quarta-feira, 13 de maio de 2009

Entreveista com Pr. Luís Gonçalves, Novo Evangelista da DSA

Nascido na cidade de Martinópolis-SP, casado com Elkeane Moreira Aragão, estudante de jornalismo e pai de Kelanie (15) e Kelsie (12), o pastor Luís esteve em Brasília, na manhã desta terça-feira, 12 de maio, e concedeu uma entrevista à equipe da ASN.
ASN: Fale-nos sobre as atividades que o senhor tem desempenhado na igreja.

Pr. Luís: Fui batizado em 1986, pelo pastor Alcides Campolongo, em uma série de conferências. Duas semanas depois fui contratado como obreiro bíblico pelo pastor Campolongo para atuar na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Ali trabalhei por 5 anos. Quando o pastor Campolongo se aposentou, já em equipe continuamos as atividades em evangelismo naquela região patrocinados pela Federação dos Empresários (FE) e ligados à Associação Paulista Leste. Foram mais 5 anos de trabalho muito intenso, inclusive, foi naquele período que abrimos a primeira igreja adventista na cidade de Aparecida do Norte, conhecida pela presença fortíssima da Igreja Católica. Em seguida fui chamado como evangelista da Associação Paulista Sul. Foram mais 5 anos em que aproveitei também para fazer o curso de verão e o curso de estudos em teologia. Recebi então um chamado para a Associação Paulista Central e lá perto, no UNASP – Engenheiro Coelho, fiz o curso de Teologia. No ano de 2007 fui chamado para a União Central Brasileira e, agora, estou vindo para Divisão Sul-Americana.
ASN: Conte-nos sobre as grandes campanhas evangelísticas que já realizou.
Pr. Luís: Realmente foram inúmeros eventos de pequeno, médio e grande porte. Grandes séries, com uma média de seis meses de duração, foram 72. No Brasil, as campanhas mais marcantes foram: Séries de Conferências nos três campus do UNASP; e em Aparecida do Norte, pelas dificuldades enfrentadas. Fora estas, tivemos o privilégio de realizar três séries em Nova Iorque, uma em Londres e outra em South Lancaster, onde fica um colégio nosso, que foi transmitida ao vivo pela 3 Angels ABC. Naquela oportunidade foi uma alegria batizar, em 15 dias, 57 pessoas. Naquela região a média é de 5 batismos por ano.
ASN: Quantos e quais materiais já foram produzidos para os membros?
Pr. Luís: Em 2000 gravamos a série “Apocalipse a Resposta”; em 2004 foi a vez de “O Grande Conflito” que foi um trabalho coordenado pela Divisão Sul-Americana e traduzido para o espanhol. Mais recentemente, em 2008, gravamos a série “Os Dez Mandamentos”, pela Casa Publicadora Brasileira.
ASN: Quais as suas expectativas e que tipo de trabalho pretende realizar na DSA?
Pr. Luís: Nossa expectativa é muito grande! Teremos que refazer nossa agenda e desejamos aprender bastante também. Cada ano pretendemos visitar cada um dos 8 países que compõe a Divisão treinando pastores e a igreja, fornecendo materiais de evangelismo público e imprimindo no coração de todos a paixão pelo evangelismo. Em resumo, queremos treinar, equipar e inspirar. Também desejamos, com o apoio dos respectivos líderes de setor, investir muito nos jovens, porque eles são a geração que assumirá a igreja num futuro breve, e nas mulheres, que são uma grande força em evangelismo.
ASN: Por que, a seu ver, os membros devem se envolver com evangelismo em 2009?
Pr. Luís: 2009 é o ano do evangelismo público na Divisão Sul-Americana. Dentro disto, destacamos dois grandes acontecimentos evangelísticos. O primeiro acontecerá no dia 30 de maio, quando cada membro deve levar para sua casa uma família ou pelo menos uma pessoa. Não esquecendo, mui especialmente, de, após este contato familiar, iniciar um estudo bíblico dando sequência e preparando esta família para a grande colheita no mês de outubro, quando teremos o evangelismo de colheita, com a participação do pastor Mark Finley. Por que Lares de Esperança? Porque perante Deus nós somos uma família e quando Jesus voltar Ele virá buscar um lar, uma família. No céu seremos uma grande família.
ASN: Como membro o que posso fazer em evangelismo?
Pr. Luís: Primeiro passo, orar, ter uma lista de amigos e orar por estas pessoas. Em segundo lugar visitar estes amigos; num terceiro momento fornecer materiais, DVDs, literaturas, um estudo bíblico, convidar para eventos especiais da nossa igreja como uma classe bíblica, um pequeno grupo, um musical ou um evangelismo público. Finalmente, adote esta pessoa, seja um guardião espiritual, a ideia é transformá-lo em um discípulo. Leve-o ao batismo, após esta sequência toda de atendimento, o batismo virá como uma consequência natural.
ASN: Gostaria de deixar um último recado para o leitor?
Pr. Luís: Leia agora, para sua meditação, o que está escrito em Lucas 4:16-19.
[Equipe ASN]

Nenhum comentário:

Postar um comentário