terça-feira, 27 de abril de 2010

Os Adventistas

Um documentário sobre a mensagem e ministério de saúde da Igreja Adventista do Sétimo Dia está programado para ser levado ao ar por estações de difusão pública por todos os Estados Unidos, começando em 3 de abril. "Os Adventistas" explora o que o cineasta independente Martin Doblmeier considera um paradoxo: uma comunidade de fé conservadora na linha de frente da tecnologia médica.
Saber por que os adventistas, que crêem na breve vinda de Jesus, têm um compromisso com a longevidade e bem viver motivou o documentário, explicou Doblmeier.

O filme começa com a cronologia da Igreja Adventista, dando enfoque sobre a pioneira Ellen G. White e outros membros originais após o desapontamento da falha do retorno de Jesus à Terra em 1844. Os adventistas hoje, Doblmeier parece dizer segundo o filme avança, têm tanta fé quanto os membros originais, mas são comprometidos em viver responsável e positivamente, impactando aqueles ao seu redor enquanto esperam pela Segunda Vinda de Cristo. Esse impacto é em grande medida enraizado na ênfase da Igreja no viver saudável, conclui o filme de Doblmeir.

Ao filmar "Os Adventistas", Doblmeier disse que o que o impressionou mais foi "quão central é a teologia de atenção à saúde" para o adventismo. O filme apresenta histórias de muitos dos principais hospitais e centros médicos da Igreja Adventista, inclusive o Centro Médico da Universidade Loma Linda, na Califórnia, o Centro Médico Kettering, em Kettering, Ohio, o Hospital Santa Helena, em Santa Helena, California, e o Centro de Saúde Celebration, em Celebration, Flórida, onde a mãe de Doblmeier certa vez recebeu tratamento.

"Os Adventistas" remonta a herança de viver saudável da Igreja ao final dos anos 1800. Mesmo então, os centros médicos dirigidos pelos adventistas eram mecas de saúde conhecidos por oferecer as mais avançadas técnicas médicas -- o Sanatório de Battle Creek, em Battle Creek, Michigan, atraía pacientes tais como Amelia Earhart e Henry Ford, historia o filme.

Doblmeier dedica considerável tempo do filme a avanços mais recentes na área médica, como o transplante bem sucedido do coração de um babuíno numa criança no Centro Médico da Universidade Loma Linda, bem como avanços na área de cirurgia robótica e mesmo à distância.

Ele também destaca o compromisso dos adventistas com a guarda do sábado. "Eu realmente me senti tocado pela cultura do sábado na Igreja Adventista. Os adventistas não ficam simplesmente à toa no sábado -- estão ajudando as pessoas e impactando suas comunidades", comenta Doblmeir.

A reação ao filme de parte da comunidade adventista tem sido "gratificante", disse Doblmeier, acrescentando que espera que aqueles que não tenham formação adventista achem o filme "uma avaliação equilibrada e positiva" do impacto da Igreja nos Estados Unidos.

De uma perspectiva adventista, o filme pode parece por demais positivo, mas Doblmeier declarou que acredita que os não-adventistas que o virem poderão considerar alguns aspectos do filme de forma diferente. "Eles verão Ellen White e suas visões retratadas honestamente em seu papel central na fundação da Igreja, e creio que isso irá levantar algumas sobrancelhas", ele comentou.

"Os Adventistas" é o último dos 25 filmes de Doblmeier, que obteve prêmios cinematográficos ao retratar religião, fé e espiritualidade, o que inclui "Bonhoeffer", um documentário sobre o teólogo Dietrich Bonhoeffer, que resistiu ao nazismo, e "Albert Schweitzer: Chamado à África", um filme recordando a vida daquele humanitário ganhador do prêmio Nobel.

Doblmeier é presidente e fundador de Journey Films, sediado em Alexandria, Virginia, EUA. Descobrir "o que está acontecendo na cultura contemporânea e ver como a religião está interagindo nisso" motiva esses filmes, explica Doblmeier.

Uma discussão da visão holística adventista sobre ministério de saúde é "oportuno", mas o lançamento do filme quando a reforma de assistência de saúde está nas manchetes dos jornais nos Estados Unidos é particularmente "um tempo providencial", ele disse.

Doblmeier admitiu que seu enfoque limitado ao ministério de saúde nos Estados Unidos não cobre muitos aspectos da denominação global. Outro filme explorando o aspecto internacional da Igreja e sua êfanse em educação poderá fazer parte de planos futuros, ele indicou.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Sligo, em Takoma Park, Maryland, apresentará uma exibição de "Os Adventistas" no dia 3 de abril às 7:30 da tarde. Uma sessão de perguntas e respostas com Doblmeier se seguirá à exibição. Apresentações também ocorrerão duas vezes ao dia durante a sessão da Assembleia da Associação Geral, de 27 de junho a 2 de julho, em Atlanta, Georgia.

Para encomendar uma cópia em DVD de "Os Adventistas" ou saber mais a respeito dos filmes de Doblmeier, visite www.journeyfilms.com.


F. Minuto Profético

Conselho Mundial de Igrejas promove o ECOmenismo

No dia 22 de abril concluiu-se em Cochabamba, na Bolívia, a Conferência Mundial dos Povos sobre Mudanças Climáticas e os Direitos da Mãe Terra.
No final do evento, foi apresentada uma declaração ecumênica, na qual organizações e personalidades cristãs insistem na função positiva que as religiões e a espiritualidade podem desempenhar para obter uma coexistência mais harmoniosa entre a humanidade e a natureza.
"As mudanças climáticas são o produto de uma mentalidade humana que considera a natureza como objeto de dominação, exploração e manipulação, e o ser humano como dono e medida" – lê-se na declaração.
Os signatários reconhecem "que uma interpretação da tradição judaico-cristã contribuiu na história a fomentar este tipo de antropocentrismo e a exploração indiscriminada da natureza, mal interpretando a responsabilidade de cuidar da criação, a pedido de seu Criador".
A declaração ecumênica pede uma nova espiritualidade de coexistência respeitosa, que se forje em um diálogo entre os povos da Terra.
A coalizão organizou painéis sobre as religiões – especialmente o Cristianismo – e as mudanças climáticas, assim como a apresentação de publicações recentes sobre o tema.
Para o encarregado do Conselho Mundial de Igrejas sobre Mudanças Climáticas, Dr. Guillermo Kerber, a Conferência dos Povos ofereceu a oportunidade de escutar quem serão os mais afetados pelo clima.
A finalidade do evento, convocado pelo Presidente boliviano, Evo Morales, foi unir os defensores da natureza, analisar as causas estruturais que provocam as mudanças climáticas e elaborar propostas e medidas em favor da vida e da sobrevivência da Mãe Terra.
NOTA: A linguagem usada ("Mãe Terra") evidencia a inspiração deste movimento ECOmênico: paganismo. Que os cristãos devem cuidar da natureza é óbvio, mas não para promover conceitos pagãos de adoração à criatura em lugar do Criador. O objetivo do ECOmenismo, além de político e econômico, é também religioso: adoração à Gaia e anulação da Lei de Deus através da exaltação do domingo (dia que o homem santificou no lugar do sábado bíblico)...
F. Minuto Profético

A fraude do aquecimento global

O aquecimento global não é uma ameaça à humanidade – uma histeria “aquecimentista”, sim! As mudanças climáticas são fenômenos naturais que ocorrem há centenas de milhões de anos e contra as quais a humanidade pouco pode fazer no seu atual estágio de conhecimento, além de entender melhor a sua dinâmica e adaptar-se adequadamente a elas. O infundado alarmismo “aquecimentista” é promovido por interesses políticos e econômicos, que transformaram um debate científico em uma obsessão mundial e uma verdadeira indústria. Por isso, o público em geral ignora que:
- não há qualquer evidência científica concreta que vincule os combustíveis fósseis aos aumentos de temperaturas ocorridos desde o final do século XIX;

- as temperaturas mundiais pararam de subir no final da década de 1990 e estão em queda;

- os níveis do mar já foram mais altos que os atuais;

- as atuais concentrações atmosféricas de CO2 estão entre as mais baixas da história geológica da Terra;

- temperaturas e níveis de CO2 mais altos que os atuais seriam benéficos para a maioria dos seres vivos, inclusive o homem.

A fraude do aquecimento global supostamente causado pelo homem está sendo manipulada para converter a atividade científica em um processo de “assembléia de consenso”, apoiado por uma mídia geralmente acrítica e anestesiada e pelos recursos técnicos de Hollywood. Neste livro, encontram-se argumentos para ajudar a devolver essa discussão crucial ao campo do qual ela jamais deveria ter sido subtraída: o da boa ciência e do bom senso.


NOTA: Além de interesses políticos e econômicos há também interesses religiosos por trás do aquecimento global!!

F. Minuto Profético

O que importa é a beleza interior. Sei...

Diversas mídias deram destaque à novela "Bela, a Feia", exibida pela rede Record. O folhetim, inspirado na colombiana "Yo Soy Betty la Fea", provou de um boom na audiência. A razão? A aguardada transformação que a personagem principal Bela sofreu. Dada como morta, ela retorna como Valentina, executiva belíssima. Aliás, uma rápida pesquisa de imagens no Google confirma: nem na série original ou mesmo no remake norte-americano "Ugly Betty" a transformação foi tão radical. O segredo do sucesso repentino sequer chega a surpreender. Basta tomar uma belíssima atriz e usar todos os recursos de maquilagem para enfeiá-la (diversas reportagens contaram o que fizeram a Gisele Itié, protagonista da trama da Record, para que a atriz parecesse gorda e com rosto desproporcional). Daí, cria-se a expectativa de sua transformação e voilá.
O fundo moral de "Bela, a Feia" bate na velha tecla: não importam as aparências, mas o interior e blá, blá. Ironicamente, a novela se desmente: se o interior é o mais importante, por que a menina feia tem que se submeter a uma superprodução e aparecer fashion? Isso sem se levar em conta o público, que reagiu positivamente à Bela repaginada, mostrando que beleza interior é mesmo assunto que interessa apenas a decoradores. De reles cinco pontos, pior momento da novela, com a nova versão, foram atingidos 18 pontos de audiência. Alguns chegam a especular que no Rio de Janeiro a Record passou a Globo em audiência com a novela, atingindo o primeiro lugar.

Isso porque as aparências não importam...


F. Criacionismo

Por que a mãe não rejeita o feto

A matéria de capa da revista Ciência Hoje deste mês é simplesmente impressionante! Assinado por Priscila Vianna e José Artur Bogo Chies, do Laboratório de Imunogenética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o artigo explica os mecanismos biológicos que impedem que o feto seja identificado pelo organismo da mãe como um corpo estranho e acabe sendo rejeitado. O texto começa com inegável linguagem de design inteligente: “A evolução da gestação, o nascimento do bebê e a produção de leite para alimentá-lo compõem uma sequência natural e bem planejada, com vistas a acolher um novo ser. A interação imunológica entre mãe e filho que acontece ao longo da gestação é mantida até o período de amamentação. O aleitamento transfere anticorpos da mãe para o filho e esses anticorpos permitirão à criança reconhecer agentes causadores de doenças, protegendo-a durante seu desenvolvimento.”

O texto prossegue com explicações técnicas minuciosas e a pergunta que fica no ar e que nem de longe é tratada pela matéria é: Até que esses processos e mecanismos bioquímicos evoluíssem, como os seres humanos (ou quaisquer outros seres que se reproduzem sexualmente) sobreviveram? A complexidade irredutível envolvida em cada descrição no texto é tão grande, que em momento algum a palavra “evolução”, no contexto darwinista, é evocada – o que é curiosamente típico em pesquisas científicas que tratam de complexidade nesse nível.

Segundo os autores do artigo, “na gestação, o corpo feminino sofre diversas alterações hormonais e físicas, além de mudanças no perfil imunológico. O sistema imune materno precisa aprender a conviver com o feto, que pode ser comparado a um transplante, pois a presença de 50% de material genético paterno o torna, para o organismo da mãe, um ‘estranho’”.

Detalhe: o sistema imune materno “precisa aprender”, mas sabe exatamente o que fazer quando a mulher engravida – e precisa saber. A fim de que o feto não seja rejeitado, a placenta o isola parcialmente, para protegê-lo, atuando como um filtro semipermeável que permite a troca de oxigênio e nutrientes, assim como a comunicação imunológica ao longo da gestação. Bem, se os seres sexuados tivessem evoluído a partir de assexuados, é de se supor que a placenta não estivesse presente logo de início. O que serviria, então, de “filtro” para o feto? Como ele teria sobrevivido sem o devido aporte de oxigênio e nutrientes e sob o ataque do organismo materno?

O texto prossegue: “Para que uma gestação se desenvolva com sucesso, é importante que o sistema imune materno reconheça o feto, sem rejeitá-lo, e induza uma resposta de aceitação, gerando um ambiente adequado para a boa evolução do futuro bebê. A relação harmoniosa entre mãe e filho envolve a interação de aspectos da imunologia celular e humoral (por meio de citocinas [células que auxiliam na comunicação entre as células em um organismo] e anticorpos) e de outros componentes. Vários mecanismos protetores regulam a resposta imune materna ao feto e garantem sua aceitação, entre eles (1) a presença da placenta (tecido de origem embrionária), que isola física e imunologicamente o feto da mãe, e (2) a presença de uma resposta do tipo TH2 [célula auxiliar] na mãe, que evita um ataque do sistema de defesa ao feto.”

O interessante é que não há ligação direta entre vasos sanguíneos maternos e fetais, o que isola o feto, protegendo-o de um possível “ataque” do sistema imunológico materno. Para que a aceitação do feto ocorra, o corpo da mulher apresenta alterações imunológicas ao longo da gestação: mudanças no padrão de produção e liberação de citocinas, inibição localizada da proliferação de certas células do sistema imune (as que atacam corpos estranhos) ou indução da expressão de certas moléculas protetoras na superfície das células. Tudo de forma organizada e no tempo certo. Conforme o artigo, “é necessária uma delicada regulação de todo esse equilíbrio na produção de citocinas e na inibição de respostas celulares ao longo da gestação. Momentos distintos do tempo gestacional exigem perfis diferentes de equilíbrio entre esses vários fatores. O atraso na ativação ou inibição de qualquer uma dessas vias pode resultar em complicações da gestação, ou mesmo em aborto.”

Resumindo: além dos mecanismos certos, especificamente desenhados para funcionar corretamente desde a primeira vez, há também o fator tempo, ou seja, esses mecanismos tinham e têm que funcionar no momento exato em que eram/são necessários.

O feto também participa nesse processo todo, sendo estabelecida uma verdadeira “conversa” química entre ele e a mãe. Se eventualmente alguma célula de defesa da mulher ultrapassar a barreira placentária, o sistema imune do feto será capaz de evitar o “ataque”. “Isso é feito por meio de células T reguladoras fetais, que reagem à presença das células da mãe, liberando citocinas, que podem controlar ou inativar respostas danosas contra as células maternas, induzindo o estado de tolerância”, explicam os autores.

Mais interessante ainda: essas células do feto podem permanecer em circulação por até 17 anos após o nascimento, como memória imunológica, sendo capazes de reconhecer as células maternas. “O estudo inovador mostrou como mãe e feto mantêm um contato muito mais íntimo do que se imaginava anteriormente”, e mostrou também que o sistema imunológico do feto já é bastante ativo antes do nascimento. Eu já sabia que nunca conseguiria ser tão íntimo de minhas filhas quanto minha esposa. Agora estou ainda mais conformado...

O artigo conclui falando do perigo da pré-eclâmpsia, aumento da pressão sanguínea que coloca em risco tanto o feto quanto a mãe (na primeira gestação). É a segunda causa de morte materna no mundo e a primeira no Brasil, sendo responsável por até 10% das mortes de fetos ou mães durante a gravidez. Essa doença surge quando o organismo da mãe não consegue se modificar para “aceitar” o feto e aumenta a pressão sanguínea para “eliminar” o “corpo estranho”.

Voltamos à pergunta que não quer calar: E antes que esse complexo mecanismo “evoluísse”, como se dava essa modificação dirigida e interrelacionada dos sistemas imunes da mãe e do feto, capaz de evitar a pré-eclâmpsia e outros problemas fatais?

Davi não entendia de embriologia e imunologia, mas conseguiu expressar bem o assombro que nos envolve quando pensamos no maravilhoso processo de concepção e gestação de uma nova vida: "Graças Te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as Tuas obras são admiráveis" (Salmo 139:14).

E Jó, há mais de 3.500 anos, também se maravilhou: "Não me derramaste como leite e não me coalhaste como queijo? [concepção?] De pele e carne me vestiste e de ossos e tendões me entreteceste [desenvolvimento embrionário?]. Vida me concedeste na Tua benevolência, e o Teu cuidado a mim me guardou" (Jó 10:8-12).

Michelson Borges

O Globo deixa claro preconceito contra IURD

A Rede Record exibiu neste domingo (25/04) uma reportagem em que critica o tratamento dado pelo O Globo a um evento religioso da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd). O Dia D, como é chamada a festa, reuniu mais de oito milhões de pessoas em todo o Brasil. O evento foi retratado pelo jornal carioca como um "caos" para o Rio de Janeiro. A reportagem da Record questionou o destaque negativo dado ao encontro religioso na manchete “Caos no Rio de novo surpreende autoridades”. “A foto ocupava meia página e não mostrava o evento, só ônibus estacionados. E comparava uma festa religiosa com a tragédia que provocou a morte de mais de 250 pessoas no começo desse mês”, critica a emissora. Na página interna, o jornal fez um trocadilho com o nome da igreja: ”Caos universal e autorizado”. De acordo com um cientista político entrevistado pela Record, a crítica do jornal à Iurd foi clara.
No dia seguinte, O Globo publicou outra matéria sobre o evento. “Inquérito apura responsável por caos durante megaculto”, com algumas fotos de montanhas de lixo deixadas pelos fiéis. “O jornal não mostra que voluntários do evento recolheram o lixo”, rebateu a Record, que ainda acusa o veículo de ter “manipulado a imagem”.

A emissora ainda acusa O Globo de ter ridicularizado a festa. Uma frase em destaque zombava: "O evento era da igreja, mas a visão era do inferno". Algumas frases como essas partiram dos leitores e entrevistados pelo veículo.

Para finalizar a reportagem, a Record disse que o jornal não deu espaço para os fiéis ou organizadores do evento. “Outro detalhe revela o preconceito: os fiéis e os organizadores do evento não aparecem nas páginas do O Globo, o jornal não quis ouvi-los”, afirmou.

A emissora questionou e comparou o tratamento dado, por um jornal do grupo Infoglobo, a um evento católico [do Padre Marcelo Rossi] ocorrido em São Paulo há dois anos. “Mas por que o tratamento não foi igual na cerimônia da enseada de Botafogo? Qual a explicação para tanto preconceito religioso?”, questiona a emissora.

Na última semana, o bispo da Universal, Clodomir Santos, já havia respondido ao jornal, afirmando que o tratamento dado ao evento era "uma maldade" e "falta de respeito", ao comparar a festa ao caos das chuvas no Rio.


Nota: Para a Globo, Parada Gay, Carnaval, Círio de Nazaré e outros eventos (religiosos ou não) igualmente "caóticos" são tema de reportagens positivas. Para a Globo, fazer apologia do homossexualismo, do adultério e do espiritismo em novelas, tudo bem. Mas, quando se trata da Igreja Universal, mesmo quando não há acusações ou suspeitas que rendam pautas genuinamente investigativas, a empresa dos Marinho não perde a chance de "alfinetar" e deixar claro seu preconceito contra a igreja e sua preocupação com a concorrência da Record. Essa série de matérias de O Globo é prova disso. Os telespectadores e leitores merecem bom jornalismo. A concessão de uma emissora é pública. Até quando a população ficará assistindo a essa briga feia? Não tenho nada com isso e, como cidadão, exijo mais respeito.[MB]

F. Criacionismo

Agora dinossauros morreram por causa de frio

Cientistas afirmam que os dinossauros podem ter sido extintos não pela ação de um cometa, mas por uma queda brusca de temperatura. Segundo pesquisadores da universidade de Plymouth, nos Estados Unidos, fósseis encontrados na Noruega indicam que a temperatura dos mares caiu de uma variação entre 9ºC e 13ºC para entre 4°C e 8°C há cerca de 137 milhões de anos [sic]. As informações são do Daily Mail. Os pesquisadores acreditam o frio foi causado por uma mudança repentina na corrente do Golfo, no Oceano Atlântico, um fenômeno que poderia voltar a acontecer. De acordo com os cientistas, a extinção dos dinossauros foi resultado de uma série de eventos ambientais que começaram com a mudança na temperatura, ao contrário do que diz a teoria mais aceita, que a extinção foi resultado de um evento cataclísmico - como a queda de um meteoro - há 65 milhões de anos.
O estudo, coordenado pelo cientista Gregory Price, utilizou fósseis e minerais encontrados em Svalbard, na Noruega, que indicam a queda na temperatura. Os pesquisadores afirmam que o frio foi muito severo para as espécies que viviam em locais mais quentes, como áreas mais rasas de oceanos, além da terra e pântanos. Esses animais teriam morrido por não aguentar a mudança.

Os cientistas dizem ainda que o momento em que essa queda ocorreu foi em um momento de efeito estufa, similar ao que ocorre hoje com o planeta. "A queda nas temperaturas talvez tenha sido causada por uma mudança na circulação do oceano, muito parecido com o que está sendo previsto para a Corrente do Golfo", diz Price à reportagem.

"Nós acreditamos que os dinossauros eram provavelmente criaturas de sangue frio e teriam que se esquentar para viver. Se eles não foram capazes de migrar para o sul, eles podem ter acabado extintos. (...) Acreditamos agora que eles morreram gradualmente e é muito possível que isso tenha sido causado por uma série de mudanças climáticas", diz o pesquisador.

Ainda de acordo com a reportagem, a queda na temperatura pode ter ocorrido por causa dos altos níveis de CO2 na atmosfera, o que teria aumentado o calor no planeta e feito derreter o gelo polar - um fenômeno atualmente previsto para acontecer novamente na nossa era.


Nota: Se a morte dos dinos foi "gradual", como explicar o processo de fossilização em larga escala e as evidências de morte por afogamento? Bem, pelo menos já estão admitindo que a extinção dos dinossauros (e de muitos outros animais, na verdade) foi devida a mudanças ambientais globais. Possivelmente, esses animais já mortos tenham sido congelados na glaciação posterior ao dilúvio. Resta apenas aos pesquisadores juntar todas as peças do quebra-cabeça (intensa chuva meteorítica, vastos derrames de lava, transgressão marinha e deposição de sedimentos nos continentes, formação plano-paralela rápida da coluna geológica, soterramento instantâneo e fossilização em massa de muitos animais, queda de temperatura, etc.) num único evento cataclísmico.[MB]
F. Criacionismo

Como salvar seu casamento

A revista Época da semana passada trouxe como matéria de capa uma reportagem intitulada “Como salvar seu casamento”. Achei especialmente interessantes as dicas “6 conselhos que podem ajudar”, elaboradas por psicólogos e estudiosos do casamento:
1. Modelo de casamento. Fomos educados a acreditar que o casamento é romântico. Pois ele não é. Talvez, se tivéssemos mais informação sobre como o casamento se dá, teríamos menos decepções com ele. O casamento é uma relação de conexão com o parceiro, é educar filhos juntos, é cuidar um do outro, é ser fiel ao outro [mas também é alimentar o romantismo, sim].

2. Passar tempo juntos. Uma das principais causas das separações é o casal não passar muito tempo junto. Priorize seu casamento. Tire férias ao menos uma vez por ano sem as crianças [hmm, difícil...] e desligue-se do trabalho.


F. Criacionismo

ais que lavam louças juntos são mais felizes

Um novo estudo publicado pela Universidade de Ontário, no Canadá, revela que casais que dividem as responsabilidades domésticas são mais felizes e satisfeitas que famílias com outros modelos de divisão de trabalho. A categoria considerada de “papéis divididos” – em que cada parceiro realiza de 40 a 60% do trabalho doméstico sem remuneração – já correspondem a 25% das famílias daquele país. Segundo o estudo, grande parte dessas famílias têm mulheres que trabalham fora, ganham bem e são menos religiosas. Já o modelo de família tradicional, em que os homens realizam o trabalho remunerado e as mulheres realizam o trabalho doméstico não-remunerado, está diminuindo, mas ainda constitui grande parte das famílias. Os pesquisadores sugerem que a divisão de trabalhos domésticos é mais vantajosa para a sociedade, em termos de igualdade de gêneros e a capacidade de participação por adultos no campo de trabalho. O estudo também afirma que o modelo é mais vantajoso pois não deixa a mulher desamparada em caso de separação, divórcio ou morte do parceiro.

Clérigo no Irã diz que mulheres causam terremotos

Segundo a crença iraniana, a mulher que se veste sem modéstia transforma o comportamento do homem, corrompendo sua castidade e espalhando o adultério na sociedade — o que causaria terremotos no planeta. De acordo com uma previsão do presidente Mahmoud Ahmadinejad, um terremoto irá atingir Teerã e boa parte dos mais de 12 milhões de habitantes da cidade deveriam relocar em algum outro lugar. No entanto, ele ainda não tem uma data certa para o acontecimento. O líder espiritual Hojatoleslam Kazem Sedighi afirma que as calamidades ameaçam severamente o seu povo e foi aconselhado por uma Autoridade Divina a convocar a todos para um arrependimento geral, como forma de mostrar a Deus sua devoção, e tentar livrar Teerã do terrível terremoto que só Deus poderia evitar. Ele se refere também ao terremoto político ocorrido na última disputa à presidência, em que o governo iraniano trava forte batalha contra o movimento da oposição que acusa Ahmadinejad de vencer as eleições de forma fraudulenta. O ministro Sadeq Mahsooli disse que orações e pedidos de perdão são as melhores formas de repelir os terremotos.

Nota: Antes de o clérigo colocar a culpa dos males do mundo unicamente sobre as mulheres, seria bom admitir que todos - não importa o gênero ou a cor - são culpados, uma vez que não há um ser humano sequer que não seja pecador. A intensificação dos terremotos foi prevista por Jesus como um dos sinais de Sua vinda. Portanto, mesmo que todos os clérigos e muçulmanos do mundo se unam para orar, essas tragédias não cessarão. Nossa súplica deve ser a mesma de João: "Vem, Senhor Jesus" (Ap 22:20). Essa será a solução definitiva para os problemas do mundo.[MB]

F. Criacionismo

Abusos causam abandono maciço da Igreja Católica

O escândalo de abusos de crianças está levando centenas de fiéis católicos alemães a dar baixa da tributação voluntária do imposto destinado ao financiamento das comunidades religiosas. Números que foram divulgados neste fim de semana pelo jornal Frankfurter Rundschau mostram que a situação é muito dramática no Sul da Alemanha, sobretudo no estado da Baviera. Na diocese de Bamberg, onde havia duas a três centenas de desistências por mês, foram registadas 1.400 no mês passado. Na de Würzburg o aumento foi de 400 para um total de 1200. Em Ratisbona, onde houve casos de maus tratos num coro dirigido pelo irmão do Papa Bento XVI, Georg Ratzinger, o número de baixas multiplicou-se por cinco. Em Augsburgo, onde pediu a demissão o bispo Walter Mixa, o número de fiéis que desistiram desde o início do ano é de 4.300.
A Alemanha é um dos países que têm o chamado imposto da Igreja, ou seja, um empregado pode pedir ao patrão para destinar uma certa percentagem do seu rendimento à comunidade religiosa a que pertence. 8% a 9% são as taxas mais praticadas.

Trata-se de um mecanismo já previsto na Constituição da República de Weimar em 1919, que foi adotado três décadas depois pela atual lei fundamental alemã.

No caso português o que existe é a possibilidade contemplada na Lei da Liberdade Religiosa de destinar uma quota de até 0,5% do imposto sobre o rendimento a uma igreja ou comunidade religiosa radicada em território nacional.

Essa tendência na Alemanha vem juntar-se a uma iniciativa que está sendo promovida através da Internet na Irlanda, um dos países com mais casos de abusos físicos e sexuais contra menores de idade por parte de religiosos católicos.

www.countmeout.ie recebeu até o fim do mês de janeiro mais de seis mil formulários preenchidos por pessoas que pretendem abandonar a igreja, com todas as consequências que isso implica. Exclusão de cerimónias religiosas, como casamentos ou funerais, são apenas alguns exemplos.

Mediante o escândalo, o Papa Bento XVI tudo tem feito para limpar a imagem da sua igreja, desde aconselhar os padres a quebrar o silêncio e a denunciar os abusos às autoridades judiciais civis a aceitar a demissão de bispos que admitiram ter estado eles próprios na origem desses abusos.

No discurso que ontem fez na Praça de São Pedro, em Roma, Joseph Ratzinger elogiou uma associação de luta contra a pedofilia que foi criada por um padre siciliano há 14 anos. "Envio os meus votos à Associação Meter, que se dedica à luta contra a violência, a exploração e a indiferença", disse, citado pela AFP.

No mesmo dia, o polémico cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, afirmou, em entrevista ao La Vanguardia, que "não há relação direta entre o celibato e a conduta desviante apresentada por alguns padres. É precisamente a violação do celibato que gera a degradação progressiva da vida de padre".


Nota: Uma coisa é certa: o Vaticano terá que empreender grande esforço e tomar sérias medidas para recuperar a imagem arranhada da Igreja Católica. Não sabemos como, mas isso vai acontecer, uma vez que as profecias apocalípticas garantem o poderio católico até bem perto do fim da história deste mundo. Talvez um novo papa carismático e respeitado consiga isso, à semelhança do que Obama pode fazer nos Estados Unidos. Quem viver verá...[MB]

F. Criacionismo

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Parabéns!!!

É com alegria no coração que queremos parabenizar os amados irmãos da IASDAN que completaram mais uma no de vida recentemente. Fica aqui também um pedido de desculpas, por motivo de força maior, o fato de não postarmos com antecedência as felicitações aos amados.
Entre os aniversariantes do mês estão os irmãos:
03.04 • Edimar Cruz
04.04 • Elias Paixão
21.04 • Kelly Cruz
Louvado seja Deus pela benção da vida concedida a cada um. E como sempre temos dito, nossa igreja encontra-se em festa por tais datas e é uma honra tê-los em nosso meio. Saibam que esta igreja vos ama muito, sem falar no imensurável amor de Deus por cada um de vós.
Mais uma vez dizemos: Parabéns queridos! Felicidades! Inúmeros anos de vida! Permaneçam sempre fortes nos caminhos do Senhor, sabendo que nEle nossa luta não é em vão e certa é a nossa vitória.

Evangelismo IASDAN II

Passada a fase de preparo da igreja para a realização da conferencia, partimos então para o trabalho no campo. Em um dos sábados, pela parte da manhã saímos em peso, isso mesmo, toda a igreja saiu do culto direto pra entrega de folhetos, convidando os amigos a estarem conosco nas noites vindouras, nos organizamos em grupos, e cada grupo percorria ruas diferentes, foi bom demais viver aquele momento, ver a igreja trabalhando, cumprindo seu ide. Cada irmão foi para sua casa distribuindo no caminho seu convite, e ainda no domingo pela manhã o clube de desbravadores Fernando Stahl e mais alguns irmão saíram para completar este trabalho.
Tivemos a generosa contribuição de irmãos que patrocinaram a divulgação do evento através de uma bike som, a qual percorreu o bairro durante toda a 1ª semana, divulgando e convidando as pessoas para o evangelismo a noite. Fazia tempo que nossa igreja não se mobilizava desta forma na questão evangelística. Nos anos anteriores o trabalho era feito sim, mas de uma forma não tão abrangente e bonita como foi este agora. A igreja estava repleta de pessoas nos visitando na 1ª noite e nas outras também, nosso público só caía quando chuva caía também, tínhamos uma boa média de público por noite.
A programação foi bem envolvente e nosso amado Eberton, teologando da FAAMA foi usado por Deus com certeza em seus sermões(estudos). Por falar nele, temos muito a agradecer a este homem de Deus pelo seu conhecimento e sabedoria em passar as verdades bíblicas ao público, Deus seja louvado!
Vale lembrar que a igreja, ou melhor, os irmãos se envolveram bastante neste trabalho, alguns como o Rafael e Pedro, que fizeram o trabalho de visitação, outros cooperaram na recepção, limpeza, ornamentação, música e sonoplastia, orando no cantinho especial de oração ou até mesmo cooperando financeiramente quando se era solicitado. Valeu amados!

Deus seja louvado pela vitória alcançada neste evangelismo...

Evangelismo IASDAN I

Nossa congregação assim com as demais do distrito, não poderia ficar de fora desta arrancada evangelística de Abril. Os preparativos para a Semana de Calvário começaram muito antes da mesma acontecer, uma vez que os amados irmãos reuniram-se para embelezar um pouco a faixada e também a nave da igreja.
Como pode-se ver nas fotos, os queridos "iasdanenses"(membros da IASD Águas Negras), estiveram trabalhando de maneira árdua, metendo a mão mão na massa como se diz, tudo para que a igreja, prédio, ficasse com um visual bem melhor e assim mais atrativa aos amados amigos que estariam participando futuramente do evangelismo público.
Somos felizes por fazer parte desta congregação abençoada, como é bom ver irmãos de idades diferentes envolvidos no trabalho, grandes e pequenos, moços e não tão moços, fortes e nem tanto fortes, enfim, nossa irmandade se uniu pra valer, tudo em prol do evangelismo.
Aproveitamos para agradecer a nossa Associação(ABA) pela verba disponibilizada para fins de melhorias na faixada e iluminação do templo, verba esta que foi também enviada as outras 8 igrejas.
Louvado seja o Senhor pela força e coragem dadas aos trabalhadores de Sua obra. Nosso pedido é que este Deus maravilhoso a todos os abençoe com as mais ricas bençãos dos céus.

Evangelismo Distrital

Como sempre acontece nos mês de abril a cada ano, mais uma vez foram realizadas as Semanas de Calvários nas 9 congregações do distrito do Tenoné. Só que desta vez, diferentes de anos anteriores, tivemos um evangelismo distrital "daqueles". Já se fazia um bom tempo que nosso distrito não fazia desta forma, e olha que das 9 igrejas, 7 são resultados de conferências públicas, até parece que perdemos este foco.
O importante a ressaltar é que desta feita tivemos a participação de grandes homens de Deus, não que os outros não sejam, envolvidos neste grande projeto, entre eles podemos mencionar o Pr. Geison, MIPES da UNB, que esteve a frente do evangelismo na igreja do Parque Guajará, onde até obreiro houve.
Na IASD central do Tenoné, o Pr. Carlos Pinheiro, MIPES da ABA, foi quem dirigiu a obra. Já o Pr. Wesley, nosso distrital, esteve trabalhando com os irmãos do Parque dos Pinheiros.
E nas outras 6 congregações tivemos a participação de teologandos da FAAMA a frente dos evangelismo, é claro que apoiados pela direção de cada igreja local.
Como se pode observar, tivemos tudo para que nosso amado distrito fizesse toda a diferença neste evangelismo de Abril. Fica até uma pergunta no ar, será que no evangelismo de Outubro faremos também a diferença?
Os resultados deste abençoado evangelismo são verdadeiras bençãos. Já foram batizadas 137 pessoas até o momento e queremos lembrar que ainda tem batismos pra serem realizados.
Chegamos a marca de 144 batismos até agora, e ano passado só alcançamos 123, isto durante o ano todo, como ainda estamos em abril, acreditamos que este número crescerá ainda mais. Ainda falando em números, estaremos postando em matéria porvir os dados específicos de números de batismos de cada congregação, vamos ficar devendo esta.
Para finalizar, somos eternamente gratos ao nosso bom Deus por nos permitir ser usados por Ele, e além disso nos conceder a honra de ver pessoas decidindo-se ao lado dEle por meio de batismo, e que festa espiritual foram os batismos realizados em nossas congregações.
Obrigado Senhor pelas bençãos incontáveis vindas de Tuas mãos!!!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Pessoas mestiças são mais atraentes

De acordo com um estudo britânico que analisou mais de mil faces, pessoas mestiças são mais atraentes. Cada face recebia uma nota de acordo com a opinião de outros participantes do estudo – normalmente rostos de pessoas mestiças eram reconhecidos como mais atraentes. Segundo o autor do estudo Michael Lewis, da Universidade de Cardiff, estudos anteriores já tinham obtido o mesmo resultado, mas em pequena escala. Essa é a primeira “comprovação da teoria” feita com mais pessoas. Uma coletânea de faces de todas as raças foi mostrada para voluntários, incluindo rostos de mestiços. Na média, os mestiços receberam as notas mais altas. Segundo especialistas, o estudo pode ter implicações maiores do que apenas revelar o que achamos mais atraente.

A heterose foi estabelecida por Darwin em 1876. É um fenômeno biológico que mostra que a cria entre raças diferentes seria mais evoluída por ter a informação genética de cada um dos pais, que seria diferenciada. É um fenômeno considerado universal e é possível que essa seja a razão pela qual os humanos considerem mestiços mais atraentes – a genética deles seria melhor.

Nota: Como os criacionistas admitem a diversificação de baixo nível (ou microevolução), é de se supor que todos os grupos humanos (prefiro não chamá-los de “raça”, uma vez que esse conceito está ultrapassado) derivaram do mesmo casal original, Adão e Eva. O DNA desse par humano perfeito continha já a capacidade de variação que permitiu à humanidade adaptar-se e sobreviver nos ambientes diversificados do mundo pós-diluviano. Essa preferência pela beleza mestiça não revelaria a apreciação pela beleza original que conteria traços de todos os grupos humanos?[MB]
F. Criacionismo

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Exoplanetas na contramão podem derrubar teoria

Uma descoberta do Observatório de Genebra pode colocar por terra a teoria planetária dominante, segundo a qual os planetas sempre orbitam em torno de seu sol na mesma direção, em rotação similar à da própria estrela. A reviravolta surgiu com o estudo de novos planetas que estão fora do Sistema Solar, os chamados exoplanetas, afirmaram astrônomos. A nova concepção se baseia na descoberta de nove exoplanetas – já foram descobertos 452 desde que o primeiro fora anunciado, em 1995. No entanto, esses últimos são especialmente úteis, pois não foram descobertos pelo cálculo da atração gravitacional que sofrem do sol, mas porque passaram diretamente na frente do sol. Uma equipe do Observatório de Genebra concluiu que seis dos 27 exoplanetas por ela estudados orbitavam na direção oposta à de sua estrela quente. A descoberta será anunciada em um encontro da Royal Astronomical Society, em Glasgow, nesta semana.


Nota: Segundo matéria do site Inovação Tecnológica, "a teoria atual de formação dos planetas propõe que os planetas nascem de um disco de gás e poeira que circunda uma estrela jovem. Como esse disco protoplanetário gira na mesma direção da estrela, a teoria resultava em que os planetas formados a partir desse disco orbitariam, mais ou menos, no mesmo plano e se moveriam ao longo das suas órbitas na mesma direção que a rotação da estrela. Essa é cara do nosso Sistema Solar. Como somente há poucos anos os cientistas começaram a descobrir planetas orbitando outras estrelas, não é de estranhar que a teoria que tentava explicar a formação de todos os planetas resulte em sistemas planetários exatamente iguais ao nosso - o único observado até então". Assim avança a ciência e é assim que ocorrem as "revoluções científicas" (Kuhn). À medida que novos e mais precisos dados são coletados e analisados, se essas evidências contradisserem a teoria vigente, ela terá que ser revista ou mesmo descartada. Isso poderá acontecer com a teoria sobre as origem planetária. Com tantas evidências a favor do design inteligente da vida, isso também deveria acarretar numa revisão daquela teoria que tem o tempo e o acaso como molas-mestras.[MB]

F. Criacionismo

Cavalos nunca esquecem as verdadeiras amizades

Os cachorros que se cuidem! Um estudo da Universidade de Rennes, na França, mostrou que os cavalos podem ser mais leais até que nossos amigos de longa data – desde que bem tratados, é claro. A pesquisa analisou o comportamento de 20 cavalos anglo-árabes e três franceses em um estábulo em Chamberet, também na França. Os cientistas testaram o quão bem os cavalos se lembravam de um treinador do sexo feminino e das instruções que ela havia dado aos bichanos depois de oito meses longe dos animais. Eles constataram que o animal possui uma excelente memória e que, além de recordar dos “amigos” humanos mesmo depois de longos períodos distantes, também se lembra de informações complexas (como uma estratégia que aprendeu para resolver algum problema) por dez anos ou mais. O resultado mostrou que os cavalos são leais, inteligentes e têm memórias de longa duração. Mas, cuidado: essas lembranças são de boas e más experiências. Nada de tratar mal o animal, ok?

Nota: Imagino que os bovinos também tenham esse tipo de apego ao ser humano. Mas muitos humanos não estão nem aí para eles (e para os cavalos, as aves, os peixes...), pois fazem deles (muitas vezes sem necessidade) petiscos para deleitar seu paladar. E ainda chamamos os animais de irracionais...[MB]

Em busca do essencial

Sábado dia 10 de abril, enquanto participava como palestrante no quarto dia do 15º Seminário de Administração, Contabilidade, Informática e Recursos Humanos da União Sul-Brasileira (USB) da Igreja Adventista do Sétimo Dia, fiquei maravilhado com o encadeamento não combinado dos temas de estudo, a começar pelo texto da Meditação Diária daquele dia. O pastor Rubem Scheffel escreveu (no ano passado) que “nos dias finais em que vivemos, chegamos a ficar surpresos quando nos deparamos com uma boa notícia nos jornais ou na televisão. Só se ouve falar de acidentes, homicídios, sequestros, atentados terroristas, enchentes, desabrigados e toda sorte de calamidades, tanto em nosso país como no estrangeiro”. Depois, como jornalista que é, avaliou: “Para a imprensa secular, a má notícia é que é a boa. É a que faz manchete e vende. O povo de Deus, porém, não precisa se abeberar dessas cisternas rotas. Não precisa e não deve ouvir programas de rádio ou televisão em que homicídios, assaltos e outras ocorrências violentas são dramatizadas com sensacionalismo e até com ironia, procurando tornar a tragédia ‘engraçada’. Não precisa e não deve ler jornais que destilam sangue e exploram o que há de pior na sociedade.”
E concluiu: “Há mais de cem anos, quando a situação do mundo era provavelmente cem vezes melhor do que a de hoje, Ellen White [aconselhou]: ‘Quando os jornais chegam em casa, quase desejo escondê-los, para que as coisas ridículas e sensacionais [sensasionalismo] não sejam vistas. [...] Os que desejam ter a sabedoria que vem de Deus devem tornar-se néscios no pecaminoso conhecimento deste século, para serem sábios. Devem fechar os olhos, para não verem nem aprenderem o mal. Devem fechar os ouvidos, para que não ouçam o que é mau e não obtenham o conhecimento que lhes mancharia a pureza de pensamentos e de ação’ (O Lar Adventista, p. 404).”

Depois de meditar nesse texto, fui para o auditório me unir aos mais de 200 participantes do evento. Apresentei palestra sobre escolhas – escolher entre o essencial e o bom. Chamei atenção para o texto de Ellen White e testemunhei da experiência que vivo em meu lar. Desde que nossas filhas nasceram, minha esposa e eu decidimos não mais assistir a telejornais (praticamente os únicos programas de TV que ainda assistíamos). Nossas meninas terão bastante tempo para saber que este mundo não presta. Quando chego em casa, no fim da tarde, brincamos, lanchamos juntos, cada um toma seu banho e conversamos sobre o dia. A essas alturas, já passa das 20h e fazemos o culto familiar. As meninas gostam de cantar bastante. Depois oramos e lemos a Bíblia Ilustrada Para a Família (da CPB). Quando concluímos o culto, já é ora de dormir. Acredite-me: essa boa rotina faz toda a diferença na vida familiar. O dia termina em paz, sem o eco das notícias carregadas de sangue e violência que tiram a paz de qualquer um cuja mente ainda não esteja amortecida pela constante exposição a esse tipo de conteúdo. (Sinceramente, não consigo entender as pessoas que se deleitam em assistir programas que vivem de mostrar as mazelas, engarrafamentos das grandes cidades e crimes de toda espécie. O que elas ganham com isso? Que relevância têm essas informações, esse espetáculo macabro?)

Em minha palestra lá em Santa Catarina, procurei avançar um passo além. Imaginando que os líderes que me ouviam já tinham consciência de que não devemos ficar ciscando no lixo midiático, procurei deixar claro que, embora também existam coisas relevantes que são exibidas em alguns (poucos) programas de TV, elas não devem competir com o essencial. Mas o que é esse essencial? Já chego lá.

Depois da minha palestra, o presidente da USB, pastor Marlinton Lopes, e os presidentes das sedes administrativas da Região Sul nos ajudaram a recapitular a lição da Escola Sabatina. O tema: escolhas. Parecia tudo combinado mesmo (se a lição não fosse preparada anos antes de ser traduzida e publicada em cada país). Mas teve mais: o pastor Odaílson Fonseca, diretor da TV Novo Tempo, também falou sobre... escolhas.

À tarde, apresentei outra palestra sobre como devemos nos relacionar com os meios de comunicação, e levei os participantes a pensar na seguinte citação de Viktor Frankl, ex-professor de Neurologia e Psiquiatria da Universidade de Viena: “Vivemos numa sociedade de superabundância; essa superabundância não é somente de bens materiais, mas também de informações, uma explosão de informações. Cada vez mais livros e revistas se empilham sobre as nossas escrivaninhas. Vivemos numa enxurrada de estímulos sensoriais, não somente sexuais. Se o ser humano quiser subsistir ante essa enxurrada de estímulos trazida pelos meios de comunicação de massa, ele precisa saber o que é e o que não é importante, o que é e o que não é essencial, em uma palavra: o que tem sentido e o que não tem” (A Presença Ignorada de Deus, p. 70).

E o que é essencial, afinal? Paulo nos dá a dica: “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra” (Colossenses 3:2). As "coisas do alto" são o essencial e merecem o melhor de nosso tempo e dedicação. Deus, a família e os valores eternos – isso é o que realmente importa e estará conosco para sempre.

Michelson Borges

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Teólogos Adventistas

Por Prof. Gilson Medeiros

  Imagine você se um católico fosse fazer seu doutorado em Teologia na Andrews University (nosso seminário nº 1 no mundo), e fizesse uma pesquisa tentando provar que o sábado foi abolido pelos cristãos do Novo Testamento…
  Imagine ainda que esta “teoria” se transformasse em “tese”, sendo assim IRREFUTÁVEL, ou seja, nenhum dos nossos doutores Adventistas conseguisse rebater as afirmações sólidas do tal pesquisador católico… E no final, este teólogo católico recebesse seu grau de Doutor em nosso Seminário.
  Nossa crença tão peculiar e distintiva estaria “por terra”, e o mundo todo agora poderia dizer que ficou PROVADO que os Adventistas do 7º Dia estão ERRADOS em sua pretensão de que o sábado ainda é o Dia do Senhor.
  Você consegue imaginar como algo assim poderia abalar a nossa estrutura teológica e eclesiástica?! Simplesmente a IASD não teria mais razão de existir, pois até mesmo nosso nome denominacional (“do Sétimo Dia”) seria uma prova do nosso equívoco doutrinário.
  Isso é apenas uma suposição. Não ocorreu… e nunca ocorrerá!
••••••••••••••
  Agora… o que aconteceria se a situação fosse o contrário?!
  Um pesquisador ADVENTISTA fosse até a mais proeminente universidade católica (a Pontifícia Universidade Gregoriana, do Vaticano) e defendesse a tese doutoral de que o sábado NUNCA foi alterado pelos apóstolos, e que apenas muitos anos depois da morte de todos eles, já em Roma, é que a mudança ocorreu no dia de guarda — do sábado para o domingo — sem qualquer autorização bíblica.
  Isso não é uma suposição. Aconteceu de fato!
  Talvez você ainda não tenha ouvido falar dele, mas foi o Dr. SAMUELE BACCHIOCCHI, que levantou esta questão em sua tese de Doutorado em História Eclesiástica, e provou “por A + B” que o sábado foi mudado unicamente por questões não-teológicas nem escriturísticas. Se o Dr. Bacchiocchi tivesse produzido esta tese em um Seminário Adventista, o mundo poderia dizer que foi “fácil”, pois a Banca Examinadora cria do mesmo jeito que ele. Mas o fato ocorreu em terreno “adverso”, onde o Dr. Bacchiocchi era uma voz solitária… porém conduzida pelo Mestre dos mestres.
  E o papa da época teve que abonar o estudo do Dr. Bacchiocchi, comprovando que sua tese era IRREFUTÁVEL, e que os Adventistas do 7º Dia estão corretíssimos em sua interpretação teológica e histórica do Sábado bíblico.
  É uma pena que isto não produziu os efeitos que deveria ter produzido, pois os católicos (e protestantes) continuaram guardando o domingo, mesmo depois de ficar PROVADO que fazem isto sem a autoridade da Bíblia.
  Esta busca pelo estudo da verdadeira teologia foi uma das coisas que mais me causou admiração na Igreja Adventista do 7º Dia. Sempre fomos (sim… ainda somos!) considerados o povo que conhece a Bíblia a fundo. E por isso nossos Seminários Teológicos têm formado homens e mulheres com alto grau de conhecimento sobre as verdades reveladas na Palavrade Deus.
  No Brasil, também temos grandes nomes na área teológica de nossa Igreja, os quais são usados poderosamente pelo Espírito Santo de Deus para solidificar e aperfeiçoar o conhecimento teológico dos nossos irmãos e irmãs (Ef.4:11–14).
  Posso citar, a título de exemplo, alguns nomes de destaque na atualidade (como todos são Doutores, vou suprimir a abreviação deste grau na frente de seus nomes): Ozeas Moura (na Casa Publicadora Brasileira), Alberto Timm, Amin Rodor, Reinaldo Siqueira, Carlos Ramos, Natanael Moraes, Rodrigo Silva, (todos estes do UNASP); e no IAENE temos Elias Brasil, João Antônio, Joaquim, Luiz Nunes, Milton Torres… e a lista segue.
  A tese do Dr. Bacchiocchi, bem como os estudos de todos estes homens de Deus, que se dedicam ao ensino do povo do Senhor, demonstram que os Adventistas do 7º dia continuam na linha de frente entre aqueles que fazem da Bíblia sua única regra de fé e prática, sem misturar doutrinas com tradições meramente humanas.
  Louvado seja Deus, pela manifestação do Seu Espírito através da vida de nossos diletos professores de teologia!

Nota: Obrigado ao amigo Daniel S.A. por nos fornecer a matéria, contribuindo assim para o crescimento deste blog. Aproveitamos para dizer a todos que se você tem uma matéria interessante, por mais que não seja de sua autoria, nos mande e nós teremos o maior prazer de divulgar.

+ de 10000 Acessos

Obrigados amigos blogueiros e iasdannautas por nos permitirem alcançar tal marca. Vocês são D+!!! Obrigado mesmo a cada um! À você amigo e irmão da IASD, ou de outra denominação, obrigado aos amigos de outros estados, amigos DBVs ou da Sociedade J.A., enfim obrigado a todos aqueles que nos acessam diariamente ou até mesmo esporadicamente.
O nosso obrigado aos amigos que se tornaram nossos seguidores, valeu mesmo! Nossa oração é pedindo a Deus que os abençoe e que os amados continuem com a gente. Obrigado pela parceria daqueles que tem divulgado nosso blog. Um obrigado a amiga Ana Paula Cieba, que além de seguidora esta nos divulgando em seu blog, à você amiga queremos dizer que também estaremos divulgando seu blog aqui aguarde.
Valeu amigos blogueiros de todos os cantos, obrigado por seu apoio. Valeu!!!
Um caloroso abraço a todos....

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ela Merece..

Queremos destacar nossa homenagem especial a Kelly Cristina Ferreira Costa da Cruz, secretária da IASDAN que recebeu com honras e méritos o título de Secretária Excelente 2009 da ABA, pelo fiel e eficiente trabalho realizado a frente da secretaria de nossa congregação.
Ela realmente mereceu tal honra, afinal, trabalhou muito por isso e nossa secretaria esta organizada de uma forma como ha tempos não se vê. Não somos a pessoa certa pra criar esta matéria, pois trata-se daquela que Deus colocou ao meu lado até a eternidade, mas acredito não esta sendo demagogo, uma vez que todos quantos a conhecem sabem de seu trabalho, sem falar que o título foi dado pela Associação. Eu na verdade apenas contribuí e sei que ela tem todo mérito por tal conquista.

Ficamos felizes em saber que nossa secretária ficou em 1º lugar entre as 9 do distrito e 2º na ABA. A máquina digital, que foi um dos premios conquistados, veio em boa hora. O imporftante é continuar trabalhando motivados pelo amor que temos a causa do Senhor.

Parabéns minha bela secretária! Ops... rsrsrsrs, desculpem é o amor. rsrsrsrs... Parabéns querida secretária da IASD Águas Negras! Você foi 10, 10 não, 100! Nossa congregação está em festa por você. É uma honra tê-la como secretária desta igreja, palavra de Ancião, e não de marido.

Deus lhe abençoe cada vez mais e faça de você uma vencedora sempre!

Secretaria Excelente

Neste sábado passado dia 10/04, foi realizado no auditório do IAGP, o Encontro de Secretaria da Associação Baixo Amazonas da IASD. Tal evento era esperado pelas secretárias(os) das igrejas de nosso campo já há um bom tempinho, afinal, no mesmo seria conhecida(o) as melhores secretárias de igreja em 2009. O prêmio Secrataria Excelente foi lançado em 2009 pelo Pr. Alijofran Brandão, hoje na UNOB, como um incentivo ao trabalho de nossas digníssimas "guerreiras dos relatórios" E haja relatórios....
Entre as informações passadas destacamos:
  1. 20 igrejas estão com suas secretarias informatizadas em toda a ABA
  2. 02 distritos com suas secretarias 100% informatizadas, Tenoné(2009) e Nova Esperança(2010)
  3. Somos uma média 35000 adventistas no território da ABA
  4. No último quadriênio, o número de removidos foi bem maior que a quantidade de membros atuais.
  5. Este ano a ABA pretende informatizar mais 12 secretarias só no 1º semestre, fora as que serão informatizadas no 2º

Após vários seminários, almoço e reunião da comissão de finanças, enfim chegou o momento da premiação, momento mais aguardado por elas, as secretárias, a ansiedade e o nervosismo fizeram-se presentes. Pois bem, segue-se abaixo a lista das 20 secretárias "nota 100", ou "excelência" em 2009 da ABA

1 - Jacirene • Recanto Verde - Brasília

2 - Kelly Cruz • Águas Negras - Tenoné

3 - Tânia - Guamá

4 - Lorena - Marambaia

5 - Jéssica - Paraíso dos Pássaros

6 - Ana Cristina - Telégrafo

7 - Sandra Helena - Pedro Teixeira

8 - Marilene - Jardim Sevilha

9 - Flavia • Jardim Girassol - Tenoné

10 - Suely • Tenoné Sede- Tenoné


11 - Margarete - Providência

12 - IASD Central

13 - Rosiléia Trindade - Condor

14 - Monica Wanesa - Bom Jardim

15 - Luzia - Pedreira

16 - Desoneide Silva • Jardim Maguari - Tenoné

17 - Daniele Pantoja - Bengui I

18 - Maria Domingas • Jardim Gabriele - Tenoné

19 - Jacilene Pereira - Augusto Correa

20 - Kátia Simone - Stélio Maroja

Cada uma delas ganhou:

  • Assinatura da Lição da Escola Sabatina
  • Assinatura da Revista Vida e Saúde
  • 1 Bíblia Personalizada
  • 1 Medalha
  • 1 Troféu

A 1ª colocada recebeu além disso um lindo notebook

E a 2ª colocada uma belíssima máquina fotográfica digital

Parabéns secretárias vocês todas são vencedores, nota 100. Parabéns mesmo a estas "amigas dos relatórios". Vale lembrar as palavras do Pr. Williams: Isto é apenas um reconhecimento e incentivo pelo árduo trabalho, que todas trabalhem unicamente pelo amor a Deus.

Nota: Como podemos observar entre as 20 melhores secretarias de igreja da ABA, 5 são do nosso amado distrito do Tenoné. Ressaltando que isso ainda é fruto do que foi semeado no ano passado. Parabéns a todas as 9 secretárias do distrito, vocês todas são vencedoras e excelência independente de ter ou não ganhado um troféu ou estar entre as 20.

Parabéns especial as 5 secretárias contempladas, Kelly Cruz, Flavia, Suely, Desoneide e Maria Domingas. Parabéns mesmo, pelo eficiente trabalho realizado a frente das secretaria de vossas congregações.

Um caloroso abraço a todos, ou melhor, a todas....