecedência o surgimento dos quatro grandes impérios mundiais (Babilônia, Medo-pérsia, Grécia e Roma) e dos países da Europa. Esses reinos e países são representados pelas diversas partes da estátua com a qual o rei de Babilônia sonhou . A grande estátua foi a forma didática de Deus comunicar a ele – e a nós – que só o Criador sabe o futuro e que Ele o tem sob Seu domínio.
Já Gálatas 4:4 nos ensina que Jesus veio pela primeira vez a esse mundo na “plenitude do tempo…” Portanto, se a primeira vinda de Cristo não foi “de qualquer jeito”, sem um planejamento Divino, a segunda vinda (Tito 2:13) também não será! Deus é organizado (1 Coríntios 14:34, 40) e sabe o tempo certo para cumprir Suas profecias que estão intimamente relacionadas com a nossa felicidade.

O TEMPO DO FIM
Biblicamente, o tempo do fim já começou em 1798. Isso é facilmente compreendido quando estudamos a profecia dos 1260 dias em Apocalipse 12:6, aprendemos que a igreja de Deus seria perseguida pelo dragão (Satanás e o império romano, aliado à Roma papal) por 1260 anos. (Em profecia, um dia equivale um ano. Ver Números 14:34 e Ezequiel 4:6, 7. Portanto, 1260 anos). Isso ocorreu de 538 a 1798, quando o general de Napoleão, Bertier, levou preso, da Capela Sistina, o papa Pio VI, dando um fim ao domínio perseguidor papal. O padre Jesuíta Joseph Rickaby disse que, quando o Papa Pio VI faleceu (ficou exilado depois de sua prisão), “a metade da Europa pensou que, junto com o papa morrera também o papado”. (MAXWELL, Uma Nova Era Segundo as Profecias do Apocalipse, p. 337).
A partir do ano de 1798 entramos no tempo do fim por que o poder papal havia sido “ferido” (Apocalipse 13:3) e também pelo fato de, em 1844 (de acordo com as profecias de Daniel 8:14 e Daniel 9), Deus ter começado Sua obra de avaliar a vida de cada ser humano (juízo antes da volta de Cristo – 1 Pedro 4:17) para mostrar ao universo quem realmente permaneceu fiel a Deus (2 Coríntios 5:10). Leia também Apocalipse 14:6, 7 e verá que Deus nos convida a nos prepararmos “pois é chegada a hora do seu juízo”.
Sendo que já estamos no tempo do fim; e que esse tempo culminará com a volta de Jesus Cristo para acabar com o pecado e a maldade que nos atormenta, não fica difícil entendermos que o mundo de pecado não chegará ao fim por que “um planeta se chocará com a terra”. Depois que todos os seres humanos tiverem oportunidade de se arrependerem dos seus erros e de aceitarem (ou não) o plano de Deus para salvá-los (2 Pedro 3:9), Jesus voltará em glória e majestade: “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” Mateus 25:31-34.
• Para alguns, a volta de Jesus será o fim (Apocalipse 6:14-17).• Para outros, o começo de uma nova vida (Isaías 25:9; Apocalipse 21:4).
Tudo irá depender das escolhas que fazemos a cada dia.
APOCALIPSE: O LIVRO DA ESPERANÇA
Como afirmei anteriormente, o termo “Apocalipse” significa “Revelação”. Não é um livro de tragédias ou mesmo “lacrado”, mas, a revelação de Deus de que há esperança para nosso mundo. Percebemos a mensagem de esperança do livro em vários textos. Eis alguns:
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7.
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.” Apocalipse 2:17.
“Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações” Apocalipse 2:26.
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apocalipse 3:13.
“Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.” Apocalipse 3:21.
Há motivo para temer um livro tão belo e importante para nossos dias? Claro que não! Mesmo porque a “bendita esperança” (Tito 2:13) que possibilitará o cumprimento dessas promessas (esse bendita esperança é também a mensagem principal do livro) é o retorno de Cristo a esse mundo! Não é por acaso que o apóstolo João finaliza o livro radiante de alegria e cheio de esperança:
“Aquele que dá testemunho destas coisas [Jesus Cristo] diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!” Apocalipse 22:20.
PARA O AUTOR DO FILME “2012”, O MUNDO NÃO ACABARÁ NESSE PERÍODO…
De acordo com o site http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1418115&seccao=Cinema:
“Emmerich anunciou que vai fazer uma continuação para TV de 2012, e mostrar o que aconteceu após a grande catástrofe. O título: 2013” (Grifos acrescentados).
Veja que nem mesmo o autor quer que o mundo acabe em 2012, pois, ele deseja escrever outro roteiro, para mais um filme. Portanto, julgar a criatividade de um profissional como sendo “a Palavra de Deus”; e permitir que qualquer alarme vindo de extremistas nos assuste, é imaturidade espiritual e desconhecimento das Escrituras, que afirmam que “o dia e a hora [da volta de Jesus] ninguém sabe…” (Mateus 24:36).
A falta de estudo da Bíblia e a disposição do ser humano em acreditar em qualquer coisa são fatores decisivos para criar esse tipo de medo desnecessário.
Em todos os momentos de nossa vida, quando “uma revelação nova” é exposta diante de nós, precisamos ser cristãos maduros na fé “Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.” Efésios 4:14.
Para maiores informações sobre a mensagem do Apocalipse, recomendo a leitura do excelente livro “Uma Nova Era Segundo as Profecias do Apocalipse”, de C. Mervyn Maxwell. Pode ser adquirido com a editora Casa
Publicadora Brasileira pelo site www.cpb.com.br ou pelo telefone 0800-979 0606.
Um abraço,
Leandro Quadros.
Fonte: Na Mira da Verdade

Desculpas para a licenciosidade

Deu no Gazeta Online: "Os mais atentos já notaram que adolescentes vêm incrementando o visual com mais um item: uma colorida pulseira de plástico. O objeto parece inocente. Mas, na realidade, é um código para experiências sexuais, onde cada cor significa um grau de intimidade, desde um abraço até o sexo propriamente dito. As pulseirinhas de silicone, agora promovidas 'a pulseiras do sexo', geraram o maior burburinho desde que começaram a aparecer. Alguns nem imaginam do que se trata. A moda, iniciada na Inglaterra, se disseminou pelo mundo, principalmente via internet, e é febre também dentro das escolas.

"Quem usa as pulseiras está automaticamente participando de um tipo de jogo (o Snap), que funciona assim: uns tentam arrebentar a pulseira do outro. Aquele que consegue ganha o direito ao 'ato' ao qual a cor da pulseira corresponde. As 'prendas' vão desde um carinho até uma atividade sexual.

"Há pais que já ligaram o sinal de alerta. E muitos ficam chocados quando descobrem que a pulseira usada pelo filho serve para esse tipo de 'brincadeira'."

(...)Esta foi publicada no blog Mulher 7x7: “Teve uma época em que circulou até uma corrente de e-mails alertando para o perigo de ser dopado em uma festa qualquer e acabar em uma banheira cheia de gelo, sem um rim, mas, de maneira geral, nunca pensei muito nesse risco. Talvez porque as medidas para evitar o perigo são simples: comprar pessoalmente a bebida que for consumir, ficar de olho no copo quando ele não estiver na sua mão e não aceitar ofertas de estranhos. Simples, não?
"Mesmo assim, ainda acontece de pessoas, principalmente mulheres, prestarem queixa de que foram vítimas do 'boa noite, Cinderela'. Mas, segundo um estudo publicado recentemente aqui no Reino Unido, a história está mais para conto da Carochinha: os pais devem se preocupar menos com o que pode estar dentro da bebida das filhas e mais com a bebida em si.
"De acordo com um acompanhamento feito pelo hospital Wrexham Maelor durante um ano, nenhuma das 75 pessoas que alegaram terem sido dopadas tinha traços de drogas no sangue. Nada de GHB, de quetamina ou de Rohypnol, substâncias usadas no golpe. O que o resultado apontava era uma quantidade exagerada de álcool no sangue dos pacientes, em sua maioria mulheres.
"A conclusão do estudo, apresentado em uma reportagem do jornal britânico Daily Mail, é que muitas mulheres recorrem ao ‘boa noite, Cinderela’ como uma desculpa por terem bebido demais e perdido o controle sobre si mesmas. Elas preferem acreditar que uma droga colocada por um estranho, e não os drinques que tomaram, seja responsável pelas loucuras que fizeram ou pela amnésia que enfrentam.
"'Sempre há uma suspeita de que as pessoas vão dizer que foram dopadas quando, talvez, elas tenham errado na avaliação da quantidade de álcool que ingeriram', diz Peter Saul, um dos médicos que conduziram a pesquisa. 'Se você for para casa e seus pais estiverem lá, e você chegar num estado terrível, depois de vir vomitando pelo caminho, você vai ganhar a simpatia deles se disser: 'Colocaram droga na minha bebida.' O mesmo não acontecerá se você disser: 'Bebi demais.' (...)
"Ao exagerar na quantidade de drinques, muitas mulheres acabam se colocando, involuntariamente, numa posição vulnerável. Com o poder de julgamento prejudicado e os sentidos amortecidos pelo álcool, elas podem virar presas fáceis para estupradores. E a confusão sobre o que de fato aconteceu pode prejudicar a apuração do crime."
Nota: Não faltam desculpas e subterfúgios para dar vazão aos instintos e ao pecado. Só que as consequências dessa vida desregrada do prazer pelo prazer cobram uma conta alta a curto, médio e longo prazo. As marcas físicas e psicológicas de atitudes impensadas podem ficar para a vida toda. O estilo de vida preconizado na Bíblia (o qual tem que ver com fidelidade, pureza, amor desinteressado, doação, etc.) continua e continuará sendo aquele que satisfaz nossos anseios por felicidade e realização. Experimente![MB]
Fonte: Criacionismo

Vestibular FAAMA

Confira a lista dos aprovados no vestibular da FAAMA
Clique aqui

Eleitos líderes para Associação Maranhense

São Luís, MA... [ASN] Acabam de ser eleitos todos os líderes que dirigirão os trabalhos da Associação Maranhense nos próximos quatro anos. O presidente já havia sido escolhido, pastor Ezequias Guimarães. Os demais líderes são: Secretário - Pr. Ramildo Bezerra; Tesoureiro - Prof. Adimilson Duarte; Ministério Pessoal, Ministério da Familia, Escola Sabatina e Pequenos Grupos - Pr. Márcio Carvalho; Evangelista e Ministerial - Pr. Nelson Filho; Educação - Prof. Almir Pires; Ministérios da Mulher, Criança e AFAM - Prof. Risomara Guimarães; e Ministério Jovem - Pr. Julio Gaya.
Todos os líderes, exceto o Ministério Jovem, estiveram à frente em seus respectivos departamentos no último quadriênio.
A VI Quadrienal da Associação Maranhense terminou com a mensagem do Pr. Ezequias Guimarães, que conclamou a cada líder a ser vitorioso, assim como “a Igreja é vitoriosa", declarou.
[Equipe ASN – Tatiane Lopes]

Estudante adventista é destaque na mídia

Maringá, PR ... [ASN] Entre 58.000 alunos a jovem Kelly Cristina dos Santos, estudante do 3º ano do ensino médio, da rede estadual de ensino, foi classificada em terceiro lugar na III Olimpíada de Redação da região de Maringá PR. Kelly freqüenta a Igreja Adventista desde pequena e para ela foi uma alegria participar da competição e dar bom testemunho da fé adventista.
Meios de comunicação destacaram conquista da aluna que é adventista.
A Olimpíada foi promovida pela Secretaria de Educação do Estado em parceria com o Núcleo Regional de Educação e a Polícia Rodoviária do Paraná. Ao todo, foram 58.000 candidatos que participaram da competição que teve como tema: “Causas e conseqüências das drogas no trânsito, na família e na sociedade”. Para o pastor distrital da Igreja Adventista do Jardim América, Izaias Silva, “é muito bom ver os jovens comprometidos com a missão dando um bom exemplo para a comunidade. Kelly tem se destacado em várias áreas da vida, inclusive na espiritual”, destacou. A notícia foi destaque em vários veículos de comunicação.
[Equipe ASN, Dina Karla Miranda]

1º Campori de Casais atrai gaúchos para evento pioneiro no Brasil

Pastor Marcos Bomfim fala aos participantes do Camporí
Gravataí, RS... [ASN] Não é bom que o homem esteja só. Ainda mais quando se trata de um acampamento só para casais, como o que foi realizado em Gravataí (RS), no último final de semana. Cento e oitenta casais participaram do programa em meio à natureza, em busca de orientações sobre como obter sucesso na vida a dois.

Recém-casados, como Paulo Conceição e Cássia Karhana, que se uniram há apenas 20 dias, e também aqueles que já têm mais tempo de estrada, a exemplo de seu Irineu Tadeu Rodrigues e dona Tereza Rodrigues, casados há 38 anos, prestigiaram o I Camporí de Casais. Conforme enfatiza o organizador da iniciativa, pastor Harry Streithorst, da Associação Central Sul-Rio-Grandense, o evento é pioneiro no Brasil.
Profissionais de diversas áreas trataram de assuntos fundamentais para a felicidade do casal. Saúde do homem e da mulher, sexualidade, superação de crises e equilíbrio orçamentário na família foram alguns dos eixos temáticos explorados. As palestras foram ministradas por várias autoridades nestes assuntos, entre elas o médico, Helevom Rosa e o pastor e especialista em aconselhamento familiar, Marcos Bomfim.

Por meio da música, a família Nascimento também deixou lições de encorajamento para os casais. Mesmo com a morte de um dos integrantes da família (o filho, que também cantava no grupo), num acidente de trânsito em 2006, eles não desanimaram.
É a primeira vez que Ruy Rocha Júnior e Simone Espíndola participam de um evento do gênero. "Não somos adventistas e ficamos sabendo do evento por meio de amigos. Foi um final de semana muito proveitoso para a nossa vida conjugal", avaliam.
A iniciativa consiste em um diferencial e num referencial, de acordo com o responsável por assuntos ligados à família na sede administrativa da Igreja Adventista no Sul do Brasil, pastor Marcos Bomfim. "O que me impressionou foi a visão da equipe responsável pelos Encontros de Casais Com Cristo (ECCs), de empregar a concepção que eles têm do programa de família para atingir mais gente", realça.
O fato de o evento ter sido realizado num sítio, cuja estada se deu em barracas, reduziu os custos e garantiu o acesso a um grupo mais expressivo. Uma ideia que o público gaúcho já comprou e deseja que se repita em breve.
A experiência marcou tanto a vida de Éderson Roberto Soares, que ele decidiu presentear a esposa e demonstrar publicamente seu amor à Deus por meio do batismo.
Nesta segunda-feira, casais que participaram ainda enviavam mensagens para a equipe coordenadora do evento a fim de agradecer pelos conselhos que impactaram suas vidas. Foi o caso de Diésel de Souza: "Esse Camporí fez grande diferença na minha vida e na do meu esposo e tenho certeza de que foi uma bênção na vida de cada um que esteve lá. Acho que devemos ter mais programas como esse", declarou.
Diante da resposta positiva do público, uma nova edição do evento já está marcada para 2011, segundo adiantou Harry Streithorst.

[Equipe ASN - Márcio Tonetti]
Inscriçoes e informações pelo fone:8115-7081

Igreja Escolhe representantes da ABA para os próximos quatro anos

O domingo dia 22 de novembro foi decisivo para a Igreja Adventistas do Norte do Pará e Amapá, tudo por conta da XV Assembleia Quadrienal da Associação Baixo Amazonas (ABA).
Uma equipe formada por aproximadamente 450 delegados compareceram a Faculdade Adventista da Amazônia para participar do processo de escolha dos líderes da instituição nos seus diversos departamentos. A primeira nomeação foi do Pastor Wagner Aragão para Presidente. Ele já estava na função desde o inicio de 2009 e agora ficará frente à Associação pelos próximos 4 anos.
A novidade entre os administradores foi a nomeação do Pastor Wiliams Moreira Cesar como Secretário, em substituição ao Pr. Alijofran Brandão, chamado há poucos dias para ser o Secretário da nova União Noroeste. O Pr. Wiliams vem da Missão Sul Maranhense, onde ocupava a função de Secretário e Departamental de mordomia.
Para a Tesouraria, a nomeação foi para o Pastor Demir Di Berardino, que já estava na função há dois anos e agora recebeu o voto de confiança da Igreja e continuará por mais um quadriênio. Nos Departamentos, a Igreja votou a seguinte configuração:
O Ministério da Mulher continua com Rubenita Aragão, que também fica a frente do Ministério da Criança e AFAM.
Ministério de Publicações continua com Pastor Cícero Rodrigues.
Ministério Pessoal e Escola Sabatina continua sob a direção do Pr. Evaldo Oliveira.
Associação Ministerial também continua com Pr. Alberto Oliveira.
Para o Departamento de Educação foi nomeada a Professora Ligia Simplicio, em substituição ao Professor Valdir Mota. A professora Ligia ocupava a função de Diretora Acadêmica do Instituto Adventista Grão Pará.
Para o Ministério Jovem o nomeado foi o Pastor Renato Seixas, em substituição ao Pastor Agenilton Marques. Pastor Seixas ocupava essa mesma função desde 2006 na Missão Sul Maranhense.
A escolha demorou aproximadamente 5 horas, e foi coordenada pelo Presidente da União Norte Brasileira, Pastor Leonino Barbosa.
Para Leonino “A Igreja de Deus na ABA está bem representada, e Deus agiu nesta Assembléia, agora é hora da Igreja continuar orando para que as bênçãos de Deus continuem caindo sobre a Igreja neste território cheio de desafios”.

Ausência

Os que visitam nosso blog já devem ter percebido que ultimamente as postagens das matérias diminuíram consideravelmente. Quero informar aos leitores deste que estivemos um pouco ausentes devido outros compromissos, mas que já estamos retornando as atividades.
Para iniciar quero lembrar que devido tal ausência, precisaremos nos atualizar de tudo o que foi notícia nesses dias passados, e isso você perceberá com certeza.
Esperamos contar com sua compreensão. Prepare-se para ver novamente um blog cheio de matérias para você amigo leitor.
Um grande abraço.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009


LEI FEDERAL DO SÁBADO TEM REDAÇÃO PARAENSE

Na quinta-feira dia 12 de novembro de 2009 o vereador Nemias Valentim a convite do deputado Federal Nilson Pinto esteve em Brasília liderando uma caravana de pastores das associações paraenses, que visitou a câmara federal.
O objetivo foi sensibilizar o presidente da instituição o deputado Michel Temer para que a lei seja levada ao plenário para votação. Destacamos que a redação da Lei é de conformidade com a Lei Municipal de autoria do vereador Nemias Valentim. Lembrando que a lei também existe em nível estadual com transcrição da lei municipal. A mesma foi apresentada pelo deputado Federal Nilson Pinto.
Na oportunidade estiveram os pastores Wagner Aragão, presidente da Associação Baixo amazonas, Pastores Gilberto Ribeiro e Josias da Costa, respectivamente, presidente e tesoureiro da Associação Sul do Pará, além do pastor e doutor José Lira Sobrinho do Hospital Advenstista de Belém, irmão Vidal e o Senador Flexa
Ribeiro.
“É uma grande honra termos uma lei paraense como referência para a lei federal” disse Nemias Valentim emocionado ao comentar sobre sua lei original. Continuemos com essa corrente de oração para que logo, logo o projeto da Lei do Sábado, seja levado ao plenário da Câmara dos Deputados.
Colaboração,
Martins
Fonte: Blog do Oséias - www.blogdooseias.blogspot.com

Vestibular FAAMA

No domingo passado dia 15.11 aconteceu a tão esperada prova para os candidatos há uma vaga para o vestibular de Teologia da FAAMA(Faculdade Adventista da Amazônia). Segundo informações mais de 500 inscrições foram feitas via internet, mas nem todos estes confirmaram fazendo o devido pagamento da mesma. Diz-se que a média estava de 7 por 1, o que torna então mais fácil a disputa tendo em comparação a outras faculdades, onde alguns cursos chega a ter-se a média de 20 a 30 por 1. Os vestibulandos ficaram de certa forma alegres, pois assim aumentam suas chances.
O Instituto Adventista Grão Pará estava movimentado neste dia, além da prova para o vestibular, outras atividades educacionais também estavam realizando-se ali naquele dia.
A entrevista para os candidatos ao vestibular de Teologia começou umas 8h mais ou menos, e olha que esperava-se uns 70 candidatos. Dava-se para perceber o nervosismo presente em cada candidato, bem como também a ardente vontade de servir a Deus como Seu Ministro. Tanto é que muitos foram bem apresentados, só faltou um paletó, parecia até um desfile de pastores.
A partir das 13h:50m iniciou-se a prova em si, tendo seu término previsto para as 18h. Foram horas de atenção, concentração, sabendo-se que dali dependia a realização de um sonho. Havia candidatos de todas as idades, ambos lutando com afinco pela realização de uma boa prova.
Particularmente fazer esta prova para mim foi um grande desafio, eu e mais 03 amigos do distrito fizemos esta prova e ambos queremos seguir adiante. Todos aguardamos com ansiedade a divulgação do resultado no dia 26 deste mês.

ABA tem novo tesoureiro de Educação

A Associação Baixo Amazonas nomeou como novo tesoureiro para o Departamento de Educação, o irmão Hermann Manquart Machado que atualmente tem exercido a função de tesoureiro no Instituto Adventista Grão Pará. Muitos estão apostando que o mesmo fará um bom trabalho.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Batismos na ABA

Veja abaixo o novo ranking de batismo da Associação Baixo Amazonas e observe o desempenho de seu distrito.Nota:1- Entre os 10 primeiros distritos apenas 2 são da capital, no mês passado este número era de 4; 2- Breves teve crescimento surpreendente em outubro, foram 65 batismos. Porto Grande com seus 53 batismos ficou logo atrás; 3- Entre os da capital Brasília com 135 batismos superou o Marco I com 120; 4- O distrito do Tenoné estava em 7º, hoje somos o 3º entre os da capital com 119 batismos; 5- O distrito do Marco II é o ultimo com apenas 30 batismos durante o ano; 6- Em vermelho estão os 5 primeiros da capital e região metropolitana.

Assembleia define os líderes para as missões da Região Norte do Brasil

No segundo dia da 13ª Assembléia Quinquenal da União Norte Brasileira (UNB), foi nomeada a administração das missões que integram a União. A Sessão Plenária foi realizada na Faculdade Adventista da Amazônia em Benevides-PA, presidida pelo Pastor Erton Kohler, líder da Divisão Sul Americana. Segundo Köhler, “as nomeações foram feitas de forma madura, todos os líderes participaram com o mesmo propósito”, avaliou.
Pr. Erton Köhler fala ao lado dos líderes eleitos da Região Norte do BrasilA administração da UNB foi escolhida na tarde de ontem, 17, pelos líderes dos campos da Divisão Sul Americana.
Pastor Leonino Barbosa Santiago foi nomeado como presidente, os pastores José Clodoaldo Barbosa e Volnei Porto foram reeleitos nas suas funções, como secretário e tesoureiro, respectivamente. Com a aprovação da criação da União Noroeste Brasileira (UNOB) durante a Quinquenal, a divisão do território exigiu algumas adaptações nos departamentos da UNB. Pastor Clodoaldo Barbosa assume a Associação Ministerial, Mordomia Cristã, Saúde, Testamentos e Legados, além da Secretaria. Pastor Geison Florêncio foi nomeado líder do Evangelismo, Ministérios Pessoais e Escola Sabatina e sua esposa, Cibele Florêncio, foi escolhida como líder dos Ministérios da Mulher, Área Feminina da Associação Ministerial e Ministérios da Criança. Nos demais departamentos, também foram feitos alguns ajustes. Pastor Aquino Bastos continua como líder do Ministério Jovem, Música e Comunicação, Dr. Marco Góes como diretor de Educação, pastor Hélio Machado no Ministério das Publicações e Espírito de Profecia e o pastor Volney Porto, como líder da ADRA, Expansão Patrimonial, além da Tesouraria.
Para a escolha dos líderes das Missões, os 132 delegados foram divididos, escolhendo separadamente os líderes das Missões da UNB e da UNOB. Na União Norte, as mudanças foram poucas. A Missão Sul Maranhense e a Missão Maranhense, (que em 2010, passa a ser Associação), continuam com a mesma liderança de 2009. Houve alterações na Missão Oeste do Pará (MOPa), localizada em Santarém, para onde foi nomeado pastor Fernando Lima como presidente. Ele atuava como secretário da Associação Sul do Pará (sede em Marabá-PA) nos últimos anos. Pastor Ozéias Costa continua como secretário da MOPa, onde atua há um ano e Juliano Almeida foi nomeado como Tesoureiro. Almeida estava atualmente na Associação Baixo Amazonas, na função de tesoureiro Assistente da Educação Adventista.
No último dia das reuniões, 18, a agenda da UNB deve escolher os administradores do Hospital Adventista de Belém e da Faculdade Adventista da Amazônia, enquanto a UNOB nomeia a administração do Hospital Adventista de Manaus.
As mudanças nos campos do norte continuam com a realização das assembleias da Associação Baixo Amazonas (22 e 23 de novembro), Missão Maranhense (24 e 25 de novembro), Associação Central Amazonas (29 e 30 de novembro), Associação Amazonas Roraima (01 e 02 de dezembro), Missão Sul Maranhense (06 e 07 de dezembro) e Associação Sul do Pará (13 e 14 de dezembro).
[Equpie ASN, Alínic Carmo

terça-feira, 17 de novembro de 2009

UNB tem novo presidente

Pr. Leontino Santiago é o novo presidente da União Norte Brasileira Belém, PA ... [ASN] Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, dia 16, com participação da administração da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, foi escolhido o novo presidente da União Norte da Igreja Adventista, que abrange parte dos estados desta região. É Leonino Santiago, que havia sido nomeado na semana passada como secretário da nova União Noroeste Brasileira. Santiago atuou como presidente da Associação Sul de Rondônia anteriormente, está há 14 anos no ministério e tem 38 anos de idade. “É um líder jovem que, apesar de ser jovem e ter sido presidente em uma só associação, está sendo chamado para uma grande obra", comentou o presidente da Divisão, pastor Erton Köhler.

Pr. Alijofran é o novo secretário da UNoB

Com a nomeação do Pr. Leonino para Presidente da UNB, foi escolhido para secretariar a União Noroeste Brasileira, com séde em Manaus, o Pr. Alijofran Brandão, que até então era o secretário da Associação Baixo Amazonas.
Com isso, a ABA vai ter que escolher um novo secretário em sua assembléia da próxima semana.
Fonte: Blog do Oséias

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Novo Presidente

Nesta segunda-feira deve ser definido o nome do novo Presidente da União Norte Brasileira. Duas coisas já se podem prever:
1 - Não será nenhum dos presidentes de Associações ou Missões da UNB;
2 - Neste caso, obviamente, o escolhido deve vir de outra União.
O foco está no nordeste e na APLAC. Não vou citar nomes. Uma coisa é certa, até a abertura da Quinquenal da UNB, na noite de hoje, já saberemos sobre quem recaiu a escolha. E que o mesmo seja mui bem-vindo ao nosso campo.
Estou apostando que o Pr. Erthon chegará acompanhado do novo Presidente da UNB nesta segunda-feira. Vamos aguardar...um pouquinho mais....

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

VIGILIA IMPERDÍVEL

Os jovens do Marco realizam uma vigilia na noite/madrugada deste sábado/domingo que promete excelentes benefícios espirituais aos presentes. Com o tema " Porque sou adventista", a programação será iniciada as 21h00 e terá as participações dos Pastores Marlinton Lopes, Ezinaldo Pereira, Davi Tavares e Stevam Schefell. Muita oração, consagração e louvor devem nortear a vigilia jovem.

MARLINTON É O NOVO PRESIDENTE DA UNIÃO SUL

Como já era previsto desde julho, o novo Presidente da União Sul Brasileira nomeado na manhã desta sexta-feira, é o Pr. Marlinton Lopes, atual Presidente da União Norte Brasileira. Essa possibilidade já me havia chegado desde quarta-feira. Segurei-a para não causar tensão.
O Pr. Marlinton é gaúcho e terá uma grande oportunidade de servir a Igreja de Deus em sua Terra. Meus votos de muito sucesso e as bençãos de Deus a Ele nesse novo desafio.
Seu provável substituto na UNB provavelmente será uma pessoa muito conhecida em nosso Campo. Aguardem! " É só um pouco mais....um pouquinho mais..."
A vigilia da qual o Pr. Marlinton participará neste sábado a noite no Marco já terá tom de despedida, embora ainda não se saiba se caberá a Ele ou a seu substituto a coordenação das diversas assembléias que começarão a acontecer já a partir deste domingo, com a quinquenal da própria União Norte Brasileira.
Por outro lado os funcionários da UNB vão pra casa sem saber quem administrará a partir de segunda-feira.
Nota: Tão logo foi confirmada a saída do Pr. Marlinton Lopes da UNB para assumir a União Sul Brasileira, um dos melhores campos de toda a Divisão, por sua estrutura e pujança, o clima entre funcionários, obreiros, departamentais e até presidentes de campos da UNB foi de muita tristeza. Pelo que se pode notar a família Lopes desfrutava do carinho e da admiração de todos.
Fonte: Blog do Oséias

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Novas associações e missões são criadas durante reunião geral dos adventistas na América do Sul

Santa Cruz de La Sierra, Bolívia ... [ASN] Várias decisões importantes são tomadas na maior reunião plenária da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul. Algumas delas mostram o crescimento da abrangência adventista em vários territórios e evidenciam a preocupação da liderança em criar novas associações ou missões com sustentabilidade financeira, de liderança e capacidade de mobilização missionária.
Foi aprovada a mudança de status de missões, ou seja, regiões administrativas que compreendem, às vezes, estados, departamentos ou cidades, mas que ainda não possuem autosuficiência financeira (dependem de subvenções das entidades superiores como as uniões) e nem de liderança. A Missão Paulista do Vale do Paraíba, com sede em São José dos Campos (SP) passará a ser associação a partir de janeiro de 2010. O mesmo vai acontecer com a Missão Maranhense que, em 2010, torna-se oficialmente Associação Maranhense, com sede em São Luís. O secretário da Divisão Sul-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Bolívar Alaña, explica que à medida que a igreja cresce em determinada parte de um país ou região menor e se torna madura pode vir a ser uma associação. Ao mesmo tempo, foi aprovado o estudo da possibilidade de se reorganizar o território da atual Missão Sergipe-Alagoas, no Nordeste brasileiro para criação de uma nova missão naquela região posteriormente. Outra aprovação foi a reorganização da Associação Peruana Central Norte, com sede em Lima, no Peru, que se transformará em uma nova associação e em uma missão. As duas novas regiões são: Associação Peruana Central Oeste e Missão Peruana Central Leste.
[Equipe ASN, Felipe Lemos]

Presidiário decide ser batizado durante série de evangelismo

Maringá, PR ... [ASN] Durante a semana de evangelismo Futuro com Esperança, entre os dias 24 e 31 de outubro, pelo orador Mark Finley, Marquinhos, presidiário em liberdade condicional, foi convidado pela líder do Ministério da Prisão de Maringá, Ruth Tesche, para assistir às mensagens espirituais na Igreja Central de Maringá. No decorrer da programação, o presidiário afirmou o desejo de ser batizado. "O meu maior sonho é ser salvo por Deus, não quero mais nada só paz em meu coração ao lado de Jesus", afirmou Marquinhos.
Segundo a coordenadora geral do Ministério da Prisão, Ruth, a maior alegria da semana de oração foi a decisão dele. "Foram 30 anos de oração intercessória por Marquinhos, ele sempre dizia não estar preparado e seguir os princípios. Mas, essa semana foi uma grande benção, Deus sempre atende as nossas orações", destaca Ruth.
[Equipe ASN, Dina Karla Miranda]

Igrejas da Missão Oeste do Pará realizam Projeto Bálsamo e alimentam vidas

Santarém, PA... [ASN] No dia 2 de novembro, em todas as igrejas da Missão Oeste do Pará, localizada em Santarém-PA, aproveitando o feriado nacional do Dia de Finados, foi realizado o Projeto Bálsamo. O projeto consiste na entrega de literaturas espirituais nos principais cemitérios das cidades da região. Foram mais de três mil folhetos entregues por desbravadores e jovens das igrejas às pessoas que estiveram visitando seus entes falecidos. Na ocasião foi apresentado, no programa “Ouvindo a voz de Deus”, na rádio local da cidade de Rurópolis/PA, o tema “Vida após a Morte”, feito pelo locutor da rádio. A finalidade dessa disposição das igrejas é levar a mensagem de esperança do reencontro, na ressurreição, com seus entes queridos quando Cristo retornar, bem como mostrar o amor de Jesus por nós. Os membros da igreja de Interventuria, em Santarém, por sua vez, complementando o dia, distribuíram “Sopão” no Hospital Municipal Santarém. O projeto Alimentando Vidas, que é realizado uma vez ao mês, teve início por volta do mês de maio deste ano. Com a entrega da sopa é também feita a entrega do livro “Sinais de Esperança”.
O objetivo dessa iniciativa é levar, além do alimento material, o espiritual também. Nesta ocasião foram entregues cerca de 320 literaturas dentre livros, revistas e folhetos. Dentre as pessoas que receberam os livros estavam os enfermeiros e médicos. A proposta para o próximo mês é dobrar o número de literaturas entregues. O evento contou com o apoio do pastor da região Central de Santarém, João Batista Fernandes, e do tesoureiro da Missão Oeste do Pará (MOPa), Laércio Mazzo.
[Equipe ASN - Elone Vieira Carvalho]

Ingestão de marisco aumenta risco de diabetes

A ingestão regular de peixe branco e gordo protege contra o desenvolvimento da diabetes tipo 2. No entanto, a ingestão de marisco parece ter um efeito contrário, revela um estudo publicado na revista Diabetes Care. Para esse estudo, os pesquisadores da University of Cambridge, no Reino Unido, contaram com a participação de 9.801 homens e 12.183 mulheres saudáveis, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, os quais forneceram dados relativos ao seu consumo semanal de marisco e peixe branco, nomeadamente, bacalhau, linguado ou peixe gordo, como a cavala, arenque, atum e salmão.
Fonte: Criacionismo

O preço da beleza - coelhos pagam o pato

Testes em laboratório estão forçando coelhos a passar diariamente horas totalmente presos em caixas bem apertadas. Tudo para estudar a eficácia de substâncias antirrugas. A cena foi captada por um funcionário do próprio Laboratório Wickham, em Hants (Inglaterra). Os animais recebem injeções de Dysport, rival do Botox, nas orelhas.
O denunciante estava a serviço do Sindicato Britânico pela Abolição de Experiências com Animais.
O governo do Reino Unido disse que investigará a denúncia e tomará medidas urgentes para deter os abusos contra animais cometidos por indústrias farmacêuticas.
O diretor técnico do laboratório disse estar comprometido com o bem-estar dos animais. Nota-se...
(Page Not Found)
Nota: Infelizmente, o ser humano acha que sua pele, seus cabelos e seu estômago são mais importantes que os animais usados em testes e como comida.[MB]
Fonte: Criacionismo

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Oh Parabéns pra Você...

Nossa amada eleita do Senhor se encontra em festa pela passagem de aniversário de mais alguns de seus membros neste mês. Como é bom completar mais uma ano de vida, principalmente se o mesmo é realizado na presença do grande Deus. Será que teremos bolo em uma das casas desses amados? e se houver será que seremos convidados? O mais importante é que todos estejamos unidos e julilosos por tal data especial para nossos amados.

04.11 • Expedita Moura
15.11 • Antoniel Almeida
18.11 • Pedro Augusto
19.11 • Carlos Ernesto
29.11 • Thiago Costa
30.11 • Hailton Lobato

Aos aniversariantes:
O Propósito de Deus Para com a Juventude
Para que a obra possa avançar em todos os ramos, Deus pede vigor, zelo e coragem próprios dos jovens. Ele escolheu a juventude para ajudar no progresso de Sua causa. Planejar com clareza de espírito e executar com mãos valorosas, exige energias novas e sãs.
Os jovens, homens e mulheres, são convidados a consagrar a Deus a força de sua juventude, a fim de que, pelo exercício de suas faculdades, mediante vivacidade de pensamento e vigor de ação, possam glorificá-Lo, e levar salvação a seus semelhantes. (Mensagem aos Jovens pág 14)

Que o nosso Deus abençoe grandemente a cada um, concedendo-lhes força e integridade para continuarem firmes em Seus caminhos. Lembrem-se amados que esta igreja ama vocês! Parabéns... Felicidades...

Um grande abraço caloroso a cada aniversariante.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009


Não está fazendo falta...

Toda noite era mesma coisa. Cansado de um dia fatigante de trabalho, me estirava na poltrona e ligava a televisão. Queria ver o jornal, me inteirar das notícias do dia. Minha esposa, igualmente cansada, compartilhava desses momentos e avançava a hora, assistindo a novela e, depois, colocávamos em qualquer canal onde houvesse imagens e uma falação qualquer.
Mas nossa “alegria” durou pouco. Vieram os filhos – um seguido do outro, com pouca diferença de idade. No princípio, nos requisitavam com seus choros e necessidades que todo bebê tem. Quando cresceram um pouco mais, estavam sempre em nosso encalço; eu os chamava de “grudinhos”, pois o tempo todo estavam “grudados” em nós.

Apesar das dificuldades de ser pai e mãe de duas criancinhas, conseguíamos conciliar alguns momentos em frente ao televisor (momentos que sempre eram de alguma forma interrompidos).

Tudo chegou a um limite insuportável, numa fase em que nossos filhos, quando chegávamos em casa, queriam nossa atenção. Vinham para a sala enquanto assistíamos TV e espalhavam seus brinquedos ao chão. Durante a brincadeira, tentavam chamar, desviar nosso foco para eles, gritando, perguntando, fazendo birra, pedindo coisas. Houve um momento, então, que eu explodi. Vociferando, coloquei todo mundo pra correr. Mandei juntar os brinquedos da sala e entrar no quarto. Minhas crianças me olharam com aquela cara de gatinhos molhados. Em silêncio, encerraram a brincadeira e se recolheram no quarto.

Finalmente, acomodei-me na poltrona para assistir ao telejornal. Minha esposa, que estava logo ao lado, me olhou com reprovação. Levantou-se e foi para o quarto com as crianças. “Tudo bem”, pensei, e fiquei ali, sozinho, com a caixa de imagens. Então pude aproveitar... mas não aproveitei... Uma sucessão de notícias de desastres, violência, corrupção e outras incontáveis atrocidades invadiram minha mente.

Saí da frente da TV “pesado”. Fui até o quarto onde minha esposa brincava com as crianças. Avisei que começaria a novela e ela disse que não iria assistir. Pude ver o semblante das minhas crianças, ainda assustadas com meu surto diante da televisão.

No dia seguinte, não ligamos o aparelho. Alguns dias depois, estragou uma peça da antena parabólica e não mandamos arrumar, pois, em conversa com minha esposa Elisa, eu disse que não havia como darmos atenção para o televisor e às crianças ao mesmo tempo. Assim, tomamos nossa decisão. Concordamos em dar atenção aos nossos filhos.

Nossos dias, noites e fins de semana continuaram sendo tão intensos como antes. Nossos filhos continuaram requisitando a mesma atenção de antes. Mas havia uma diferença: tínhamos mais tempo para eles. Minha esposa e eu podíamos atendê-los com mais frequência. O tempo que passávamos em frente à televisão começou a ser dedicado à Lívia e ao Kalel. Líamos, conversávamos, contávamos anedotas, fazíamos cócegas, montávamos aquelas atividades que vêm na revista Nosso Amiguinho, ou, simplesmente, ficávamos no ambiente em que eles estavam, fazendo alguma atividade paralela (ler, por exemplo).

Minha esposa não sabe mais quais são as novelas da TV e eu, para me atualizar das notícias, acesso um ou outro site e elejo exatamente o que quero ler. Em casa, nós que controlamos o que queremos assistir, por meio de vídeos e CDs que adquirimos.

Faz mais de três anos que não acompanhamos mais a programação de qualquer canal e confesso: não está fazendo falta. Desligar o aparelho e dar atenção aos filhos e, também, dedicar mais tempo para outras atividades, foi uma ótima escolha. Experimente. Você vai se surpreender, pois existe vida além da tela.

(Denis Cruz, funcionário público no Mato Grosso do Sul e escritor. Publica no site http://www.outraleitura.com.br/)

Fonte: Criacionismo

Seria errado ter uma Árvore de Natal na igreja?

Olá! Está se aproximando o Natal, e os preparativos para o mesmo já começaram. Os momentos de festa objetivam, também, deixar-nos mais cheios de alegria, e não de dúvidas. E entre nós cristãos, a cada fim de ano, sempre surge esta pergunta: “Seria errado ter uma árvore de natal na igreja?”. Bom, desta vez, vou deixar que uma conselheira bem mais experiente que eu responda a pergunta. Portanto, com você, Ellen G. White:
“Deus muito Se alegraria se no Natal cada igreja tivesse uma árvore de Natal sobre a qual pendurar ofertas, grandes e pequenas, para essas casas de culto. Têm chegado a nós cartas com a interrogação: Devemos ter árvores de Natal? Não seria isto acompanhar o mundo? Respondemos: Podeis fazê-lo à semelhança do mundo, se tiverdes disposição para isto, ou podeis fazê-lo muito diferente. Não há particular pecado em selecionar um fragrante pinheiro e pô-lo em nossas igrejas, mas o pecado está no motivo que induz à ação e no uso que é feito dos presentes postos na árvore.
A árvore pode ser tão alta e seus ramos tão vastos quanto o requeiram a ocasião; mas os seus galhos estejam carregados com o fruto de ouro e prata de vossa beneficência, e apresentai isto a Deus como vosso presente de Natal. Sejam vossas doações santificadas pela oração”. Review and Herald, 11 de dezembro de 1879.
“As festividades de Natal e Ano Novo podem e devem ser celebradas em favor dos necessitados. Deus é glorificado quando ajudamos os necessitados que têm família grande para sustentar”. Manuscrito 13, 1896.
Árvore de Natal com Ofertas Missionárias não é Pecado
“Não devem os pais adotar a posição de que uma árvore de Natal posta na igreja para alegrar os alunos da Escola Sabatina seja pecado, pois pode ela ser uma grande bênção. Ponde-lhes diante do espírito objetos benevolentes. Em nenhum caso o mero divertimento deve ser o objetivo dessas reuniões. Conquanto possa haver alguns que transformarão essas reuniões em ocasiões de descuidada leviandade, e cujo espírito não recebeu as impressões divinas, outros espíritos e caracteres há para quem essas reuniões serão altamente benéficas. Estou plenamente convicta de que inocentes substitutos podem ser providos para muitas reuniões que desmoralizam”. Review and Herald, 9 de dezembro de 1884.
O meu desejo, querido irmão, é que, neste Natal, sua igreja possa ser uma benção cristã para a sociedade.
Boas festas!

Valdeci Junior.(site: Advir)

Mineiro é o Vencedor do Bom de Bíblia - Categoria A

Niterói, RJ... [ASN] O desbravador Misael Cunha Guimarães, de Janaúba, norte de Minas Gerais, venceu a final sul-americana do concurso “Bom de Bíblia”, sábado, 31 de outubro, em Jacareí, SP. Desta forma, a União Este Brasileira (UEB) se sagra duas vezes campeã do concurso bíblico que envolveu oito países na América do Sul. Ao vencer a finalíssima da Divisão Sul-Americana, na categoria A, de 10 a 12 anos, Misael, entre outros prêmios, ganhou duas passagens aéreas para qualquer lugar do continente sul-americano. “Ele escolheu ir conhecer o Chile”, informa o diretor do Ministério Jovem da UEB, pastor Udolcy Zukowski. O certame foi transmitido via satélite, pela TV Novo Tempo.No ano passado, o vencedor do “Bom de Bíblia” também foi da União Este Brasileira. O prêmio ficou com Rodrigo Otávio da Silva. Hoje, ele tem 18 anos e estuda teologia na Universidade Adventista da Bolívia.

[Equipe ASN - Jael Eneas]

Campeão da categoria “B” do Bom de Bíblia é maranhense

São Luís, MA... [ASN] Ser bom de Bíblia é um dever de todo cristão. E foi exatamente este dever cumprido que 24 juvenis e desbravadores, de 12 Uniões da América do Sul, demonstraram sendo os finalistas do III Concurso Bom de Bíblia, promovido pela Divisão Sul-Americana. O concurso foi dividido em duas categorias: A, de 10 a 12 anos e B, de 13 a 15 anos. Até chegarem à final, todos passaram por seis etapas eliminatórias, e no dia 31 de outubro, estavam no estúdio da TV Novo Tempo, em Jacareí-SP, para a grande decisão. Stefano Walker, um nome imponente para um jovem de apenas 15 anos, campeão da categoria B do concurso, pertence ao clube de desbravadores El Shaday, do distrito São Cristóvão, em São Luís-MA. Stefano conta como é sua maratona de estudos: “Eu estudo a bíblia sete horas por dia em 3 versões diferentes. Perto do concurso, intensifiquei meus estudos agregando a ele mais de duas mil perguntas que me ajudaram a decorar diversas informações”, declara.
A mobilização de sua igreja e família foi tamanha, que em seu retorno, 2 horas da manhã de segunda-feira, 2 de novembro, uma recepção calorosa, com faixas e gritos de guerra, recebeu o jovem com muita festa no aeroporto da capital maranhense.
Para a mãe de Stefano, Maria Clenilda Pereira, apesar da emoção, não foi nenhuma surpresa sua vitória. “Meu filho é muito dedicado ao estudo da Palavra de Deus, e o empenho que ele demonstrou na sua preparação fez coerente sua vitória”, elogia.
Stefano ganhou uma viagem para qualquer lugar da América do Sul com direito a acompanhante, mas o verdadeiro prêmio para ele é mostrar a todos que ser “Bom de Bíblia” é um estilo de vida.
[Equipe ASN – Tatiane Lopes]

Veja dá barrigada histórica

Num dos boxes da matéria de capa desta semana, Veja comete o equívoco de chamar Guilherme Miller de “adventista”. Na verdade, Miller era batista e nunca se tornou adventista do sétimo dia, como alguns confundem. José Bates, Tiago White e Ellen Gould Harmon, esses, sim, podem ser considerados três dos fundadores do movimento que viria a ser conhecido como Igreja Adventista do Sétimo Dia. Embora esses e milhares de outros cristãos tenham passado pelo desapontamento de 1844 (devido à má interpretação do evento previsto nas profecias de Daniel para aquele ano), a Igreja Adventista, oficialmente organizada em 1863, nunca marcou datas para a volta de Jesus, como aconteceu com as testemunhas de Jeová, por exemplo. Para mais detalhes sobre a história do milerismo e do adventismo, clique aqui.

(*) Em jornalismo, "barrigada" é o erro cometido geralmente por falta de apuração adequada.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Semana de Colheita

A Igreja Adventista do Sétimo Dia do Distrito do Tenoné - Belém - Pa, viveu momentos únicos neste final de semana abençoado pelo nosso Deus. A semana de colheita foi uma benção podemos assim expressar, afinal, nossa igreja Sede esteve repleta de pessoas sedentas pela Palavra de Deus. Pessoas estas vindas das 9 igrejas que componentes do distrito, todas desejosas pelo amor infinito do Pai. O Pr. Geison Arley departamental de Escola Sabatina e MIPES da UNB, foi o orador oficial desta bonita festa espiritual.
A semana de colheita foi coroada com os batismos ocorridos de quinta a sábado, foram um total de 22 batismos para honra e glória do Senhor, que somados aos 15 já realizados anteriormente, chegamos ao total de 37 batismos no mês de outubro, Aleluia, louvado seja o Senhor. Este foi o mês que mais batizamos durante o ano, pelo menos até agora. Vale salientar que no blog do amigo Oséias(http://www.blogdooséias.blogspot.com/), consta que batizamos mais de 40, mas o número real é este acima citado.
Com esta nova arrancada alcançamos a marca de 119 batismo, Amém! o que equivale a 74% da meta pastoral para o ano, conforme você pode visualizar abaixo na tabela, fica faltando então apenas 41 batismos, e temos 2 meses para isso, para alcançarmos a meta do distrito que é de 160. Será que conseguiremos amados? Fica aí o desafio para cada líder e irmão de igreja. Se dividirmos esse valor pelas igrejas do distrito daria a média de 5 batismos por igreja tendo ainda 2 meses pela frente. Acredito que é possível sim. Vale ressaltar que no ano passado batizamos apenas 103 pessoas, pra quem gosta de números como eu, isso significa um aumento de mais de 15% em relação ao ano anterior.
Para finalizar dizemos que Deus tem abençoado nosso amado distrito do Tenoné, e se as bençãos não são maiores é porque não andamos a 2ª milha. Basta trabalhar amados, é trabalhando que se consegue ir longe, alcançando-se assim os ideais desejados. Veja acima como ficou o QBP, bem como também o desempenho de sua congregação.
Um grande abraço a todos...

Beijar o mesmo homem protege contra doença

Cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, descobriram que durante o beijo, o homem pode inocular o citomegalovirus - um vírus que vive na saliva masculina - na mulher. Apesar de inofensivo em pessoas adultas, o vírus pode ser extrememente perigoso durante a gravidez, levando ao aborto ou à deficiência do feto. Por isso, a melhor imunização é beijar. Só que para garantir bons resultados, o médico responsável pela pesquisa divulgada no jornal Medical Hypotheses, doutor Colin Hendrie, recomenda que a mulher beije o mesmo homem durante cerca de seis meses antes da gravidez. Assim, dá tempo de o corpo preparar os anticorpos, o que reduz as chances de infecção do bebê.
Nota do blog Saúde e Família: Fica mais uma vez evidente que Deus projetou o ser humano para a fidelidade conjugal. Além dos benefícios psicológicos e sociais desse estilo de vida, há também vantagens na área de saúde.[DB]
Leia também: "Uma só carne"
Fonte: Criacionismo

Financiamento para a baixaria

Deu na Veja desta semana: “Bruna Surfistinha, quem diria, também conseguiu entrar na Lei Rouanet. O ministério da Cultura acaba de aprovar a captação, via renúncia fiscal, de 2 milhões de reais pra a produção da peça Doce Veneno, inspirada na vida (e, digamos, na obra) da ex-garota de programa Raquel Pacheco, a Bruna Surfistinha. Estreará em março de 2010 e será dirigida pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho. Quem interpretará a protagonista ainda é um mistério.” Uma leitora comentou: “Sim, só podia ser no Brasil! A Lei Rouanet é para a cultura – e duvido que peça de teatro sobre a Bruna Surfistinha seja cultura. Enquanto que a Jornada Nacional de Literatura, que ocorre em Passo Fundo, RS, foi realizada novamente sem apoio da Lei de Incentivo à Cultura. Para uma semana de Jornada, onde vão diversos e renomados escritores do Brasil e do mundo, nada de incentivo então?”

Fonte: Criacionismo

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Veja traz matéria de capa sobre fim do mundo em 2012

Revista Veja, Semana de 1º de novembro de 2009.

O escritor Patrick Geryl tem 54 anos, escreveu uma dezena de livros, nunca se casou, não tem filhos e atualmente anda muito ocupado preparando-se para o fim do mundo. Na semana passada, esteve em Sierra Nevada, no sul da Espanha, acompanhando uma equipe de televisão do Canadá, numa vistoria às habitações que estão sendo construídas ali. São ocas de cimento capazes de resistir ao cataclismo que, acredita Geryl, destruirá o planeta Terra no dia 21 de dezembro de 2012. "Queremos um lugar a uns 2 000 metros acima do nível do mar", explica. Ele e seu grupo pretendem levar 5 000 pessoas para um local que resistirá aos horrores do apocalipse. Será o último dia do resto da humanidade, acredita Geryl, um dia para o qual ele se prepara desde a adolescência, quando, aos 14 anos, na histórica cidade belga de Antuérpia, começou a se interessar pelo assunto lendo livros de astronomia. Ao voltar da Espanha, Geryl ocupou-se em relacionar os itens que devem ser levados para o bunker antiapocalipse. Na lista coletiva, havia 348, faltando ainda incluir os medicamentos. Na de uso individual, 86.

O ano de 2012 tornou-se o centro de gravidade do fim do mundo por uma confluência de achados proféticos. Primeiro, surgiu a tese de que a Terra será destruída com a volta do planeta Nibiru em 2012. Depois, veio à tona que o calendário dos maias, uma das esplêndidas civilizações da América Central pré-colombiana, acaba em 21 dezembro de 2012, sugerindo que se os maias, tão entendidos em astronomia, encerraram as contas dos dias e das noites nessa data é porque depois dela não haverá mais o que contar. Posteriormente, apareceram os eternos intérpretes de Nostradamus e, em seguida, vieram os especialistas em mirabolâncias geológicas e astronômicas com um vasto cardápio de catástrofes: reversão do campo magnético da Terra, mudança no eixo de rotação do planeta, devastadora tempestade solar e derradeiro alinhamento planetário em que a Terra ficará no centro da Via Láctea – tudo em 2012 ou em 21 de dezembro de 2012.

O restante da reportagem pode ser lido na edição desta semana da Revista Veja.

Nota: Infelizmente mais uma vez a Bíblia é distorcida, já que nada tem a ver com essas marcações de datas pirotécnicas que chamam a atenção mais para o marcador do que para qualquer outra coisa. É verdade que até mesmo o movimento adventista teve uma data em que sinceros cristãos chegaram a entender que Jesus voltaria, mas com base em uma interpretação profética com um engano em relação a um dos aspectos. Não se pode comparar, no entanto, com essa marcação de data para 2012 sem fundamentação alguma: bíblica ou científica. Claro que a situação do mundo anda de mal a pior em termos morais, ambientais, econômicos, etc, mas Jesus disse, conforme registro nos evangelhos, que "o dia e a hora ninguém sabe", referindo-se ao Seu retorno. É preciso muito cuidado com essa abordagem sensacionalista.

Fonte: Realidade em Foco

Frutas e legumes para a saúde cognitiva

Um estudo da Universidade Heinrich-Heine, na Alemanha, traz mais evidências de que o consumo de frutas e legumes pode melhorar o aprendizado, a memória e o raciocínio de pessoas saudáveis. Avaliando 193 pessoas com idades entre 45 e 102 anos, os pesquisadores observaram que aqueles com a maior ingestão diária de vegetais (cerca de 400g) tinham maior nível de antioxidantes, menores indicadores de danos oxidativos e melhor desempenho cognitivo do que aqueles que consumiam menos de 100g de frutas e verduras por dia.

Fonte: Criacionismo

Papa reafirma que só a Igreja pode interpretar a Bíblia

O papa Bento XVI reiterou com firmeza, em um encontro com estudantes e professores do Pontifício Instituto Bíblico, que apenas a Igreja Católica pode interpretar "autenticamente" a Bíblia.
"À Igreja é destinado o trabalho de interpretar autenticamente a palavra de Deus escrita e transmitida, exercitando a sua autoridade em nome de Jesus Cristo", defendeu o papa, ao se reunir com cerca de 400 estudantes, funcionários e docentes em comemoração aos cem anos da fundação da entidade pontifícia.
Bento XVI também destacou que, sem a fé e a tradição da Igreja, a Bíblia torna-se um livro "lacrado".
"Se as exegeses querem ser também teologia, é preciso reconhecer que a fé da Igreja é aquela forma de simpatia, sem a qual a Bíblia torna-se um livro selado: a tradição não fecha o acesso à Escritura, mas, sobretudo, o abre", disse.
De acordo com o pontífice, "por outro lado, é da Igreja, nos seus organismos institucionais, a palavra decisiva na interpretação da Escritura", sendo esta "uma única coisa a partir de um único povo de Deus, que tem sido seu portador através da história".
"Ler a Escritura com união significa lê-la a partir da Igreja como seu lugar vital e acreditar na fé da Igreja como a verdadeira chave da interpretação", explicou Bento XVI.
O papa relembrou também que o aumento do interesse pelo livro sagrado católico no decorrer deste século ocorreu graças ao Concílio Vaticano II, especificamente à constituição dogmática Dei Verbum sobre a Revelação Divina.
Entre os presentes na reunião estavam o prefeito da Congregação para a Educação Católica, cardeal Zenon Grocholewski, e o padre Adolfo Nicolás Pachón, da Companhia de Jesus.

Fonte: Estadão

NOTA: Foi a Palavra que fez surgir a Igreja e, por isso, a Palavra tem primazia sobre a Tradição! Declarações que colocam a ICAR como única autoridade na interpretação da Bíblia demonstram apenas uma coisa: que Roma nunca mudou...


Fonte: Minuto Prpfético

O sacrifício do rouxinol

Quantas vezes sacrificamos nossa paz e tranquilidade em nome do amor? Quantas vezes saímos do nosso conforto espiritual e nos jogamos no pântano da frieza humana por acreditarmos na essência e salvação de alguém? Quantas vezes ouvimos o que não gostaríamos, lemos o que não queríamos, vemos o que não desejaríamos ver? Quantas vezes gastamos nossas energias tentando alegrar alguém, mesmo quando temos nossos próprios problemas para resolver? Quantas vezes perdemos noites de sono orando por alguém? Quantas vezes choramos a dor do outro em silêncio? Quantas vezes fazemos tudo isso para mostrar Deus e, em troca, recebemos frieza, incredulidade, indiferença, escárnio?
Oscar Wilde, no conto “O rouxinol e a rosa” (The nightingale and the Rose, 1888), ilustrou, de maneira brilhante e profícua, essa situação vivida por muitos cristãos. O escritor irlandês narra a história de um estudante que precisava de uma flor. O jovem chorava por amor, pois a amada só aceitaria acompanhá-lo ao baile se ele lhe trouxesse uma rosa vermelha. Era essa a condição para tê-la em seus braços. Mas era inverno, não havia rosas vermelhas. O rouxinol sensibilizou-se com aquelas lágrimas, afinal, noite após noite, ele cantava a paixão e, só agora, podia vê-la no choro de um homem. O pássaro compreendia a dor do rapaz, pensava no mistério do amor e concluiu, então, que esse era um sentimento realmente valioso e nada poderia comprá-lo, não estava a venda em lugar algum.
O rouxinol decidiu ajudá-lo e saiu em busca da flor, mas não a encontrou. A roseira estava com as veias congeladas e sem possibilidade de brotar, mas o pássaro insistia. “Se queres uma rosa vermelha”, disse a Roseira, “tens de criá-la com tua música ao luar, e tingi-la com o sangue de teu coração. Tens de cantar para mim apertando o peito contra um espinho. A noite inteira tens de cantar para mim, até que o espinho perfure teu coração e teu sangue penetre em minhas veias, e se torne meu.” O Rouxinol pensou: “O que é o coração de um pássaro comparado ao coração de um homem?” O pássaro foi até sua morada e cantou para seu amigo carvalho pela última vez. O estudante, ao ouvir a música, chegou a pensar que um rouxinol nada sabe, nada sente, é egoísta em sua melodia, incapaz de se sacrificar. É que o estudante, conhecedor de toda a filosofia, não compreendia a linguagem do rouxinol que cantava seu sacrifício, enquanto se despedia da árvore onde estava seu ninho.
Então cravou seu peito no espinho da Roseira. Ele cantava, cantava, cantava e comprimia o peito delicado e frágil contra o espinho que perfurava sua carne. E quanto mais ele se aproximava, mais a roseira pedia sangue para suas veias de planta. Pétala por pétala, a flor nascia. Mas ainda não era o suficiente, era preciso dar tudo de si. Era preciso tingi-la com o sangue escarlate de seu coraçãozinho. O dia amanhecia e o rouxinol desfalecia. Cantou pela última vez em sua vida enquanto seu coração era transpassado, perfurado e despedaçado em nome do amor. Debateu-se em agonia fúnebre e a canção acabou. A mais bela rosa vermelha estava pronta.
Pela manhã, o estudante encontrou a rosa e saiu saltitante para entregá-la à bela mocinha por quem se enamorara. Mas ela não quis a doçura de pétalas coloridas com sangue sacrificial, ela preferia joias. Ela iria com outro jovem ao baile, porque as flores de nada valem. O jovem, desiludido com o amor, jogou a rosa em uma sarjeta qualquer para ser destroçada pelas rodas de uma carroça.
Muitas vezes somos esse rouxinol que, em nome do que acredita, sangra, sofre e comprime o peito contra espinhos que entram na carne. Às vezes, somos a flor pisada e desvalorizada, trocada por uma joia que não foi forjada a sangue. Às vezes, somos o estudante que ignora o sacrifício do rouxinol e se desilude com o mundo. Somos como ele e ignoramos o sacrifício de nossos pais, cônjuges, amigos, companheiros de guerra e de paz.
Cristo é o nosso maior Rouxinol. Ele cravou espinhos no próprio corpo para nos dar a flor da salvação. Em pleno inverno espiritual, na frieza, no brejo das almas perdidas, Jesus nos deu uma rosa escarlate. Como diria o poeta Drummond, “garanto que uma flor nasceu... furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio”, nos deu esperança. Qual não deve ser a tristeza do Salvador ao perceber que muitos são como o estudante. Muitos jogam a flor fora e desprezam o sacrifício. O rouxinol morreu em vão?
Não. Ele vive em cada um de nós. E, quando nós somos o rouxinol, quando nós sangramos, é para salvar alguém da própria tristeza. Por isso aguentamos a dor e o desprezo. Assim como Cristo chorou a morte de Lázaro e a incredulidade do povo, nós choramos a falta de fé de quem amamos. Mas mesmo que nossa flor fique jogada, ainda assim vale a pena. Deus é fiel para concluir a obra que começou e fará, em algum momento, o estudante enxergar a rosa no chão e aceitar a salvação.
(Elisabete Ferraz Sanches, professora graduada em Letras pela USP, pós-graduada em Português: Língua e Literatura pela UniSant’Anna e mestranda em Literatura Brasileira pela USP)
Fonte: Criacionismo